Residência multiprofissional

Residência e Especialização Multiprofissional: O que é e por que fazer?

 

Residência multiprofissional

 

Você se formou em algum curso na área da saúde, tem vontade de se qualificar ainda mais e ter uma vivência prática maior? A Residência ou a especialização Multiprofissional são ótimas opções. São formações Lato Sensu, onde o profissional vai escolher um campo para se aprimorar.

Para te ajudar hoje vamos falar tudo sobre essas formações, o que é, quem pode fazer, como funciona e muito mais! Continue a leitura do artigo.

O que são a Residência e a Especialização  Multiprofissional?

A Residência Multiprofissional é um tipo de pós-graduação Lato Sensu que foi criada em 2005, a partir da Lei nº 11.129. Ela pode ser feita por enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, entre outros profissionais da área da saúde. 

Tanto a  Residência quanto a  Especialização Multiprofissional possuem uma carga horária prática superio á teórica, sendo 80% prática em serviço e 20% atividades teóricas. Totalizando 2.880 horas anuais. Isso é uma experiência muito válida, pois muitas vezes na graduação o profissional tem um contato maior com a parte teórica. Realizando mais um tipo de formação você, com certeza, terá melhores oportunidades de trabalho.

Qual a diferença entre Residência e Especialização Multiprofissional?

Você pode encontrar nas instituições programas de Residência e Especialização Multiprofissional, mas existe uma diferença entre os dois.

O programa de Residência Multiprofissional é credenciado pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional (CNRMS), dando o título de especialista para o profissional, além de oferecer uma bolsa de R$4.106,09.

Já a Especialização não vai garantir ao profissional o título de especialista. É necessário realizar uma prova de título, junto ao Conselho Regional da sua ocupação. O valor da bolsa no programa é de R$1.200. 

Em alguns hospitais a alimentação no refeitório da instituição é gratuita para os alunos da especialização e residência.

O candidato pode concorrer nos dois programas, se for aprovado em ambos terá que escolher um só para se matricular.

Como funciona a Residência e Especialização Multiprofissional?

A Residência e a Especialização Multiprofissional têm o objetivo de oferecer uma grande vivência prática para os profissionais, fazendo com que eles se especializem da melhor forma, conseguindo acompanhar os mais diversos casos que podem ocorrer na área que escolheram. 

 

A Residência e Especialização Multiprofissional têm uma duração de 2 anos, elas vão proporcionar diversas experiências para o profissional, pois ele estará dentro do hospital acompanhando episódios reais, isso vale muito a pena para alavancar a carreira. 

Esses programas de serviço ocorrem em uma área de concentração hospitalar que segue as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), e existem hospitais que oferecem os Programas nas áreas de Terapia Intensiva.

É possível ter um emprego CLT e fazer Residência?

A Residência Multiprofissional demanda uma dedicação exclusiva, de acordo com a Lei Federal nº 11.129 de 30 de junho de 2005. Ou seja, você não poderá conciliar um trabalho CLT com o programa.

Qual a importância de fazer uma Residência ou Especialização Multiprofissional?

Como já falamos, a Residência ou Especialização Multiprofissional oferecem uma vivência prática muito grande, algo que, nem sempre, se vê durante a graduação. Além disso, é importante para quem quer se especializar em uma determinada área e não atuar como generalista.

Confira outros pontos que mostram a importância de fazer uma Residência ou Especialização:

1- Estabilidade

Apesar de ser temporária, a Residência e a  Especialização Multiprofissional garantem uma estabilidade para o profissional já que ele vai ganhar uma bolsa de estudos, o que ajuda na sua vida financeira.

2- Emprego

Após passar por um programa de Residência, o aluno terá mais chance de garantir um emprego fixo. Primeiro, por toda a experiência que irá adquirir durante o processo e, também, pelas pessoas que irá conhecer. Isso porque é possível fazer contato com diversos profissionais que estão na área há mais tempo. 

3- Experiência

A experiência é o ponto principal de um programa de Residência ou Especialização, pois o residente atua direto em situações variadas, com supervisão de preceptores renomados. Isso garante uma formação mais completa para o profissional.

Esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre a Residência e Especialização Multiprofissional. Clique aqui e veja 5 benefícios de fazer o programa!

Pular para o conteúdo