Doutorado em Medicina – Biomedicina

A Faculdade de Saúde Santa Casa BH, referência em ensino em saúde há mais de um século, oferece o curso de Doutorado (acadêmico) nas áreas de concentração em medicina e biomedicina. O programa possui nota 4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Quem estuda na Santa Casa BH tem acesso a uma infraestrutura moderna, com salas de aula amplas, climatizadas e com recursos multimídia, além de laboratórios bem equipados, que estimulam o desenvolvimento e a análise crítica dos procedimentos e técnicas que serão utilizadas na prática profissional e acadêmica.

Grupos de Pesquisa

GRUPO I – CICATRIZAÇÃO

Linha 1: Cicatrização
Estudo dos fenômenos cicatriciais sob os aspectos morfológicos, macro e microscópico, funcional (resistência, tensão, proteção etc), estética e influência de fatores extrínsecos (drogas, diferentes estados orgânicos, fenômenos físicos etc).
Prof. Dr. Luiz Ronaldo Alberti

 

GRUPO II – EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Linha 1: Educação em diabetes
Essa linha de pesquisa destina-se ao desenvolvimento de processos, técnicas e aplicação de programas de educação voltados para os cuidados da doença, com foco no controle metabólico e na identificação precoce das complicações diabéticas.
Profa. Dra. Janice Sepúlveda Reis
Profa. Aleida Nazareth Soares

Linha 2: Educação e Inovação na Saúde
Esta linha visa contribuir para o desenvolvimento de educadores para a área da saúde, sensíveis às necessidades locais, regionais e nacionais. Objetiva-se apresentar soluções processuais e tecnológicas para o aprimoramento das práticas institucionais por meio da geração de produtos técnicos e científicos, tecnologias e recursos didáticos inovadores em educação na área da saúde.
Prof. Dr. Alexandre Sampaio Moura
Profa. Dra. Janice Sepúlveda Reis
Profa. Aleida Nazareth Soares

Linha 3: Pé diabético
Essa linha de pesquisa visa estimar os fatores de risco e mecanismos associados às lesões tissulares observadas no pé diabético. O presente enfoque visa orientar a população diabetica em geral através de oficinas, folders, (bots). Apresenta relevância social com foco na prevenção.
Profa. Dra. Janice Sepúlveda Reis
Profa. Aleida Nazareth Soares

 

GRUPO III – DOENÇAS NEUROLÓGICAS: FARMACOGENÉTICA, GENÉTICA E NEUROCIÊNCIA

Linha 1: Polimorfismo genético das doenças neurológicas
Determinação de variações genéticas populacionais em patologias do sistema nervoso central e como elas se associam à resposta terapêutica e gravidade da doença.
Profa. Dra. Cristina Moraes Junta

Linha 2: Biomarcadores em doenças cerebrovasculares
O uso de biomarcadores na clínica visa avaliar o diagnóstico e a evolução do tratamento médico do AVC e TCE.
Prof. Dr. Marcos Antônio Dellaretti Filho
Prof. Dr. Paulo Pereira Christo
Prof. Dr. Antônio Lúcio Teixeira Júnior

Linha 3: Fisiopatologia e Terapêutica em doenças inflamatórias do SNC (esclerose múltipla, neuromielite óptica e outras)
Investigação das enfermidades do sistema nervoso central e periférico. Utilização dos recursos clínicos, laboratoriais, anatomopatológicos e de imagem para o conhecimento dos mecanismos fisiopatológicos e da terapêutica de doenças neurodegenerativas e inflamatórias.
Prof. Dr. Marcos Antônio Dellaretti Filho
Prof. Dr. Paulo Pereira Christo
Prof. Dr. Antônio Lúcio Teixeira Júnior

Linha 4: Neuropsiquiatria
Estudo de alterações cognitivas e comportamentais em transtornos psiquiátricos (ansiedade, depressão, esquizofrenia) e neurológicos.
Prof. Dr. Antônio Lúcio Teixeira Júnior

 

GRUPO IV – EPIDEMIOLOGIA
Linha 1 : Epidemiologia de doenças infecciosas e parasitárias; Epidemiologia Clínica
Estudo da distribuição das doenças (quem adoece, onde a doença ocorre e quando a doença ocorre) e de seus determinantes (fatores de risco) na população humana. O objetivo é identificar fatores de risco associados à infecção e ao adoecimento, visando prevenir infecção e doença.
Prof. Dr. Francisco das Chagas Lima e Silva
Profa. Dra. Aleida Nazareth Soares
Profa. Dra. Thais Almeida Marques Da Silva
Prof. Dr. Alexandre Sampaio Moura

 

GRUPO V – IMUNOLOGIA E DOENÇAS METABÓLICAS E NEURODEGENERATIVAS: IMUNOMETABOLISMO (SINALIZAÇÃO)
Linha 1: Inflamação e estresse oxidativo mediado por células do sistema imune em patologias metabólicas, neurodegenerativas, infecciosas e autoimune
Estuda o imunometabolismo em vias de sinalização que levam a produção de espécies reativas de oxigênio (ROS) ou de nitrogênio (RNS), produção de citocinas e balanço redutor. Neste contexto são estudadas células do sistema imune em patologias como esclerose lateral amiotrófica (ELA8); Esclerose múltipla, sepse, diabetes e doenças autoimune
Prof. Dr. José Augusto Nogueira Machado
Profa. Dra. Caroline Maria de Oliveira Volpe
Profa. Dra. Fabiana Rocha da Silva
Prof. Dr. Pedro Weslley do Rosário Souza

GRUPO VI – MICOLOGIA E BIOINFORMÁTICA
Linha 1 : Micologia: bases moleculares da taxonomia de fungos patogênicos.
Caracterização morfofisiológica e molecular de fungos patógenos humanos – Bioinformática.
Profa. Dra. Rachel Basques Caligiorne
Profa. Dra. Cristina Moraes Junta
Profa. Dra. Fabiana Rocha da Silva

 

GRUPO VII – TOXINOLOGIA E NOVOS MEDICAMENTOS
Linha 1: Farmacologia de venenos e toxinas: sinalização celular
Estudo do papel das toxinas de veneno de aranha na inibição da liberação de neurotransmissores do SNC. Estudo do efeito da toxina peptídica purificado do veneno na terapêutica da dor e nas arritmias cardíaca.
Prof. Dr. Marcus Vinicius Gomez

Linha 2: Aplicação clínica, uso estratégico em associação e mecanismos neurofisiológicos de novas moléculas promissoras para o tratamento da dor
Investigar o mecanismo de ação e o potencial analgésico de toxinas animais ou de peptídeos sintéticos modelados por bioinformática. Enfoque é dado aos mecanismos medulares, em neurônios do sistema nervoso periférico, na sinalização de cálcio intracelular, na liberação de neurotransmissores e na função de canais iônicos da via da dor. Determinar a segurança toxicológica dessas novas moléculas (estudos de efeitos adversos). Determinar o grau de interação analgésica dessas novas moléculas associadas com analgésicos clássicos (investigação de sinergismo).
Prof. Dr. Célio José de Castro Junior
Prof. Dr. Marcus Vinicius Gomez

Linha 3: Farmacologia Molecular de Produtos Naturais e Derivados Sintéticos com propriedades terapêuticas e/ou biotecnológicas
Relação estrutura-atividade, mecanismo de ação e aplicações biotecnológicas e terapêuticas de proteínas e peptídeos naturais e sintéticos derivados de venenos e secreções animais. Os estudos envolvem a seleção de peptídeos naturais, ou parte deles (indicados por programas de bioinformática, envolvendo também consultas a bancos de dados), a síntese química e a caracterização bioquímica destas moléculas, bem como a determinação de atividades biológicas de interesse que compreendem (mas não exclusivas) atividades em canais iônicos, antimicrobiana/antitumoral, antinociceptiva, inseticida (voltada para combater vetores de doenças, como o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, etc), ativadora da função erétil, dentre outras.
Profa. Dra. Maria Elena de Lima Perez Garcia

Linha 4: Analgesia multimodal: Estratégias poupadoras de opióides
Investigar como diferentes opções de medicamentos empregados em analgesia multimodal podem levar a uma boa eficácia analgésica em situações em que é desejável a redução do consumo de opióides para tratar a dor por exemplo no ambiente perioperatório.
Prof. Dr. Célio José de Castro Junior

 

GRUPO VIII – TUMORES: MECANISMO 

Linha 1: Câncer diferenciado da Tireoide
Pesquisar aspectos clínicos do tratamento e seguimento dos pacientes portadores de câncer diferenciado de tireoide.
Prof. Dr. Pedro Weslley do Rosário Souza

Linha 2: Genética de câncer de cólon e reto
Pesquisar aspectos clínicos de pacientes portadores de câncer; investigar novos tratamentos conservadores quimio e radioterápicos e condutas alternativas; avaliar o perioperatório de pacientes submetidos a operações para tratamento do câncer.
Prof. Dr. Geraldo Magela Gomes da Cruz

Linha 3: Biologia Molecular do Câncer
Analisar as alterações gênicas e moleculares que ocorrem em tumores sólidos de origem espontânea, familiar e/ou associados à oncovírus (papilomavírus humano).
Profa. Dra. Renata Toscano Simões
Profa. Dra. Cristina Moraes Junta
Prof. Dr. Marcos Antônio Dellaretti Filho

Linha 4: Aspectos Celulares e Moleculares das Interações entre Células Neoplásicas e Microambiente Tumoral
Avaliar os aspectos genéticos, epigenéticos e imunogenéticos para a identificação de possíveis marcadores de diagnóstico e prognóstico, bem como para o delineamento de novas estratégias terapêuticas.
Profa. Dra. Cristina Moraes Junta

Linha 5: Genes e Moléculas não Clássicas do HLA em Neoplasias Malignas
Avaliar os polimorfismos dos genes HLA não clássicos e sua influência na expressão das moléculas, bem como possíveis associações destes polimorfismos e expressão de moléculas com as neoplasias malignas.
Profa. Dra. Renata Toscano Simões

 

GRUPO IX – OBESIDADE: NUTRIÇÃO, IMUNOLOGIA E INFLAMAÇÃO
Linha 1: Biomarcadores na Obesidade: participação da imunidade inata
Estudo da relação entre citocinas, quimiocinas e inflamação e ação de células do sistema imune na obesidade.
Prof. Dr. José Augusto Nogueira Machado
Profa. Dra. Caroline Maria de Oliveira Volpe

 

GRUPO X – CLÍNICA MÉDICA
Linha 1 : Marcadores biológicos, mecanismos e imagens
Compreende achados de marcadores biológicos em doenças cardiovasculares, pulmonares, oncológico (câncer de mama e próstata).
Prof. Dr. Francisco das Chagas Lima e Silva;
Profa. Dra. Aleida Nazareth Soares
Profa. Dra. Thais Almeida Marques Da Silva
Profa. Dra. Fabiana Rocha da Silva

 

GRUPO XI – DOENÇAS INFECCIOSAS
Linha 1: Cognição e HIV
Estudo da associação entre a infecção pelo HIV e alterações neurocognitivas (incluindo HAND) e psiquiátricas (depressão, ansiedade, apatia)
Prof. Dr. Alexandre Moura
Profa. Dra. Aleida Nazareth Soares
Prof. Dr. Antonio Lucio Teixeira Jr.

Corpo Docente Disciplinas obrigatórias

Bases Moleculares das Reações Imunológicas
Professor: José Augusto Nogueira Machado
Créditos: 1

Bioestatística e Epidemiologia
Professor: Carlos Maurício de Figueiredo Antunes
Créditos: 1

Bioética
Professor: Francisco das Chagas Lima e Silva
Créditos: 1

Biologia molecular
Professor: Renata Toscano Simões
Créditos: 1

Métodos de Laboratório
Professor: Marcus Vinícius Gomez
Créditos: 1

Seminário I
Professor: Geraldo Magela Gomes da Cruz
Créditos: 1

Seminário II
Professor: Geraldo Magela Gomes da Cruz
Créditos: 1

Disciplinas optativas

Aspectos Fisiopatológicos da Cicatrização
Professor: Luiz Ronaldo Alberti
Créditos: 1

Avaliação Crítica da Pesquisa Científica em Doenças Neuroimunológicas
Professor: Paulo Pereira Christo / Karla Simone da Silva Fernandes
Créditos: 1

Biofísica da Dor
Professor: Célio José C. Júnior
Créditos: 1

Bioinformática I
Professor: Rachel Basques Caligiorne
Créditos: 1

Biologia Computacional – Gene Design
Professor: Anton Semenchenko
Créditos: 1

Biologia Computacional: Computação Cognitiva – Unidade I
Professor: Anton Semenchenko
Créditos: 1

Controle do Metabolismo
Professor: Marcus Vinícius Gomez
Créditos: 2

Farmacogenética – Prática
Professor: Karla Simone da Silva Fernandes
Créditos: 2

Farmacogenética I
Professor: Karla Simone da Silva Fernandes
Créditos: 2

Gerenciamento de Referências
Professor: Helem de Sena Ribeiro
Créditos: 1

Imunoensaios  e Interferentes na Tireoglobina em Câncer
Professor: Pedro Weslley Souza do Rosário
Créditos: 1

Imunologia e Obesidade
Professor: Caroline Maria de Oliveira Volpe
Créditos: 1

Imunologia Translacional
Professor: José Augusto Nogueira Machado
Créditos: 1

Introdução a Pacotes Estatísticos
Professor: Thais Almeida Marques da Silva
Créditos: 1

Journal Club I
Professor: Karla Simone da Silva Fernandes
Créditos: 1

Journal Club II
Professor: Karla Simone da Silva Fernandes
Créditos: 1

Marcadores Moleculares em Oncologia
Professor: Cristina Moraes Junta
Créditos: 1

Métodos de Pesquisa em Doenças Infecciosas
Professor: Alexandre Sampaio Moura
Créditos: 1

Micologia I:  Bases Clínicas e Moleculares
Professor: Rachel Basques Caligiorne
Créditos: 1

Neurociências Experimental e Clínica
Professor: Antônio Lúcio Teixeira Júnior
Créditos: 1

Neurofisiologia da Dor:  Aspectos Celulares, Moleculares e Possibilidades
Professor: Célio José de Castro Júnior
Créditos: 1

Pesquisa Bibliográfica
Professor: Tatiane Gea Horta Murta
Créditos: 1

Noções Básicas em Farmacogenética
Professor: Karla Simone da Silva Fernandes
Créditos: 1

Técnicas de Processamento e Análise de Dados no Software SPSS
Professor: Francisco das Chagas Lima e Silva
Créditos: 1

Toxinas e Peptídeos Derivados de Venenos Animais com Potencial Terapêutico
Professora: Maria Helena de Lima Perez Garcia
Créditos: 1
Processo Seletivo

Requisitos: Curso completo de graduação e mestrado na área de saúde, biológicas e afins.

Etapas:

  • Análise de documentação;
  • Entrevista;
  • Entrega de projeto de pesquisa proposto para o doutorado;
  • Apresentação do projeto de pesquisa proposto para o doutorado.
Disciplinas isoladas

Se você tem interesse em ingressar brevemente em curso de Pós-graduação stricto sensu, saiba que esta pode ser a oportunidade de conhecer melhor a área escolhida ou amadurecer os propósitos em seguir carreira acadêmica e científica.

Clique aqui para informações e inscrições

Manuais Projetos e Materiais Educacionais

Diabetes nas escolas

Pioneira na formação de profissionais para educação em diabetes, a Santa Casa BH deu outro passo importante para ampliar o alcance deste serviço. Em julho de 2016, foram oficialmente iniciadas as atividades do ‘Centro de Referência Diabetes nas Escolas’ (CRDE) – que integra o Centro de Diabetes da instituição.

Portal de periódicos - capes

O Portal de Periódicos da CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos selecionados de milhares de revistas internacionais, nacionais e estrangeiras. Clique no link abaixo para acessar:

Detalhes

Público-alvo

Profissionais com formação na área de saúde, biologia e afins.

Carga Horária

450 horas/aula (30 créditos)

Duração

48 meses

Data e horário

Modo de ingresso: Fluxo contínuo.
Horários: Quintas e sextas-feiras de 08h às 20h (a depender do horário das disciplinas agendadas) ou aos sábados de 08h às 12h.

Edital

Investimento

Taxa de inscrição: R$350,00.
Valor das mensalidades: 48x de R$ 3.162,80 (valor da mensalidade vigente para 2024).

Condição especial para ex-aluno do mestrado Santa Casa BH

Antecipe sua defesa e ganhe desconto nas mensalidades. A partir do 24º mês, você pagará apenas o valor dos meses realizados.
Ex.: você defendeu o doutorado no 30º mês, pagará apenas 30 parcelas ao invés de 48 parcelas.

Coordenação

Pular para o conteúdo