residencia-medica

Tudo que você precisa saber sobre residência e especialização médica!

Publicado em 25/02/2022. Atualizado em 04/03/2022 4:06:53

 

 

 

residencia-medica

Por isso, a residência médica acaba sendo uma opção para a maioria dos médicos que querem se aprofundar ainda mais em alguma área. 

Para te ajudar a entender se realmente vale a pena virar um residente, preparamos um texto explicando tudo sobre essa modalidade de pós-graduação, o que é, como funciona, porque fazer e muito mais. Não deixe de ler!

O que é a residência médica?

A residência médica é uma categoria de pós-graduação para os médicos. É ela quem vai  dar o título de especialista ao profissional. 

Para que um programa de residência seja válido, ele precisa ser credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CRNM).

Como funciona a residência e especialização médica?

A residência é um momento onde o médico terá muita vivência prática na área em que escolher se especializar. A  rotina é intensa exatamente para que o residente consiga aprender ao máximo, presenciando diversas situações, ampliando o seu conhecimento e se aprofundando nos assuntos.

Normalmente um programa de residência é dividido em 80% da carga horária sendo destinada para atividades práticas e 20% para atividades teóricas.

Como é a rotina de um residente?

Um médico residente terá diversas funções para conseguir colocar em prática o seu aprendizado e, assim, se aprimorar cada vez mais. Algumas das atribuições são:

  • Realizar atendimentos em ambulatórios
  • Acompanhar pacientes que estejam internados
  • Participar de plantões
  • Ajudar em casos de urgência

As atividades são acompanhadas por médicos preceptores especialistas e realizadas na área escolhida pelo residente.

Quais são os requisitos para entrar em um programa de residência?

Os programas de residência médica tendem a ter duas fases avaliativas para selecionar os médicos. A primeira fase consiste em uma prova teórica, que irá cobrar conhecimentos gerais e específicos da especialidade escolhida.

Na segunda fase, é feita uma análise curricular, por uma banca examinadora, que vai entender as experiência vividas pelo médico na sua vida acadêmica, certificando se ele tem a possibilidade ou não de participar do programa.

Lembrando que também há necessidade de registro no Conselho Federal de Medicina, pois sem ele não é possível exercer a Medicina.

É necessário pagar para fazer residência médica?

Não é necessário pagar, pelo contrário, os programas de residência médica oferecem uma bolsa no valor bruto de R$ 4.106,09, por 60 horas semanais. 

Além disso, o residente é obrigado a pagar a contribuição da Previdência Social, através do INSS, já que estão filiados ao Regime Geral de Previdência Social, sendo um contribuinte individual.

Por não ter vínculo empregatício com o hospital, o médico residente não recebe benefícios, como auxílio transporte ou alimentação.

Residência X Especialização: qual a diferença?

Um médico formado tem a possibilidade de fazer uma residência ou especialização, podendo concorrer nos dois processos ao mesmo tempo, fazendo sua escolha só quando os resultados saírem. Mas, existem algumas diferenças entre essas pós-graduações. Veja:

1- Título de especialista

A especialização não irá dar, de forma imediata, o título de especialista ao médico. Assim que concluir o programa, esse precisará realizar uma prova da área em que se estudou para obter o título. A prova precisa ser reconhecida pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Já a residência confere o título de especialista ao médico, de forma imediata, após a finalização do programa.

Ele só terá que fazer o Registro de Qualificação de Especialidade (RQE) para confirmar a sua formação. O RQE é obrigatório para os médicos que passaram por uma residência, exercerem a profissão na especialidade estudada.

2- Remuneração 

Nos programas de residência médica, o profissional da Saúde recebe uma bolsa-auxílio para estudar. Já na especialização, o médico não irá receber nenhuma remuneração. Normalmente, ele precisa pagar por essa pós-graduação.

3- Carga horária

A carga horária é mais um ponto de diferença entre uma residência e uma especialização. A primeira tem uma carga horária máxima de 2.880 horas, já a segunda tem uma carga mínima de 360 horas, não tendo uma determinação sobre o tempo máximo.

Quanto tempo dura uma residência médica?

O tempo de duração do programa de residência vai depender da especialidade escolhida pelo residente. Mas, em média, ela pode durar entre 2 a 5 anos. 

Áreas como Neurocirurgia e Cirurgia Cardiovascular chegam aos 5 anos de duração. Já áreas como Cirurgia Geral, Oftalmologia, Dermatologia, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Neurologia, são 3 anos.

Por que fazer residência médica?

A residência não é obrigatória para atuar como médico depois de formado, mas sem ela não será possível trabalhar com uma área específica, o médico terá que trabalhar como um generalista e não como um especialista.

Além disso, na residência é onde o médico recém formado tem a possibilidade de viver uma rotina real de trabalho, vendo casos importantes, atuando com preceptores renomados e tendo a chance de desenvolver diversas habilidades.

A residência médica é uma pós-graduação muito importante para os médicos, não deixe de pensar nessa possibilidade quando formar.

Esperamos que o texto tenha te ajudado. Para ter acesso a outros conteúdos como esse é só continuar acompanhando o nosso blog.

Pular para o conteúdo