5 principais vantagens da Residência Multiprofissional para a sua carreira

Residência Multiprofissional vale a pena? Conheça 5 benefícios

Publicado em 05/10/2021. Atualizado em 03/03/2022 9:30:01

5 principais vantagens da Residência Multiprofissional para a sua carreira

Tem estudante da área da Saúde que passa a graduação inteira pensando na residência. Há quem diga que é mais difícil que o vestibular ou mais importante que a faculdade em si. Até quem não é da área já pode ter ouvido falar nessa etapa após a graduação, geralmente associada apenas à Medicina.

Apesar de ainda ser pouco conhecida, a Residência Multiprofissional em Saúde existe desde 2005, por meio da Lei n° 11.129, que tem como objetivo beneficiar a inserção qualificada de profissionais da Saúde, não médicos, no mercado de trabalho, particularmente em áreas relacionadas ao Sistema Único de Saúde.

Nesse sentido, essa modalidade de curso pode ser feita por muitos outros profissionais, entre eles farmacêuticos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas, por exemplo.

O mercado de trabalho na área da Saúde está cada vez mais exigente, por isso as pessoas que atuam nessas áreas buscam, na Residência Multiprofissional, uma maneira de se destacar, se especializando em determinada área.

Dito isso, trouxemos, neste artigo, 5 boas vantagens de se fazer uma Residência Multiprofissional em Saúde. Confira!

1 . Desenvolver novas habilidades

Além de uma visão mais abrangente e integrada da sua área de interesse, na Residência Multiprofissional você terá acesso a uma prática intensa, por meio  do aperfeiçoamento de habilidades técnicas. Sem contar que você vai desenvolver, também, competências interpessoais altamente almejadas no mercado de trabalho, indo além da prática.

Outra vantagem é o networking que você desenvolve ao conviver, por dois anos seguidos, em regime de dedicação exclusiva. Dessa maneira, além de ser uma forma de intenso aprendizado, é também um complemento acadêmico no currículo que pode ser essencial para conquistar qualquer vaga de emprego que você concorra.

2 . Garante estabilidade

O Programa de Residência Multiprofissional oferece uma bolsa, cujo valor é fixado por lei e, atualmente, corresponde a R$ 3.330,42. A título de comparação, esse valor é bem superior a muitos cargos no mercado de trabalho.

Ter uma renda garantida pode te ajudar a montar um bom planejamento financeiro e, ainda, garantir uma certa estabilidade.

Ah! É importante observar que, considerando a lei federal nº 11.129 , de 30 de junho de 2005, é exigida a dedicação exclusiva no cumprimento de programas de residência na  área profissional da Saúde – Uni ou Multiprofissionais.

3 . Mais chance de empregabilidade

Durante a Residência, todo o seu trabalho será tutorado por profissionais experientes que já estão atuando efetivamente na sua área.

Isso permitirá que você troque experiências constantemente com pessoas qualificadas que podem te ensinar muito e abrir portas para o seu futuro.

Residentes que se destacam  têm uma boa chance de encontrar emprego depois de se formarem na instituição de sua escolha.

4 . Acompanhamento de um profissional experiente

Você será supervisionado por um professor tutor ou por um preceptor com experiência prática na sua área de estágio. Ele estará te dando todo o feedback, contribuindo para o seu processo de evolução.

Isso te permitirá uma troca constante de experiências com profissionais qualificados que podem te ensinar muito e te abrir portas futuras.

5 . Fazer a residência no SUS pode ser um grande divisor de águas

Ser um residente no SUS pode garantir ao profissional uma experiência muito mais completa, deixando-o seguro e com uma visão mais abrangente sobre a profissão e área de atuação.

Se você fizer sua Residência Multiprofissional na Santa Casa BH, estará inserido no maior Hospital de Ensino de Minas Gerais, 100% SUS. Aproveitar essa oportunidade pode ser um grande divisor de águas.

Além da Santa Casa BH, o profissional também tem a possibilidade de fazer a residência no Centro de Especialidades Médicas (CEM), também 100% SUS, ou no Hospital São Lucas.

Vantagem extra –  A Santa Casa BH oferece o programa em dois eixos: Neonatologia e Pediatria e Terapia Intensiva adulto

Desenvolvida com uma  Metodologia Ativa de Ensino Aprendizagem, que é o ensino na prática,  a Residência Multiprofissional da Santa Casa BH combina a experiência, as habilidades e o conhecimento científico prévio do estudante, que terá em sua formação o diploma de pós-graduação lato sensu.

As inscrições estão abertas! clique aqui para saber mais. Se preferir, fale com a gente, pelo whatsapp: (31) 99988-4753 ou (31) 98420-5587.