31 3238-8980 | 3238-8687 | faculdade@santacasabh.org.br

Santa Casa BH Ensino e Pesquisa

A Santa Casa BH Ensino e Pesquisa é uma instituição que oferece ao público diversas opções de aprendizado e crescimento profissional na área da Saúde. São dezenas de cursos de Capacitação, Qualificação, Técnico, Pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, Residência e Especialização Médica e Multiprofissional.

Criada em 2001, a Santa Casa BH Ensino e Pesquisa se destaca por proporcionar ao aluno uma formação profissional completa. Para isso, conta com uma didática inovadora, baseada no processo de avaliação e reflexão sobre a prática em consonância com a teoria.

Além disso, o aluno tem, em seu processo de formação, a vivência prática no maior complexo hospitalar de Minas Gerais, o que o torna um profissional diferenciado para o mercado de trabalho.

Missão

Gerar e difundir educação e pesquisa para promover a excelência do cuidado às pessoas

Visão

Como ‘Universidade da Saúde’, estar entre as melhores instituições de ensino e pesquisa do país.

Valores

Amor pelo que fazemos, Compromisso com as pessoas, Segurança no atendimento, Melhoria contínua, Transparência nas ações, Comportamento ético, Equilíbrio econômico-financeiro e Responsabilidade socioambiental

Faculdade Santa Casa BH

O ensino de práticas de saúde sempre teve lugar de destaque no trabalho realizado pela Santa Casa BH. Contando com toda essa experiência adquirida, a Faculdade Santa Casa BH chega para oferecer cursos tecnólogos e de graduação nas áreas de Gestão e Saúde com a mesma qualidade da instituição que há 120 anos cuida dos mineiros.

A metodologia didático-pedagógica prioriza uma formação técnico-científica de excelência, ressaltando a importância da inovação, da interdisciplinaridade, do uso de novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) e de metodologias ativas, articulada à formação de cidadãos éticos, com uma visão abrangente e pluralista.

O principal diferencial da Faculdade Santa Casa BH é a possibilidade do aluno enriquecer o aprendizado tendo uma intensa e completa vivência prática. Algo que só o maior complexo hospitalar de Minas pode proporcionar.

A Faculdade Santa Casa BH foi avaliada com nota 4* pelo Ministério da Educação (MEC). Desta forma, a nova unidade passa a oferecer ensino superior com a mesma qualidade e excelência dos cursos de lato sensu e stricto sensu.

*Avaliação feita em 2018. Nota máxima 5.

Santa Casa BH

Com 120 anos de prestação de serviços, a Santa Casa BH foi a primeira instituição médica instalada em Belo Horizonte. Atualmente, ela se destaca no atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) vindos de todas as partes de Minas Gerais e está entre as melhores do País, ocupando o 4º lugar em volume de internações de pacientes do SUS.

O hospital conta com uma infraestrutura de 13 andares, distribuídos em quatro grandes alas cada, com 971 leitos operacionais contratualizados e registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), tendo disponibilidade de expandir para cerca de 1.100, 19 salas cirúrgicas para procedimentos de média e alta complexidade e 170 leitos de UTI.

Com toda a estrutura e tradição, o hospital se transformou em um rico ambiente para que os alunos dos cursos da Santa Casa BH Ensino e Pesquisa coloquem em prática o que aprendem em sala de aula. E, assim, passam por uma fase de aprimoramento do conhecimento, resultando em um profissional ainda mais capacitado e com diferenciais que o mercado de trabalho busca.

História da Santa Casa BH com o ensino

Desde a primeira metade do século passado, a Santa Casa BH tem uma forte ligação com o ensino na área da saúde em Minas Gerais. No ano de 1942, na instituição, foi fundada a Escola de Enfermagem Hugo Werneck , por sugestão do dr. Antônio Mello Alvarenga, na gestão do então provedor José Maria Alkimim.

Inicialmente, era oferecido o curso de auxiliar de enfermagem, que em 1945, foi transformado em uma capacitação de nível superior. Três anos depois, o funcionamento da Escola autorizado pelo Ministério da Educação. Até que em 1968, foi transferida para a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Já o programa de Residência Médica da instituição teve início em 1966. Começou com 10 médicos, distribuídos pela: Pediatria, Cirurgia, Obstetrícia, Ginecologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Neurocirurgia, Clínica Médica e Patologia.

A partir de 1971 a instituição ofereceu o curso de “Atendente de Enfermagem”. Tratava-se de uma capacitação “livre”, para formação de “mão de obra”. Após 15 anos formando profissionais de saúde, ela foi extinta em 1986.

Em 1992, após a construção de um projeto pedagógico, a Secretaria Estadual de Educação autorizou o funcionamento do curso de Auxiliar de Enfermagem. Nascia, com apenas uma turma, a Escola Técnica Santa Casa BH. Atualmente, a Escola possui 700 alunos em 17 turmas, nos cursos técnicos em Enfermagem, Estética e Segurança do Trabalho.

Em 1996, teve início o projeto de criação da pós-graduação Stricto Sensu. Três anos depois, os cursos de Mestrado e Doutorado em Medicina e Biomedicina foram recomendados pela Capes/MEC.

Hoje, com a tradição da marca Santa Casa BH, a unidade proporciona aos alunos e acadêmicos formação de destaque no mercado. Confirmando a excelência e qualidade dos seus serviços, a Santa Casa BH Ensino e Pesquisa foi recertificada com a Norma ISO 9001:2015 em 2018.