onde fazer mestrado

Onde fazer mestrado e doutorado: 7 dicas para escolher uma boa instituição!

onde fazer mestrado

A decisão de cursar  mestrado ou doutorado é uma etapa importante da vida acadêmica, é a partir dele que o aluno recebe o título de mestre ou doutor. Além disso, a pós-graduação stricto sensu pode ajudar no aumento de salário e a conseguir melhores oportunidades de trabalho.

Por isso, escolher a instituição onde fazer o mestrado é uma decisão séria que deve ser tomada  com muito cuidado. Hoje, vamos te ajudar a entender o que é necessário avaliar antes de definir onde estudar.

Onde fazer mestrado: 7 dicas para levar em consideração na hora da escolha

Existem alguns pontos que você pode levar em consideração no momento de escolher onde fazer mestrado e doutorado. Vamos te ajudar com 7 dicas. Continue a leitura!

1- Referências da instituição

O primeiro ponto importante é buscar referências das instituições que você está cotando. Saiba sobre a sua qualidade, veja o que outros alunos falam sobre como foi a experiência que tiveram. Procure entender o propósito e a visão da organização. Isso tudo pode te ajudar a fazer uma escolha mais certeira.

2- Pesquisas que já  foram realizadas

Entender sobre as linhas de estudo que acontecem na faculdade é uma questão importante. Veja quais pesquisas já foram e estão sendo realizadas, assim você vai saber se estão alinhadas ao seu interesse  e se você terá o suporte necessário dentro daquela faculdade.

3- Nota na Capes

A nota que a instituição possui na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é bem relevante. Isso porque ela vai indicar a qualidade do programa de mestrado e/ou doutorado que a instituição possui. 

4- Os docentes

Docentes qualificados e com  um bom currículo fazem toda a diferença na sua formação. Tente buscar informações sobre os professores, descubra se eles têm alinhamento com a sua linha de pesquisa e se possuem uma boa experiência e jornada acadêmica.

5- Estrutura da instituição

A estrutura da instituição é essencial para uma boa formação. Laboratórios, salas de aula, localização e lugares para colocar em prática o que está sendo pesquisado são pontos muito importantes de serem analisados. 

6- Cursos de outras modalidades

Pesquise sobre os cursos de outras modalidades que a instituição possui, como, por exemplo, técnico, graduação, pós-graduação lato sensu. Assim, é possível saber mais sobre a faculdade como um todo,  entender se ela oferece outras formações na área que você procura e conhecer  a opinião dos alunos.

7- Disciplina isolada

Procurar por instituições que ofereçam disciplinas isoladas pode te ajudar na decisão de onde fazer mestrado. Essa é uma forma de conseguir começar a pós-graduação sem desembolsar uma quantia grande, além de eliminar matéria e já conhecer a faculdade, os métodos e os docentes.

 

Esperamos que essas dicas te ajudem a escolher uma instituição onde fazer mestrado. Que tal saber um pouco mais sobre o Mestrado da Faculdade Santa Casa BH? Acesse o artigo que preparamos para você: 5 fatos que você precisa saber sobre o Mestrado da Faculdade Santa Casa BH

Skip to content