Farmácia Clínica

Pós-graduação em Farmácia Clínica, vale a pena?

Publicado em 25/03/2022. Atualizado em 25/03/2022 4:07:19

Farmácia Clínica

 

Fazer uma pós-graduação em Farmácia Clínica e Ambulatorial pode ser um diferencial para profissionais que atuam na área e desejam alavancar a carreira. É uma forma de aprofundar conhecimentos técnicos e teóricos.

 

A formação em  Farmácia Clínica e Ambulatorial permite que o profissional tenha grande conhecimento de assistência farmacêutica, farmacologia aplicada,  interpretação de exames laboratoriais, semiologia, terapia antimicrobiana, segurança do paciente e uso racional de medicamentos, seguimento farmacêutico.

 

Quer investir na área, mas ainda tem dúvidas se a especialização vale a pena? Neste artigo você encontra tudo o que precisa saber sobre a carreira do farmacêutico clínico, salário, campos de atuação e muito mais. Confira!  

 

O que é Farmácia Clínica?

 

A Farmácia Clínica é a área voltada para a prática e promoção do uso racional de medicamentos. Nesse sentido, o farmacêutico clínico garante que os pacientes tenham acesso aos medicamentos que necessitam para prevenir ou tratar doenças, sem que haja uso desnecessário, prevenindo assim a ocorrência  de eventos adversos e otimizando a terapia.

 

Nesse contexto, o profissional pratica o cuidado farmacêutico de forma a garantir que o paciente usufrua de um tratamento seguro e eficiente. 

 

Qual a diferença entre Farmácia Clínica e Farmácia Geral?

 

Na Farmácia Geral, o farmacêutico tem volume maior de tarefas e responsabilidades sendo, muitas vezes, o elo entre o profissional prescritor e o paciente. 

 

Já o farmacêutico desempenhando a atividade clínica dentro de um hospital, deverá se integrar à equipe multiprofissional, contribuindo diretamente para a assistência com qualidade e segurança para o paciente e a equipe.

 

Como é o mercado de trabalho para o farmacêutico clínico?

 

Atualmente todos os hospitais precisam contar com farmacêutico clínico em sua equipe. Isso pois, a legislação exige o serviço de Farmácia Clínica em todas as unidades de terapia intensiva. Além disso, as agências acreditadoras exigem o serviço atuante em todo o estabelecimento hospitalar. 

 

Qual é o salário do farmacêutico clínico?

 

Os salários podem variar a depender de localidade, instituição, entre outros fatores. Ainda assim, os valores podem iniciar em R$ 4.000,00. Para pós-graduandos o salário pode ultrapassar R$ 7.0000,00, para uma jornada de 40 horas semanais. 

Por esse motivo, a pós-graduação para farmacêuticos é bastante interessante. Não só, ainda há muitos outros benefícios, falamos sobre eles mais adiante. 

 

Quais as funções do farmacêutico clínico?

 

A Farmácia Clínica teve início em meados do século passado, mais precisamente na década de 70, somente em hospitais. Entretanto, no contexto atual, ela também é realizada em ambulatórios, unidades de atenção primária à saúde e farmácias, por exemplo.

 

Abaixo, selecionamos as principais funções do farmacêutico clínico nesses espaços. Confira!   

 

Hospitais:

 

  • Participar das comissões multidisciplinares;

  • Realizar acompanhamento da qualidade dos produtos fornecidos pela farmácia;

  • Acompanhar as notificações de eventos adversos;

  • Realizar notificação para fornecedores e ANVISA de produtos com desvios de qualidade que tenham causado ou não eventos adversos;

  • Participar da equipe de segurança do paciente;

  • Realizar treinamentos para equipe multiprofissional sobre segurança no uso de medicamentos, diluição, vias de administração, doses e reações adversas a medicamentos;

  • Trabalhar com a CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) implantando o protocolo de stewardship;

  • Realizar reconciliação medicamentosa;

  • Trabalhar junto à equipe multiprofissional, visando garantir o tratamento adequado aos pacientes com o menor risco possível, através do emprego do uso racional de medicamentos. Para isso, é necessário realizar o seguimento farmacêutico, avaliando a terapia empregada para tratamento das doenças, bem como profilaxias, avaliação de doses, via de administração, diluição, velocidade de infusão, interações medicamentosas, farmacocinética, acompanhamento de função renal e hepática, comparando com os fármacos utilizados e seu perfil farmacocinético, orientação de ajuste de dose de fármacos eliminados na forma ativa pelos rins para pacientes com insuficiência renal, além da orientação de medidas preventivas para evitar manifestações tóxicas;

  • Realizar alta dos pacientes acompanhados orientando o uso adequado de medicamentos em domicílio.

 

Ambulatório e consultórios:

 

  • Realizar acompanhamento da qualidade dos produtos fornecidos pela farmácia;
  • Acompanhar as notificações de eventos adversos;

  • Realizar notificação, para fornecedores e ANVISA, de produtos com desvios de qualidade que tenham causado ou não eventos adversos;

  • Trabalhar junto à equipe multiprofissional, visando garantir o tratamento adequado aos pacientes com o menor risco possível, através do emprego do uso racional de medicamentos;

  • Orientar os pacientes sobre o uso correto de medicamentos, esclarecer suas dúvidas, procurando sanar qualquer problema relacionado ao uso de medicamentos que possam existir;

  • Garantir que o paciente e/ou responsável compreenda a importância da terapia medicamentosa, evitando assim a não adesão ao tratamento;

  •  Orientar sobre o risco de automedicação e do uso de medicamentos desnecessariamente (uso irracional).

 

Como é a pós-graduação em Farmácia Clínica?

 

O curso de pós-graduação em Farmácia Clínica prepara o farmacêutico para atuar em clínicas, hospitais e ambulatórios. Durante a especialização, o profissional vai aprender como garantir que os pacientes façam uso dos medicamentos que necessitarem de forma segura, favorecendo a ocorrência de resultados positivos na terapia medicamentosa.  

 

Com isso, conseguirá destaque no mercado de trabalho, bem como seu lugar na equipe multiprofissional, que proporciona qualidade no atendimento ao paciente.

 

Pós-graduação em Farmácia Clínica, vale a pena?

 

Durante a graduação, o aluno tem apenas uma disciplina de Farmácia Clínica, e sua experiência se restringe a estágios obrigatórios ou extracurriculares, que nem sempre serão voltados para a área de atuação do farmacêutico clínico. 

 

Nesse sentido, a pós-graduação, além de orientar a realização do processo de trabalho para farmacêuticos clínicos, mostrará a aplicabilidade clínica da farmacologia.

 

Portanto é imprescindível que o profissional que queira atuar como farmacêutico clínico realize uma pós-graduação na área. Somente assim terá expertise para realizar essa atividade. 

 

Além disso, os estabelecimentos de saúde contratam somente farmacêuticos especialistas para realizar essa atividade. Então, mais um ponto positivo para a especialização.

 

Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre cursos de pós-graduação? Continue acompanhando o nosso blog.

Pular para o conteúdo