Faculdade Santa Casa BH
A Faculdade Santa Casa BH é uma instituição que oferece ao público diversas opções de aprendizado e crescimento profissional na área da Saúde. São diversos cursos de capacitação, técnico, pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, residência e especialização médica e multiprofissional.
Criada em 2001, se destaca por proporcionar ao aluno uma formação profissional completa. Para isso, conta com uma didática inovadora, baseada no processo de avaliação e reflexão sobre a prática em consonância com a teoria.
Além disso, o aluno tem, em seu processo de formação, a vivência prática no maior complexo hospitalar de Minas Gerais, o que o torna um profissional diferenciado para o mercado de trabalho.
Melhorar a vida das pessoas.
Ser vanguarda em programas educacionais disruptivos e estar entre as melhores instituições de educação do país.
Gerar educação, pesquisa , extensão e inovação para promover a excelência do cuidado em saúde.

A metodologia didático-pedagógica prioriza uma formação técnico-científica de excelência, ressaltando a importância da inovação, da interdisciplinaridade, do uso de novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) e de metodologias ativas, articulada à formação de cidadãos éticos, com uma visão abrangente e pluralista.
O principal diferencial da Faculdade Santa Casa BH é a possibilidade do aluno enriquecer o aprendizado tendo uma intensa e completa vivência prática. Algo que só o maior complexo hospitalar de Minas pode proporcionar.
A Faculdade Santa Casa BH foi avaliada com nota 4* pelo Ministério da Educação (MEC). Desta forma, a nova unidade passa a oferecer ensino superior com a mesma qualidade e excelência dos cursos de lato sensu e stricto sensu (portaria MEC nº 470, de 27 de fevereiro de 2019, publicada no DOU de 28 de fevereiro de 2019).
Santa Casa BH
Com 123 anos de prestação de serviços, a Santa Casa BH foi a primeira instituição médica instalada em Belo Horizonte. Atualmente, ela se destaca no atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) vindos de todas as partes de Minas Gerais e está entre as melhores do País, ocupando o 4º lugar em volume de internações de pacientes do SUS.
O hospital conta com uma infraestrutura de 13 andares, distribuídos em quatro grandes alas cada, com 971 leitos operacionais contratualizados e registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), tendo disponibilidade de expandir para cerca de 1.100, 19 salas cirúrgicas para procedimentos de média e alta complexidade e 170 leitos de UTI.
Com toda a estrutura e tradição, o hospital se transformou em um rico ambiente para que os alunos dos cursos da Santa Casa BH Ensino e Pesquisa coloquem em prática o que aprendem em sala de aula. E, assim, passam por uma fase de aprimoramento do conhecimento, resultando em um profissional ainda mais capacitado e com diferenciais que o mercado de trabalho busca.
História da Santa Casa BH com o ensino
Desde a primeira metade do século passado, a Santa Casa BH tem uma forte ligação com o ensino na área da saúde em Minas Gerais. No ano de 1942, na instituição, foi fundada a Escola de Enfermagem Hugo Werneck , por sugestão do dr. Antônio Mello Alvarenga, na gestão do então provedor José Maria Alkimim.

Inicialmente, era oferecido o curso de auxiliar de enfermagem, que em 1945, foi transformado em uma capacitação de nível superior. Três anos depois, o funcionamento da Escola autorizado pelo Ministério da Educação. Até que em 1968, foi transferida para a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).
Já o programa de Residência Médica da instituição teve início em 1966. Começou com 10 médicos, distribuídos pela: Pediatria, Cirurgia, Obstetrícia, Ginecologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Neurocirurgia, Clínica Médica e Patologia.
A partir de 1971 a instituição ofereceu o curso de “Atendente de Enfermagem”. Tratava-se de uma capacitação “livre”, para formação de “mão de obra”. Após 15 anos formando profissionais de saúde, ela foi extinta em 1986.
Em 1992, após a construção de um projeto pedagógico, a Secretaria Estadual de Educação autorizou o funcionamento do curso de Auxiliar de Enfermagem. Nascia, com apenas uma turma, a Escola Técnica Santa Casa BH.
Em 1996, teve início o projeto de criação da pós-graduação Stricto Sensu. Três anos depois, os cursos de Mestrado e Doutorado em Medicina e Biomedicina foram recomendados pela Capes/MEC.
Hoje, com a tradição da marca Santa Casa BH, a unidade proporciona aos alunos e acadêmicos formação de destaque no mercado. Confirmando a excelência e qualidade dos seus serviços, a Santa Casa BH Ensino e Pesquisa foi recertificada com a Norma ISO 9001:2015 em 2022.