Faculdade de Saúde Santa Casa BH

Acreditamos que a saúde deve ser de ponta e deve ser para todos. Formamos profissionais qualificados para atuar com excelência e humanidade, preparados para lidar com os desafios do presente e do futuro.

Esse compromisso faz parte da nossa história. Há mais de um século, somos o berço do ensino em saúde de Minas Gerais. Tanto a escola de Medicina da UFMG, quanto a de Enfermagem da PUC, nasceram nos corredores da Santa Casa BH. Nosso Programa de Residência e Especialização Médica e Multidisciplinar é pioneiro na capital mineira.  

Ser uma Faculdade de Saúde é consequência dessa tradição.

Nosso ensino vai de ponta a ponta. Oferecemos desde cursos técnicos até o Pós-Doutorado, passando pela Graduação, Pós-graduação, Residência e Especialização, nos quais nossos alunos vivenciam teoria e prática no maior complexo hospitalar de Minas Gerais. Aqui, o ensino em saúde acontece na vida real.

Quem estuda na Santa Casa BH tem acesso a uma infraestrutura moderna, com salas de aula amplas, climatizadas e com recursos multimídia, além de laboratórios bem equipados, que estimulam o desenvolvimento e a análise crítica dos procedimentos e técnicas que serão utilizadas na prática profissional.

Nosso espaço é aberto ao debate, à inclusão, ao acolhimento e ao crescimento.

Somos incansáveis na luta por formar pessoas capazes de transformar conhecimento na melhor saúde, para quem mais precisa. Para nós, esta é a melhor maneira de promover uma Saúde de Ponta para Todos. 

Propósito

Melhorar a vida das pessoas.

Visão

Ser vanguarda em programas educacionais disruptivos e estar entre as melhores instituições de educação do país.

Missão

Gerar educação, pesquisa , extensão e inovação para promover a excelência do cuidado em saúde.

Valores

Amor pelo que fazemos • Orgulho em pertencer e cooperar • Perfil inovador e visão de futuro • Compromisso com a sociedade • Empatia e sinergia nas relações • Comportamento ético e transparente • Entusiasmo e engajamento • Responsabilidade socioambiental • Respeito, equidade e inclusão

Nossos números

+ 3.500 alunos formados em nossa instituição;
+ 1.000 alunos e ex-alunos da nossa instituição foram contratados pela Santa Casa BH;
____________________________________________

Notas de satisfação dos alunos em 2022 (dados da CPA):

Instituição: 4,3 de 5
Cursos: 4,4 de 5
Docentes: 4,7 de 5
____________________________________________

Nota do MEC (institucional): 4 de 5 (ano base/2018)

Faculdade de Saúde Santa Casa BH

A metodologia didático-pedagógica prioriza uma formação técnico-científica de excelência, ressaltando a importância da inovação, da interdisciplinaridade, do uso de novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) e de metodologias ativas, articulada à formação de cidadãos éticos, com uma visão abrangente e pluralista.

O principal diferencial da Faculdade Santa Casa BH é a possibilidade do aluno enriquecer o aprendizado tendo uma intensa e completa vivência prática. Algo que só o maior complexo hospitalar de Minas pode proporcionar.

A Faculdade Santa Casa BH foi avaliada com nota 4* pelo Ministério da Educação (MEC). Desta forma, a nova unidade passa a oferecer ensino superior com a mesma qualidade e excelência dos cursos de lato sensu e stricto sensu.

*Avaliação feita em 2018. Nota máxima 5.

Santa Casa BH

Com 123 anos de prestação de serviços, a Santa Casa BH foi a primeira instituição médica instalada em Belo Horizonte. Atualmente, ela se destaca no atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) vindos de todas as partes de Minas Gerais e está entre as melhores do País, ocupando o 4º lugar em volume de internações de pacientes do SUS.

O hospital conta com uma infraestrutura de 13 andares, distribuídos em quatro grandes alas cada, com 971 leitos operacionais contratualizados e registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), tendo disponibilidade de expandir para cerca de 1.100, 19 salas cirúrgicas para procedimentos de média e alta complexidade e 170 leitos de UTI.

Com toda a estrutura e tradição, o hospital se transformou em um rico ambiente para que os alunos dos cursos da Santa Casa BH Ensino e Pesquisa coloquem em prática o que aprendem em sala de aula. E, assim, passam por uma fase de aprimoramento do conhecimento, resultando em um profissional ainda mais capacitado e com diferenciais que o mercado de trabalho busca.

História da Santa Casa BH com o ensino

Desde a primeira metade do século passado, a Santa Casa BH tem uma forte ligação com o ensino na área da saúde em Minas Gerais. No ano de 1942, na instituição, foi fundada a Escola de Enfermagem Hugo Werneck , por sugestão do dr. Antônio Mello Alvarenga, na gestão do então provedor José Maria Alkimim.

Inicialmente, era oferecido o curso de auxiliar de enfermagem, que em 1945, foi transformado em uma capacitação de nível superior. Três anos depois, o funcionamento da Escola autorizado pelo Ministério da Educação. Até que em 1968, foi transferida para a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Já o programa de Residência Médica da instituição teve início em 1966. Começou com 10 médicos, distribuídos pela: Pediatria, Cirurgia, Obstetrícia, Ginecologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Neurocirurgia, Clínica Médica e Patologia.

A partir de 1971 a instituição ofereceu o curso de “Atendente de Enfermagem”. Tratava-se de uma capacitação “livre”, para formação de “mão de obra”. Após 15 anos formando profissionais de saúde, ela foi extinta em 1986.

Em 1992, após a construção de um projeto pedagógico, a Secretaria Estadual de Educação autorizou o funcionamento do curso de Auxiliar de Enfermagem. Nascia, com apenas uma turma, a Escola Técnica Santa Casa BH.

Em 1996, teve início o projeto de criação da pós-graduação Stricto Sensu. Três anos depois, os cursos de Mestrado e Doutorado em Medicina e Biomedicina foram recomendados pela Capes/MEC.

Hoje, com a tradição da marca Santa Casa BH, a unidade proporciona aos alunos e acadêmicos formação de destaque no mercado. Confirmando a excelência e qualidade dos seus serviços, a Santa Casa BH Ensino e Pesquisa foi recertificada com a Norma ISO 9001:2015 em 2022.

Pular para o conteúdo