medicina do futuro

Medicina do futuro: o que é e como se preparar?

Publicado em 06/09/2022. Atualizado em 06/09/2022 11:31:04

medicina do futuro

Com o avanço da indústria e da tecnologia, a sociedade foi se transformando. As gerações se comportam de maneira diferente e várias inovações vêm sendo implantadas nas mais diversas áreas, educação, agronegócio, política e também a saúde.

A medicina do futuro reserva diversas coisas novas e, quem atua na área da saúde, não pode ficar para trás. Produzimos esse artigo para te ajudar a entender esse novo cenário e como você pode se preparar.

É só continuar a leitura do artigo!

A medicina do futuro

A medicina do futuro é aquela focada em prevenção, em saúde. O objetivo principal não é mais só curar as pessoas, mas sim ajudá-las a ter mais saúde, um estilo de vida melhor e evitar doenças no futuro. 

Com os avanços tecnológicos é possível utilizar ferramentas para aprimorar o atendimento, otimizar processos em hospitais, clínicas, ter diagnósticos precoces e mais detalhados e um tratamento mais inovador, aumentando as chances de cura do paciente.

Ou seja, a medicina do futuro tem o paciente como o centro de tudo e é preditiva e analítica.

Saúde 4.0 e 5.0

A saúde 4.0 e 5.0, são evoluções que o mercado da saúde vem passando. Na 4.0 a tecnologia sempre foi o principal ponto, ferramentas, sistemas e aparelhos começaram a ser implantados.

Na 5.0 a tecnologia continua a ser importante, mas o paciente volta a ser o centro das atenções. Então as ferramentas serão utilizadas, mas sempre pensando no bem-estar e no melhor para quem será atendido. Sempre no intuito de conectar ainda mais os profissionais da saúde com os pacientes. 

Esses conceitos não se excluem, são complementos um do outro. Tendo como principal objetivo os seguintes pontos:

1- Usar a tecnologia de forma ética e com segurança, elaborando políticas públicas de saúde.

2- Facilitar o trabalho dos profissionais de saúde, melhorando consequentemente o atendimento aos pacientes.

3-  Fazer com que a saúde seja mais acessível, e assim, fazer com que o bem-estar da população em geral melhore.

A tecnologia na saúde

A tecnologia na saúde pode ser aplicada de diversas formas, com várias ferramentas, dispositivos e inovações. Abaixo separamos para você alguns exemplos da tecnologia aplicada na saúde. Confira!

Inteligência artificial

A Inteligência Artificial (IA) é uma área da ciência da computação que elabora sistemas com capacidades de raciocínio semelhantes a de um ser humano. Assim, conseguem tomar decisões e ter percepções próprias diante das situações.

Na saúde ela pode ser utilizada em ressonâncias, tomografias para fazer diagnósticos mais rápidos e precisos.

Telemedicina

A telemedicina veio para mudar o atendimento na saúde. Com o uso da tecnologia para realizar consultas a distâncias dá a possibilidade de mais pessoas terem acesso à saúde e pode facilitar para o paciente que está doente, para não ter que sair de casa.

Cirurgia robótica

A cirurgia robótica é uma inovação muito importante para a área da saúde. São procedimentos cirúrgicos feitos com o auxílio de robô, fazendo com que seja menos invasivo e mais preciso. Sendo benéfico para o médico e também para o paciente que terá uma recuperação mais rápida.

Prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico é um documento digital que possui todas as informações do paciente, idade, doenças, peso, pressão, remédios que tomou, procedimentos que passou e exames que realizou, inclusive os exames de imagem. Isso é importante porque facilita o acesso à informação para médicos e enfermeiros, além de garantir a segurança do paciente, fazendo com que ele seja assistido em todas as etapas do seu tratamento.

O médico do futuro

Com a medicina mudando, os futuros médicos também precisam se preparar para essa nova era que já está acontecendo. O primeiro passo é aceitar a mudança, não ser resistente às novas tecnologias e ferramentas. Em segundo lugar é muito importante sempre se especializar, busque por conhecimento, estude sempre!

Implemente a tecnologia no seu dia a dia, tente usar dispositivos e plataformas na sua rotina para que você já vá se acostumando e consiga até ensinar algum paciente quando precisar passar por ele.

A medicina do futuro já começou! Por isso, você precisa estar sempre por dentro das atualizações. Esperamos que esse texto tenha te ajudado.

Quer ter sucesso na sua carreira médica? Acesse o artigo que preparamos para você: Carreira médica: 5 dicas de como ter sucesso na profissão.

Pular para o conteúdo