Enfermeiro Intensivista

Enfermeiro Intensivista: você conhece esta especialização?

Publicado em 19/09/2023. Atualizado em 19/09/2023 9:41:23

 

Enfermeiro Intensivista

 

Você é enfermeiro e está pensando em fazer uma especialização, mas ainda não sabe qual escolher? Então conheça neste artigo a pós-graduação Enfermagem em Terapia Intensiva, curso necessário para se tornar um Enfermeiro Intensivista, uma das áreas de atuação mais importantes e bem remuneradas do setor de saúde.

 

Você vai ficar por dentro de tudo o que pode aprender no curso, as principais atividades, atribuições, características, desafios, oportunidades de carreira, locais de trabalho e muitas outras informações que podem te ajudar na sua escolha.

 

Continue com a gente e boa leitura!

 

 

Por dentro da pós-graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva

Enfermeiro Intensivista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A pós-graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva é o caminho para se tornar um Enfermeiro Intensivista. No curso, o aluno aprende principalmente a lidar com o cuidado de pacientes em estado crítico, especialmente aqueles internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

 

Outros conhecimentos importantes adquiridos são a organização das equipes de enfermagem e o acompanhamento de novas tecnologias e tendências no setor de saúde, com o objetivo de aperfeiçoar continuamente a assistência.

 

A especialização dura em média 13 meses e, geralmente, é dividida entre carga horária teórica e prática. É importante que você escolha uma instituição como a nossa, onde o ensino acontece na vida real. Por contarmos com a Santa Casa BH — o maior hospital de ensino de Minas Gerais, temos facilidades para realizar treinamentos, simulações práticas e conteúdo curricular voltado para o mercado de trabalho.

 

 

As atividades de um Enfermeiro Intensivista

Enfermeiro Intensivista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Antes de escolher uma pós-graduação, é importante saber quais atividades poderão ser realizadas no dia a dia. Vamos ver algumas delas?

 

Gerenciamento de tecnologias 

As unidades de tratamento intensivo costumam possuir alguns aparelhos complexos, como o de monitorização multiparâmetros. O Enfermeiro Intensivista é responsável pelo seu gerenciamento e por acompanhar as condições dos pacientes por meio dessa interface tecnológica.

 

Procedimentos de Enfermagem 

Alguns procedimentos são exclusivos do Enfermeiro Intensivista, como punção venosa e arterial e cateterismo vesical, curativo de acessos centrais, entre outros.

 

Auxílio em procedimentos médicos

Alguns procedimentos médicos necessitam de auxílio de um enfermeiro intensivista, como intubação endotraqueal, traqueostomia, punção de acessos venosos centrais entre outros.

 

Desbridamento de feridas

O desbridamento é uma técnica para remoção de tecido morto e infeccionado de feridas, que busca promover a cicatrização e evitar que a infecção aumente. Devido a sua complexidade, ela é realizada somente por médicos e enfermeiros intensivistas com competência para realizá-lo.

 

Atividades administrativas

O enfermeiro intensivista muitas vezes assume o papel de gestor da equipe de enfermagem, e fica responsável por atividades administrativas como a devolutiva de pareceres técnicos, montagem de escalas de trabalho, provisão de materiais e aprazamento de receitas médicas, educação continuada da equipe além de promover a constante evolução do atendimento.

 

Quais as características deste profissional?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além das habilidades técnicas, conhecidas como hard skills, o mercado de trabalho também busca habilidades pessoais que são imprescindíveis para o exercício da profissão, chamadas de soft skills. Veja algumas delas abaixo.

 

 

Trabalho em equipe multidisciplinar

Essa é uma característica que precisa estar presente em todos os profissionais de saúde, mas se torna ainda mais importante para o Enfermeiro Intensivista devido ao estado crítico de seus pacientes. É preciso que a comunicação com outras áreas seja rápida e efetiva, a fim de garantir que esse quadro grave seja estabilizado  o quanto antes.

 

 

Acolhimento e trato com familiares

Muitas vezes, é preciso passar informações sobre um paciente grave à sua família, que geralmente está abalada e preocupada. Neste caso, o Enfermeiro Intensivista precisa ter habilidades como acolhimento e empatia, para que a conversa seja esclarecedora e possa levar um pouco de alento para a situação.

 

 

Aperfeiçoamento constante

Como vimos acima no texto, faz parte da atuação do Enfermeiro Intensivista o gerenciamento da assistência, o que exige estar sempre atento às novas técnicas, evoluções tecnológicas, cursos multidisciplinares e habilidade em procedimentos.

 

Você possui essas habilidades? Lembre-se que elas são possíveis de se trabalhar durante a sua formação. Fique atento se a faculdade em que pretende estudar promove esse tipo de ensino e experiência, te preparando para o crescimento profissional e pessoal.

 

Leia também: Especialização para enfermeiros: 3 dicas para a sua carreira

 

Onde trabalha o Enfermeiro Intensivista?

O Enfermeiro Intensivista é mais conhecido por trabalhar na UTI, mas este não é o único local em que ele pode exercer suas atividades. Confira abaixo algum deles:

 

Urgência e Emergência

Enquanto a UTI possui foco na manutenção e acompanhamento do paciente crítico, a Unidade de Urgência e Emergência cuida das primeiras medidas para preservação da vida do paciente. Devido à proximidade entre as áreas, alguns cursos oferecem especialização conjunta, o que não tem sido reconhecido para o registro do título de especialista  pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren).

 

Unidades de Pronto Atendimento (UPA)

As UPAs recebem grande parte dos atendimentos urgentes de média e alta complexidade, e demandam muitos Enfermeiros Intensivistas. Estas unidades têm a capacidade de realizar o primeiro atendimento ao trauma e outras condições clínicas ameaçadoras da vida, estabilizando o paciente até a transferência para uma unidade de maior porte.

 

 

Quanto ganha um Enfermeiro Intensivista?

Enfermeiro Intensivista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No início do texto, dissemos que o Enfermeiro em Terapia Intensiva é umas das especializações mais bem remuneradas do setor de saúde. Bem, agora você vai entender o porquê.

 

Geralmente, ele ganha de 10% a 20% a mais do que outros profissionais de saúde, devido a sua preparação para a alta complexidade. Além disso, ter uma boa formação em Faculdade de Saúde de referência e habilitações práticas pode ser um diferencial.

 

 

A importância da Faculdade de Saúde no processo de formação

Até agora, aprendemos neste texto que o Enfermeiro Intensivista possui muitas obrigações importantes e diversas possibilidades de atuação. Mas você sabe como conquistar uma boa especialização para sua carreira?

 

A Faculdade de Saúde Santa Casa BH pode ser o ideal para sua formação. Especializadas no ensino desta área, elas promovem uma experiência única de aprendizado, uma vez que permitem aos alunos ter vivência prática da atuação que estão estudando.

 

Além disso, é importante que a Faculdade tenha um corpo docente qualificado, composto por doutores, mestres e especialistas, com vasta experiência na área e titulados pela Associação Brasileira De Enfermagem Em Terapia Intensiva (ABENTI).

 

 

Venha estudar na Faculdade de Saúde Santa Casa BH!

 

 

A Faculdade de Saúde Santa Casa BH, referência em ensino em saúde há mais de um século, está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação em Enfermagem de UTI adulto e infantil. 

 

Além de atender todas as dicas do tópico acima, na Faculdade de Saúde Santa Casa BH o ensino em saúde acontece na vida real. A possibilidade de prática é ampla, pois acontece no maior complexo hospitalar de Minas Gerais, a Santa Casa BH. São mais de 30 especialidades, 1.337 leitos SUS, sendo 142 de UTI adulto e 19 salas cirúrgicas.

 

Com um corpo docente qualificado, currículo voltado para o mercado de trabalho e parcerias para visitas técnicas e práticas, a Faculdade de Saúde Santa Casa BH forma profissionais com excelência e humanidade, preparados para lidar com desafios do presente e do futuro.

 

Acessa a página do curso clicando aqui e saiba mais!

 

Ah, e não deixe de acompanhar a gente nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece aqui.

Pular para o conteúdo