Especializações em enfermagem

Especializações em enfermagem: 3 opções para alavancar sua carreira

Especializações em enfermagem

Os enfermeiros estão com tudo no mercado de trabalho, inclusive apontam estar entre as profissões com os maiores níveis de empregabilidade. Para quem almeja alavancar a carreira, as especializações em enfermagem devem estar entre os objetivos destes profissionais.

Por isso, se você é enfermeiro, quer se especializar, mas tem dúvidas sobre qual curso escolher, neste artigo trouxemos as 3 especializações em enfermagem mais requisitadas e as que mais empregam nos hospitais. Descubra quais são elas. 

 

Porque escolher uma especialização em enfermagem é importante

De maneira geral, o mercado de trabalho, em todas as áreas, está bem competitivo, e ter um diploma de graduação já não é mais um diferencial como antigamente.

Fazer uma especialização pode ajudar você se destacar diante da concorrência e agregar valor à sua carreira. 

São muitas as vantagens em se fazer uma especialização em enfermagem e, por isso, separamos a seguir algumas boas razões que consideramos importantes você conhecer:

  • Agregar valor ao currículo e se destacar diante da concorrência;
  • Possibilidade de aumentar significativamente o salário;
  • Aumentar o Networking (rede de contatos profissionais);
  • Ocupar cargos de liderança; 
  • Atualizar o pós-graduando quanto aos novos conhecimentos sobre a área de saúde;
  • Atualizar quanto a novas tecnologias;
  • Preparar o pós-graduando para lidar com novas doenças e protocolos.

A área de enfermagem é vasta e permite ao profissional atuar em diferentes segmentos. A seguir, você vai saber quais são as especialidades que estão em alta no mercado. Confira!

 

3 especializações em enfermagem mais procuradas e com mais oportunidades no mercado

 

Agora que você já tem conhecimento do amplo mercado de atuação do enfermeiro, pode estar se perguntando: quais são as especialidades que estão em alta no mercado? qual é a média salarial?  Quais devem ser as minhas competências? 

Para ajudar nisso, tomamos como base a nossa experiência de anos trabalhando com educação em enfermagem, e escolhemos 3 áreas que consideramos em alta no mercado. 

 

1 – Enfermagem em Terapia Intensiva

É uma das especializações mais valorizadas no mercado de trabalho, pois exige do enfermeiro a gerência do cuidado aos pacientes críticos, que possuem necessidades complexas a serem atendidas. 

Nesse sentido, requerem aprimoramento científico, manejo tecnológico e humanização, extensiva aos familiares, além das demandas relativas à gerência da unidade e de prática interdisciplinar características do processo de trabalho em UTI.

O Ministério da Saúde reconhece a importância deste profissional, ao normatizar o funcionamento de UTIs, isto é, a complexidade das ações assistenciais e gerenciais para o atendimento ao paciente crítico, a crescente demanda por serviços de alta complexidade com elevada incorporação tecnológica e a necessidade do enfoque multiprofissional no atendimento aos pacientes críticos.

 

2 – Enfermagem Obstétrica

O curso de Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica oferece aos profissionais de enfermagem a oportunidade de formação, de adquirir conhecimentos técnico-científicos e habilidades para assistir à mulher em todo o período gestacional e puerpério em vários setores da área de saúde como maternidades, centro de partos normais, unidade básica de saúde. 

O enfermeiro Obstétrico irá desenvolver competências essenciais para o exercício básico da Obstetrícia. Entre elas:

  • Será capacitado em promover os cuidados maternos e ao recém-nascido;
  • Prestação de cuidados durante o pré-natal, trabalho de parto e parto;
  • Competências para a prestação de cuidados às mulheres em situação de abortamento.

 

3 –  Circulação Extracorpórea e Assistência Circulatória Mecânica

No curso de Pós-graduação em “Circulação Extracorpórea e Assistência Circulatória Mecânica” , o enfermeiro conquista habilidades necessárias para atuação com segurança na condução da circulação extracorpórea em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca e assistência circulatória mecânica. 

Além disso, o enfermeiro tem a oportunidade de aprender o manuseio dos dispositivos de suporte circulatório que são essenciais no tratamento do choque cardiogênico e na manutenção do suporte circulatório de pacientes com insuficiência cardíaca e respiratória.

Enfim, incluir no seu guia da carreira uma pós-graduação na área de saúde é uma ótima forma de investir no seu próprio desenvolvimento para, assim, se tornar um profissional mais valorizado.

Vale lembrar que a busca por estas áreas pode variar de Estado para Estado e também pela oscilação e demanda do mercado, mas, no geral, essas áreas têm uma procura mais constante diante das outras, e vale muito a pena você prestar atenção nelas.

Agora que você já conhece 3 diferentes especializações em enfermagem é hora de começar a traçar agora seu plano de carreira. Aproveite as oportunidades que são oferecidas na Faculdade Santa Casa BH. Acesse e saiba mais

Pular para o conteúdo