Especialização para enfermeiros: 3 dicas para a sua carreira

Publicado em 04/07/2023. Atualizado em 18/08/2023 12:27:29

 

Você é enfermeiro e pensa em fazer uma especialização, mas está em dúvida sobre qual curso escolher? Se informar sobre as opções disponíveis nas faculdades e participar de eventos e workshops podem ser bons diferenciais para sua carreira.

Neste artigo vamos falar de três dicas importantes para te auxiliar nesta jornada, e citar os cursos de especialização para enfermeiros da Faculdade de Saúde Santa Casa BH que podem ser o seu caminho para o crescimento pessoal e profissional.

Além disso, você vai ficar por dentro do nosso evento I Workshop de Especialidades para o Enfermeiro, que acontece no dia 13 de julho, às 17h, com a presença de diversos profissionais renomados na área da saúde. Fique ligado!

 

A carreira do profissional de enfermagem

Especialização para Enfermeiros

As possibilidades de atuação do enfermeiro são amplas. Ele é um profissional requisitado nas áreas de urgência e emergência, cardiologia, terapia intensiva adulto e pediátrica, obstetrícia, geriatria, saúde do trabalhador e saúde mental, entre muitas outras.

Dessa forma, as instituições de saúde em que ele pode trabalhar também são diversas. Além dos hospitais e unidades básicas de saúde, que sãos os locais mais conhecidos quando falamos de enfermagem, o enfermeiro pode trabalhar em em qualquer unidade e até em seu próprio consultório:  

  • clínicas
  • asilos
  • home care
  • laboratórios
  • assistência administrativa

 

Por que fazer uma especialização para Enfermeiros?

Assim como as possibilidades de atuação, a concorrência por uma vaga no mercado de trabalho em enfermagem também é grande. Se destacar com uma especialização para enfermeiros com habilidades multidisciplinares, tanto técnicas como interpessoais, tem se tornado cada vez mais essencial.

Além disso, aqui na Faculdade de Saúde Santa Casa BH, o conhecimento adquirido se transforma na melhor saúde, para quem mais precisa. Formamos profissionais qualificados para atuar com excelência e humanidade, preparados para lidar com os desafios do presente e do futuro.

 

Leia também: Semana da Enfermagem 2023: Programação foca no mercado de trabalho e na integração de alunos  

 

Conheça os cursos de especialização em Enfermagem da Faculdade de Saúde Santa Casa BH

A Faculdade de Saúde Santa Casa BH possui diversos cursos de pós-graduação e especialização em várias áreas do ensino em saúde. Para este artigo, destacamos as especializações para Enfermeiros que estão com inscrições abertas, e foram criadas para serem verdadeiras oportunidades de carreira. Vamos lá?

 

Enfermagem em Urgência e Emergência

O curso forma enfermeiros para atuar com excelência nas unidades de urgência e emergência, portas de entrada, salas vermelhas, classificação de risco, atendimento pré-hospitalar e transporte de pacientes críticos. É ele quem gere a equipe com foco no aperfeiçoamento contínuo e assistência integral ao ser humano.

 

Enfermagem em Cardiologia com ênfase em hemodinâmica

Voltado para atuação de enfermeiros na linha de cuidados cardiológicos, o curso tem como um dos maiores diferenciais a prática na Santa Casa BH – Hospital de Alta Complexidade 100% SUS, que reúne o maior número de leitos de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular de Minas Gerais, além de possuir as áreas Procordis, Hemodinâmica, Serviço de Cirurgia Cardiovascular, Centro Cirúrgico, Unidades de Internação e UTIs.

 

Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto

Atuante nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), esta especialização para enfermeiro presta assistência ao paciente adulto em estado crítico.

 

Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica

Atuante nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), este enfermeiro presta assistência ao paciente infantil em estado crítico.

 

Enfermagem Obstétrica (CEEO)

A Enfermagem Obstétrica é a área que preza pelo acolhimento, respeito e um tratamento de qualidade às gestantes, parturientes e puérperas, assim como ao bebê em formação e a recém-nascidos. Em conjunto com a equipe multidisciplinar, o enfermeiro especializado em obstetrícia proporciona conforto e segurança para o procedimento, reduzindo assim, os riscos de complicações.

 

Sexualidade Humana

Iniciativa pioneira da Faculdade de Saúde Santa Casa BH, esta pós-graduação é o único curso ofertado em Minas Gerais sobre o assunto. No programa, são trabalhadas as diversas modalidades de atuação da sexualidade sob pontos de vidas de diferentes áreas da saúde, incluindo enfermagem, psicologia, pedagogia, biologia entre outras.

 

Assistência em Nefrologia – Curso de Curta Duração Multidisciplinar

O enfermeiro que atua em nefrologia fornece assistência integral ao doente renal, e possui conhecimento da fisiopatologia da doença renal crônica e aguda, terapia renal substitutiva e dispositivos invasivos envolvidos no tratamento.  

 

3 dicas para escolher sua especialização para Enfermeiros

Especialização para Enfermeiros

Com tantas opções para seguir, é normal que profissionais da área tenham dúvidas na hora de escolher uma especialização. Por isso, vamos falar agora de 3 dicas que podem te ajudar neste momento. Não deixe de ler!  

  • Conheça seus pontos fortes

Antes de começar sua busca por uma especialização para Enfermeiro, tente perceber quais temas e áreas você tem mais facilidade e interesse. Esse conhecimento facilita na hora da tomada de decisão.  

  • Pesquise sobre as especializações que te interessam

Se aprofunde nos temas e áreas que você tem interesse. Leia artigos, assista vídeos, acompanhe profissionais que são referência na área. Dessa forma, você conhecerá mais de perto a prática e terá certeza de que quer investir nela.   

  • Participe de eventos

Feiras, workshops, seminários, congressos e palestras, por exemplo, são ótimos eventos para ter um contato mais próximo com profissionais de diversas áreas, que podem tirar dúvidas e mostrar mais de perto como são as especialidades.

 

 

Participe do nosso 1º Workshop de Especialidades para o Enfermeiro

Participe do nosso 1º Workshop de Especialização para o Enfermeiros: Faça a escolha certa para sua carreira, no dia 13 de julho, às 17h,  em duas modalidades: presencial, na sede da Faculdade de Saúde Santa Casa BH, e online, por meio de uma plataforma de transmissão que será divulgada posteriormente.

Venha tirar suas dúvidas sobre como escolher uma especialidade e registrá-la de forma correta, com um time de enfermeiros especialistas e referências nas áreas de Urgência e Emergência, Terapia Intensiva Adulta, Terapia Intensiva Pediátrica e Cardiologia.

O evento será em formato de mesa redonda, onde cada profissional apresentará um pouco da sua rotina, vivência e expertise em sua área de atuação.

Ainda contaremos com a presença de um enfermeiro do Coren/MG para esclarecimentos na validação das especialidades. Profissional experiente no ensino em Enfermagem, a professora da pós-graduação da Faculdade de Saúde Santa Casa BH, Érika Azevedo, está a frente da organização do Workshop e comentou sobre a sua realização.

“Em meus anos de carreira nunca vi um evento completo dessa forma, com tanto potencial para ajudar quem está próximo de tomar essa decisão. Essa é uma demanda recorrente, que só quem está na educação específica do enfermeiro percebe.”

Confira o serviço completo do evento abaixo e não deixe de participar”

Serviço

I Workshop de Especialidades para o Enfermeiro: faça a escolha certa para sua carreira

Data: 13/07

Horário: das 17h às 21h

Local: Avenida dos Andradas,2688 – Santa Efigênia (presencial)   

Pular para o conteúdo