Pós-graduação em Enfermagem: Por dentro da atuação em Urgência e Emergência

Publicado em 11/08/2023. Atualizado em 18/08/2023 10:27:17

Faculdade de Saúde Santa Casa BH - Pós-graduação Enfermagem em Urgência e Emergência

Você é Enfermeiro e pensa em fazer uma pós-graduação? Dentre as diversas opções de cursos disponíveis, o de Urgência e Emergência é visto como um dos mais interessantes para a carreira, pois capacita o enfermeiro para lidar com situações de crise com eficiência e humanidade.

Neste artigo, você vai conhecer tudo sobre a pós-graduação Enfermagem em Urgência e Emergência e sobre a atuação deste profissional. Vamos falar sobre os principais pontos do curso, como registrá-lo corretamente no Conselho de Enfermagem, quais as principais atividades e como escolher a pós-graduação ideal.

Confira!

 

A atuação do Enfermeiro em Urgência e Emergência

O Enfermeiro especializado em Urgência e Emergência é aquele que presta atendimento imediato ao paciente em situação grave. Sua primeira atuação é identificar rapidamente a melhor forma de estabilizá-lo, preparando e aplicando medicações, efetuando curativos mais complexos, aferindo os sinais vitais, realizando a preparação dos instrumentos de intubação, entre outras funções.

Estes profissionais, geralmente, avaliam e tratam os pacientes quase simultaneamente e trabalham com uma equipe de especialistas, como cirurgiões do trauma, radiologistas e ortopedistas, por exemplo, para fornecer o atendimento mais completo possível no momento. Além disso, uma das suas principais atribuições é a coordenação da equipe de Enfermagem, garantindo o pleno funcionamento e a evolução da unidade.

 

Onde trabalha o Enfermeiro de Urgência e Emergência?

Faculdade de Saúde Santa Casa BH - Pós-graduação Enfermagem em Urgência e Emergência

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além do departamento de Urgência e Emergência de hospitais, o Enfermeiro especializado nesta área possui algumas possibilidades de atuação. Veja abaixo algumas delas:

 

Atendimento pré-hospitalar

Conhecido no Brasil como Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), o atendimento pré-hospitalar é realizado antes do paciente chegar ao hospital. Neste serviço, o Enfermeiro de Urgência e Emergência pode realizar tanto procedimentos mais simples, como controle de foco hemorrágico externo, quanto avançados, como punção venosa, punção intraóssea, manejo de vias aéreas e aplicação de drogas.

 

Porta aberta

São chamados de porta aberta, os hospitais que recebem casos de urgência e emergência, em seus respectivos pronto-atendimentos. Nestes locais, a população é atendida imediatamente de acordo com a capacidade, o Enfermeiro de Urgência e Emergência que trabalha neste setor, cuida da recepção e transição de cuidados para outras áreas, observando o cuidado para uma passagem de caso de forma eficiente, livre de danos, clara e objetiva.

 

Transporte de pacientes críticos

É a transferência de um paciente entre unidades de serviços hospitalares de urgência e emergência. O Enfermeiro que trabalha nesta área deve possuir alguns conhecimentos específicos, como tipos de ambulância de acordo com as necessidades do paciente, tempo de transporte, distância e condições de trajeto e avaliação das possibilidades de complicação do paciente ou do transporte durante a atividade, previsão e provisão de materiais e equipamentos, plano de contingências entre outros..

 

Por que fazer uma pós-graduação em Enfermagem de Urgência e Emergência?

Faculdade de Saúde Santa Casa BH - Pós-graduação Enfermagem em Urgência e Emergência

Como pudemos ver, a atuação do Enfermeiro dessa área é muito importante e bastante ampla, uma vez que ele atende com rapidez, eficiência e humanidade, situações de crise que muitas vezes podem levar ao óbito ou a complicações graves dos pacientes.

No curso de pós-graduação em Enfermagem de Urgência e Emergência, o aluno é capacitado para promover a melhoria da qualidade da assistência, lidando com pacientes adultos, pediátricos e idosos, tanto no pré-hospitalar quanto no intra-hospitalar, por meio do aprendizado de conceitos e técnicas como:

  • Monitorização Hemodinâmica
  • Distúrbios respiratórios
  • Integridade Cutânea e tratamento de lesões
  • Atendimento ao Trauma (manejo de via aérea e punção intra-óssea)
  • Neurointensivismo
  • Legislações e processos assistenciais na Urgência e Emergência
  • Intoxicações e acidentes com animais peçonhentos
  • Grande queimado e afogamento

Dessa forma, uma pós-graduação em Enfermagem de Urgência e Emergência é uma ótima oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Ela prepara o Enfermeiro para diversos desafios, e o põe em posição de destaque por uma vaga no mercado de trabalho ou mesmo para uma promoção.

 

Leia também: O que é pós-graduação stricto sensu?

 

Como escolher uma pós-graduação em Enfermagem de Urgência e Emergência?

Existem muitas opções de curso de pós-graduação disponíveis nas faculdades, mas como escolher a melhor para sua carreira? Separamos algumas dicas que podem te ajudar na sua decisão, vamos lá?

 

   1. Fique atento às especializações genéricas

Muitas faculdades oferecem a Urgência e Emergência junto com outras especializações, como uma forma de oferecer uma formação mais abrangente. O problema é que, segundo as novas diretrizes do Conselho Regional de Enfermagem, o aluno só pode registrar uma especialização por curso. Dessa forma, ele não consegue atuar em todas as áreas para qual estudou.

 

   2. Procure um curso focado em Urgência e Emergência

Além de não poder registrar as várias especializações, esses tipos de curso não são aprofundados e não oferecem habilitações que trazem diferenciais aos alunos. 

 

   3. Pesquise sobre as possibilidades de habilitação

As habilitações em práticas de urgência e emergência ajudam bastante na carreira dos Enfermeiros. Algumas como Manejo avançado de vias aéreas com dispositivos extra-glóticos e Punção intra-óssea estão em alta no mercado, pois ajudam pacientes com risco de vida em situações de emergência.

 

Pós-graduação em Enfermagem de Urgência e Emergência na Faculdade de Saúde Santa Casa BH

Faculdade de Saúde Santa Casa BH - Pós-graduação Enfermagem em Urgência e Emergência

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Faculdade de Saúde Santa Casa BH, referência em ensino em saúde há mais de um século, está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação em Enfermagem de Urgência e Emergência. 

Além de atender todas as dicas do tópico acima, na Faculdade de Saúde Santa Casa BH o ensino em saúde acontece na vida real. A possibilidade de prática é ampla, pois acontece no maior complexo hospitalar de Minas Gerais, a Santa Casa BH. São mais de 30 especialidades, 1.337 leitos SUS e 19 salas cirúrgicas.

Com um corpo docente qualificado, currículo voltado para o mercado de trabalho e parcerias para visitas técnicas e práticas, a Faculdade de Saúde Santa Casa BH forma profissionais com excelência e humanidade, preparados para lidar com desafios do presente e do futuro.

Veja abaixo mais informações sobre o curso e faça já sua inscrição:

 

Quem pode fazer?

Enfermeiras (os) com registro regular no Conselho Regional de Enfermagem da sua cidade ou Estado.

 

Carga horária:

Teórica: 320 horas/aula

Prática: 40 horas/aula

Total: 360 horas/aula

Duração: 13 meses

 

Aulas:

Início: 15/9. A periodicidade será quinzenal, às sextas-feiras e sábados de 8h às 12h10 e 13h30 às 17h20.

 

Inscrições: 

Até 15/9. Acesse nosso site e saiba mais.

 

 

Pular para o conteúdo