Curso Gestão Hospitalar

Curso de gestão hospitalar conquista nota 5 no MEC

Publicado em 10/08/2022. Atualizado em 01/11/2023 6:14:18

Curso de Gestão hospitalar

O curso de Gestão Hospitalar da Faculdade Santa Casa BH foi classificado com nota 5 no MEC (Ministério da Educação). A nota máxima comprova a excelência do curso, que, em 2022, forma sua primeira turma de gestores e gestoras hospitalares.

A avaliação é composta por três dimensões avaliativas. São elas:

1. Projeto pedagógico do curso;
  2. Corpo docente;
  3. Infraestrutura.

No nosso caso, foram 29 itens avaliados, dos quais tiramos notas máximas em 25 itens e perdemos apenas 1 ponto nos outros quatro itens. Para ter a nota 5, poderíamos ter até mais notas inferiores na avaliação, desde que a média ficasse acima de 4,5, mas a nossa nota foi 4,87, ou seja, o curso foi excepcionalmente bem.

“Nossa avaliação foi bastante positiva, isso significa que o nosso curso é considerado excelente em todos os quesitos que o Ministério da Educação avalia. A importância disso para nós é enorme, porque não existem muitos cursos de gestão hospitalar em oferta no Brasil, em Minas Gerais bem poucos, e nota 5 são raríssimos. Para nós, não é só um reconhecimento da seriedade do nosso trabalho, mas principalmente uma comprovação para os alunos da excelência de nossa formação, ou seja, eles terão um diploma com valor muito maior do que a maioria dos outros alunos dessa área possui”, declara Juliana Dias, coordenadora do curso de GP da Faculdade Santa Casa BH.

Com uma grade curricular completa e atualizada, a formação prepara os alunos para desenvolverem um olhar estratégico para o aperfeiçoamento de processos e serviços de cada setor de uma instituição de saúde.

O curso de gestão hospitalar da Faculdade Santa Casa BH é o único, em âmbito nacional, que garante estágio para 100% dos estudantes em um grupo do porte da SCBH, esse diferencial se reflete na qualidade do profissional que se forma na instituição.

“Nossos alunos chegarão no mercado de trabalho com muito mais experiência, competência e conhecimento do que qualquer outro profissional do Brasil. Ele passará por áreas como planejamento, financeiro, compliance, RH, comunicação e marketing, e outras dentro do período do curso. Além de uma noção de realidade muito grande, tendo contato direto com professores renomados do mercado, sejam da SCBH ou de fora dela”, diz Juliana Dias.

O aluno de Gestão Hospitalar estará inserido em uma metodologia inovadora de ensino chamada de Entrustable Professional Activities (EPAs). No caso dos cursos de gestão, o único que conhecemos que adere a essa metodologia é o da FSC-BH.

As EPAs são uma forma de avaliar o aluno em serviço, sendo assim, além das avaliações feitas nas disciplinas da sala de aula, ele precisará demonstrar que é capaz de executar determinadas atividades profissionais que são condizentes com o nível profissional dele. De forma que quando ele se formar, as principais atividades que lhe forem conferidas não será novidade para ele, tornando muito mais fácil o diferencial e crescimento do aluno na área.