O que é pós-graduação stricto sensu

O que é pós-graduação stricto sensu

Publicado em 16/05/2022. Atualizado em 24/05/2022 5:22:10

O que é pós-graduação lato sensu

 

O ensino superior possui diversas terminologias que envolvem modalidades distintas, como “graduação”, “tecnólogo”, “Pós-graduação stricto e lato sensu”, entre outros. Quando o assunto é mestrado e doutorado, especificamente, há muita confusão quanto às nomenclaturas e formatos. 

 

Por esse motivo, muitas pessoas não sabem como escolher a pós-graduação correta para o seu perfil profissional, o que pode representar perda significativa para a sua carreira, seja ela atividade profissional, acadêmica ou científica.

 

Se esse é o seu caso, trouxemos, neste artigo, os termos relacionados à pós-graduação stricto sensu e lato sensu e suas principais diferenciações. Confira! 

 

Qual a diferença entre lato sensu e stricto sensu?

 

Você já teve vontade de seguir a carreira de pesquisador ou se tornar um professor universitário? 

 

Para quem deseja exercer a docência, o primeiro passo, após concluir a graduação, é ingressar em um programa de mestrado. Assim, para ter o título de mestre, a terminologia utilizada é a stricto sensu, cujo o objetivo é aprofundar a formação obtida na graduação, concedendo grau acadêmico.

 

Já a modalidade lato sensu é bem diferente. Normalmente, a pós-graduação lato sensu é escolhida por quem já trabalha em uma determinada área e deseja atualizar e aperfeiçoar os seus conhecimentos e a sua atuação, seja para crescer no seu emprego atual ou para buscar novas oportunidades.

 

Nesse sentido, um profissional formado em Enfermagem, por exemplo, pode dar continuidade à sua formação com uma pós-graduação lato sensu em Obstetrícia e desenvolver competências essenciais para o exercício na área. 

 

Já o aluno que optar por um mestrado poderá desenvolver atividades de pesquisa científica e seguir carreira docente. Além disso, há possibilidade de atuar em empresas de P&D (pesquisa e desenvolvimento).  

 

Os cursos stricto sensu incluem mestrado acadêmico, mestrado profissional, que tem duração de 24 meses e doutorado, com duração de 48 meses. Mais adiante, detalhamos a diferença entre eles.

Mestrado profissional

 

Ao contrário do que muitos pensam, o mestrado pode ter um viés voltado para competência profissional, além da docência. É o caso do mestrado profissional, que oferece alto nível de qualificação para o mercado.

 

O mestrado profissional é voltado para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho.

 

Confira, a seguir, como funciona o mestrado acadêmico.

 

Mestrado acadêmico

 

O mestrado acadêmico, ao contrário do profissional, é  focado na pesquisa para a produção de conhecimento científico.

 

Assim, o acadêmico estipula um problema de pesquisa e conduz uma investigação científica, com determinada metodologia e com a orientação de um professor.

 

Dessa investigação, resultam artigos científicos e a dissertação de mestrado que é o trabalho final  exigida para receber o título de mestre.

 

Todas essas exigências valem tanto para o mestrado acadêmico quanto para o profissional.

 

Doutorado

 

O doutorado é para o aluno que deseja aprofundar seus conhecimentos na pesquisa científica, na carreira acadêmica e profissional. 

 

Os estudos desenvolvidos ao longo do curso deverá culminar em uma tese de doutorado, submetida a uma banca avaliadora. Após a sua aprovação, o aluno recebe então o título de doutor. 

 

Como escolher o curso de mestrado e doutorado 

 

Se você quer fazer um mestrado e doutorado é preciso se atentar para alguns detalhes importantes, antes de fazer a sua escolha:

 

  • Saber se o curso seja credenciado pela CAPES;
  • Conhecer a linhas de pesquisa oferecidas pelo Programa;
  • Entrar em contato com o docente orientador da linha de pesquisa de interesse. 

 

Qual modalidade de pós-graduação escolher

 

A pós-graduação poderá ser primordial para alavancar a sua carreira.  A escolha dependerá do seu propósito. Se seu objetivo for seguir carreira em empresas, os cursos mais recomendados são pós-graduação lato sensu e mestrado profissional. 

 

Entretanto, se você gosta de fazer pesquisa científica e pensa em trabalhar como professor ou pesquisador, o mestrado acadêmico e, em seguida, o doutorado podem ser a melhor escolha para a sua carreira.

 

É importante deixar claro que não existe o caminho certo. Mas sim, o mais assertivo para você chegar ao seu objetivo. Por isso, defina clareza para onde você quer conduzir a sua carreira para, assim, decidir qual modalidade de pós-graduação fazer. 

 

Agora que você já sabe os significados das terminologias que envolvem os cursos de pós-graduação, bem como as suas principais diferenças, leia este artigo e descubra como se preparar para a entrevista de mestrado.

Pular para o conteúdo