Entrevista de mestrado: como se preparar

Publicado em 04/03/2022. Atualizado em 23/11/2023 2:06:26

Entrevista de mestrado

 

Para ser aceito em um programa de mestrado e doutorado, o candidato deve se submeter a um processo seletivo, reconhecido por seu alto nível de exigência e complexidade.

 

Serão avaliados a proficiência do aluno em algum idioma estrangeiro e a análise curricular. Além disso, o candidato deve passar por entrevista e formular um projeto de pesquisa. Mas, muitos candidatos ficam perdidos quando o assunto é entrevista de seleção.

 

Você, provavelmente, está se perguntando: como devo me preparar? O que eles vão me perguntar? Como serei avaliado? E mais, qual a melhor maneira de tirar proveito de uma entrevista de forma remota? 

 

É certo que muita gente fica com “frio na barriga” e acaba não sendo aprovada nessa fase de entrevistas. Mas, ela é fundamental para o ingresso no mestrado e doutorado e você, certamente, não quer correr o risco de ser reprovado nessa etapa.

 

Neste mini guia, você encontra dicas valiosas para causar a melhor impressão da banca avaliadora de mestrado. Não deixe de ler até o fim! 

 

1 – Fale de suas experiências com pesquisa e extensão

 

Entrevista de mestrado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Caso você tenha feito uma boa graduação, participado de projetos de pesquisa ou tenha sido bolsista de iniciação científica, tudo fica mais fácil. Dessa maneira, você vai saber responder às perguntas de forma assertiva. Esses são pontos positivos para o candidato.

 

No entanto, a realidade da maioria dos graduados é um pouco diferente, então, se você não tem familiaridade com a pesquisa científica, terá que procurar saber como o mundo acadêmico funciona. 

 

A dica aqui é estudar. O que é um artigo? Como ele é publicado? Você tem conhecimento sobre publicações científicas? Essas são informações básicas.

 

2 – Mantenha seu Currículo Lattes atualizado

 

É importante que o candidato mantenha o currículo Lattes atualizado, pois ele será analisado pela Banca Examinadora. Além de ser uma forma de você mostrar a outros pesquisadores o seu engajamento com a produção científica.

 

Caso ainda não tenha, providencie imediatamente. Basta acessar a Plataforma Lattes do CNPq para criar o currículo.

 

3 – Projeto de pesquisa do mestrado

 

Se você está se preparando há mais tempo para ingressar no mestrado, já deve imaginar que precisará de um projeto de pesquisa e que deverá defendê-lo durante a entrevista, não é mesmo?

 

Mas, nem todas as instituições exigem que o aluno projete suas intenções de pesquisa, antes de iniciar o programa. 

 

A Faculdade Santa Casa BH, por exemplo, adota outra metodologia de seleção. Nela, o projeto de pesquisa não é obrigatório no dia da entrevista. Em vez disso, o candidato busca um caminho mais objetivo de projeto, juntamente com os professores, no momento da entrevista.

 

Quer saber como funciona? Entre em contato por meio deste link

 

4 – Demonstre interesse e disposição para pesquisar 

 

Entrevista de mestrado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apesar das experiências acadêmicas serem relevantes, elas não são uma obrigatoriedade. Isso porque a banca espera conhecer as suas intenções com a  pesquisa, o seu real interesse e disposição para pesquisar.

 

Nesse sentido, não é exigido conhecimento teórico aprofundado, conceitual e metodológico, já que você desenvolverá esses quesitos ao longo do programa de mestrado. 

 

Leia também: 5 fatos que você precisa saber sobre o Mestrado e Doutorado da Faculdade Santa Casa BH

 

5 –  Procure saber mais sobre  as linhas de pesquisa e o corpo docente do Programa

 

Importante que o candidato conheça, previamente, as linhas de pesquisa e o corpo docente, para garantir maior segurança e nortear o desenvolvimento do projeto de pesquisa que será proposto.

 

Pense que os questionamentos da banca podem surgir a partir de uma pesquisa feita por eles, por isso, o ideal é entendê-la. Então, a dica aqui é consultar o currículo lattes de cada um dos professores do programa. 

 

6 – Seja objetivo ao longo da entrevista

 

O tempo passa bem rápido durante a entrevista. Evite demorar muito tempo para responder as perguntas. Por isso, seja objetivo e franco. Assim você saberá administrar melhor o tempo.

 

Veja um exemplo: suponhamos que a banca te questione se precisará do auxílio de alguma bolsa para se dedicar à pesquisa. Seja objetivo e sincero.

 

Se você não tiver condições de se manter no programa sem bolsa, ou o objetivo principal, ao entrar no mestrado, seja justamente a bolsa, diga.

 

Ah! É importante você saber também se há disponibilidade e qual o tipo de bolsa que será oferecida pois, se for bolsa de fomento da CAPES ou FAPEMIG, por exemplo, existem algumas condições para pleitear a bolsa como dedicação exclusiva, entre outras. 

 

7 –  Fale bem e de forma clara

 

Ter uma boa dicção, ser claro e objetivo, em um tom socialmente adequado não são habilidades que todas as pessoas têm, não é mesmo? Mas, ainda assim, nesse momento, você precisa ter uma boa desenvoltura nesse aspecto.

 

Os pesquisadores são, frequentemente, convidados para palestras e apresentações de sua pesquisa em eventos científicos e seminários. Por isso, esse tópico conta, e muito, viu?!

 

8 – Expresse motivação na entrevista

 

Entrevista de mestrado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seja na entrevista online ou presencial, é fundamental que os professores percebam sua motivação.

 

Mesmo que seja  difícil controlar o nervosismo, não deixe transparecer, pois isso é avaliado de forma negativa. 

 

Dessa forma, demonstre a segurança de que vai conseguir completar seu projeto e que a pesquisa acadêmica é fundamental para sua carreira.

 

Dica extra – Entrevista de mestrado on-line

 

Entrevista de mestrado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como dito anteriormente, a etapa de entrevista para ingresso no mestrado gera doses cavalares de ansiedade e angústia. Mas, para algumas pessoas, a entrevista remota pode ser ainda mais desafiadora. 

 

Dito isso, existem algumas maneiras para contornar esses sentimentos. Treinar a apresentação com antecedência é um deles. Selecionamos outros abaixo, confira!

 

1) Roteirize a apresentação

 

Ter um roteiro em mãos servirá como um guia. Com ele, você saberá administrar seu tempo. 

 

2) Não entre na sala com a câmera desligada

 

Poderíamos dizer que esse é o mínimo esperado do candidato. Mas, com a pandemia, entrar em reuniões on-line virou rotina para muita gente e, no decorrer do tempo, deixamos de ligar a câmera.

Se esse tem sido um hábito para você, não o faça em uma entrevista remota de seleção de mestrado. 

 

3) Certifique-se de que esteja vestido de forma adequada

 

Os professores avaliarão seu conhecimento, não sua roupa. Mas, é claro, bom senso sempre é bom. Por isso, esteja de cabelos penteados, unhas cortadas e, no caso dos homens, a barba feita. 

 

4) Esteja em um ambiente tranquilo

 

É importante que o ambiente esteja organizado e o mais silencioso possível. Pense: não seria visualmente bonito que, durante a entrevista, ao fundo, tenha uma cama cheia de roupas empilhadas. 

 

5) Boa conexão com a internet

Para uma entrevista on-line, o mínimo esperado é que se tenha uma conexão estável. Por isso, verifique essas questões técnicas com antecedência.

 

Faça Mestrado na Faculdade de Saúde Santa Casa BH

Nosso Mestrado Acadêmico em Medicina – Biomedicina está com inscrições abertas para o processo seletivo 2024. Reconhecido com nota 4 pelo Capes, o curso foca no desenvolvimento de alunos em caráter científico, e oferece equipamentos de ponta para pesquisa, pesquisas translacionais, docentes experientes e processo seletivo de bolsas Capes e Fapemig.

Se especialize em uma das áreas que mais cresce no Brasil, no maior complexo hospitalar de Minas Gerais.

Saiba mais clicando aqui, ou entrando em contato pelo WhatsApp.

 

 

Pular para o conteúdo