BRICNet

Centro de Pesquisa Clínica da Santa Casa BH faz parte do BRICNet.

Publicado em 08/09/2022. Atualizado em 28/09/2023 11:13:29

O Centro de Pesquisa Clínica e Inovação da Santa Casa BH recebeu um certificado de qualificação e passou a fazer parte da Brazilian Research in Intensive Care Network – BRICNet, uma rede brasileira de estudos multicêntricos de Medicina Intensiva. Esses estudos são conduzidos por vários centros de pesquisa simultaneamente, abrindo espaço para que a SCBH contribua ainda mais com a geração de ciência de qualidade.

O Centro de Pesquisa Clínica e Inovação da SCBH possui 13 colaboradores dedicados que auxiliam o pesquisador na condução dos estudos clínicos em diversas especialidades.

“Temos o objetivo de oferecer testes de medicamentos, vacinas e novos tratamentos, possibilitando novas terapias apropriadas para a população, bem como a geração de novos conhecimentos científicos sobre os mecanismos das doenças”, explica Ariadne Bastos, Coordenadora do Centro de Pesquisa Clínica e Inovação da SCBH.

A BRICNet produz pesquisas de alta qualidade, sendo a terceira maior rede de pesquisadores em UTI do mundo, com mais de 20 estudos publicados.

“Participar desses estudos proporciona à instituição colaborar com dados para a validação das pesquisas e promover benefícios significativos ao Centro de Pesquisa, à SCBH e aos pacientes através da produção científica, impactando a sociedade com a relevância de seus resultados”, continua Ariadne.

Um estudo clínico é caracterizado por uma investigação que segue os padrões de Boas Práticas Clínicas, com regras formais para a preparação, desenvolvimento e documentação do material.

“Para o Centro de Pesquisa Clínica e Inovação da SCBH, obedecer às regras, estar atento aos detalhes e treinar o protocolo com seus colaboradores é essencial para a garantir a qualidade dos dados e que a segurança e o bem-estar dos pacientes sejam respeitados, sendo a ciência fundamental para o desenvolvimento sustentável”, finaliza.