socorrista

Socorrista: tudo que você precisa saber sobre essa atuação

Publicado em 01/08/2022. Atualizado em 03/08/2023 1:54:05

socorrista

Se você chegou até aqui é porque tem curiosidade de saber mais sobre como uma pessoa com formação de socorrista pode ajudar em acidentes no seu dia a dia. Essa é uma formação que exige estudo, dedicação e atenção com o outro.

Se você quer saber tudo sobre socorrista como: o que faz e de que maneira se tornar um, é só continuar lendo esse artigo que preparamos para você!

O que faz um socorrista?

O socorrista é a pessoa que faz os primeiros atendimentos às vítimas em acidentes como: afogamento, engasgo, parada cardiorrespiratória, trauma ou intercorrências clínicas.

A pessoa presta os primeiros socorros e faz o que for necessário para salvar a vida do acidentado, até que uma equipe médica chegue ao local, ou que possa ser encaminhada para um hospital.

Nesse sentido, o socorrista faz o atendimento pré-hospitalar, entendendo o que aconteceu, estabilizando a vítima e averiguando seus sinais para que depois a equipe especializada possa seguir com a assistência.

Como se tornar um socorrista?

Para ser um socorrista é necessário fazer um curso para se aperfeiçoar e aprender questões básicas de anatomia, sinais vitais e técnicas de primeiros socorros, entre outras habilidades.

No curso você terá acesso a conteúdos teóricos e práticos, totalizando uma carga horária de 40 horas, que contempla o seguinte conteúdo: 

  • Reanimação cardiopulmonar;
  • Manejo do desfibrilador automático externo;
  • Desobstrução de via aérea;
  • Avaliação da cena do acidente;
  • Anatomia básica;
  • Assistência a vítima de trauma;
  • Principais intercorrências clínicas: parto, convulsão, descompensação diabética.

Onde um socorrista pode atuar?

Bom, como o socorrista será uma pessoa que não é da área da saúde ele vai atuar até a chegada de médicos, enfermeiros. Então ele poderá ajudar pessoas em locais públicos como shopping, supermercado, shows, ônibus. 

Além de conseguir ajudar em casa, caso um parente, vizinho ou amigo precise de assistência. E também no trabalho, dependendo da sua profissão, fazer o curso pode ser um diferencial para o currículo. 

O que é necessário para ser um bom socorrista?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a atuação de socorrista vamos te mostrar o que é necessário para se tornar um. 

A sua principal função será proteger e prezar pela vida das pessoas prestando o socorro essencial no momento.

Por isso, é uma ocupação que exige:

  • Preparo físico e emocional: é importante estar equilíbrio emocional para conseguir lidar com as situações que você pode ter que enfrentar sendo um socorrista, além disso, ter um bom preparo físico para atender os pacientes da melhor forma.
  • Responsabilidade: como socorrista você lidará com a vida de outras pessoas, sendo necessário ter bastante sensatez para tratar com os acontecimentos.
  • Atenção: ser uma pessoa atenciosa é importante para conseguir entender o ambiente do acidente e o estado da pessoa ferida.
  • Calma: a calma também é primordial para você conseguir deixar a pessoa ferida tranquila e lidar com as situações sem desespero. 
  • Boa comunicação: o socorrista precisa conversar com a vítima dos acidentes, além de passar informações para a equipe especializada que dará continuidade com o atendimento. Ter uma boa comunicação ajuda nesses momentos.

Esperamos que você tenha entendido tudo sobre ser socorrista. Se você se identificou com essa atuação, não perca tempo, faça sua inscrição no curso da Faculdade Santa Casa BH!

Pular para o conteúdo