Curso de curta duração

Curso de curta duração: 6 vantagens de fazer na área da saúde!

Publicado em 28/04/2022. Atualizado em 03/08/2023 2:19:56

Curso de curta duração

Fazer um curso de curta duração é uma ótima escolha, principalmente para quem é da Saúde, já que essa é uma área que se atualiza de forma constante e o profissional não pode ficar para trás. Com esse tipo de formação é possível se atualizar de forma rápida e com um custo baixo.

Para te ajudar, fizemos esse artigo explicando mais sobre o curso de curta duração, como ele funciona, suas vantagens e quais são as melhores opções do mercado.  É só continuar a leitura!

O que é um curso de curta duração?

O curso de curta duração, como o próprio nome já diz, é uma formação que acontece em um curto espaço de tempo. São cursos que contêm uma carga horária menor, principalmente se comparada com outros tipos de cursos, como uma pós-graduação.

Como funciona?

Como falamos anteriormente, o curso de curta duração tem uma carga horária menor, se comparado a outros tipos de formação. Isso porque o conteúdo é extremamente relevante e atual para o mercado, ou seja, o profissional não pode demorar para atuar.

O curso de curta duração pode proporcionar uma especialização para o trabalhador dentro da área em que ele já atua ou se capacite para uma nova formação
. Entre os exemplos estão: Tanatopraxia, Socorrista, Cuidador de Idoso e Recém-Nascido.

Esse tipo de curso tem uma carga prática grande e pode ter aulas em período integral ou nos finais de semana, de acordo com o cronograma definido por cada instituição.

Quando fazer um curso de curta duração?

Agora que você já sabe o que é um curso de curta duração e como ele funciona, você deve estar se perguntando, mas quando fazer esse tipo de formação?

Para o mercado de trabalho, a atualização de qualquer profissional precisa ser constante, por isso, é importante fazer quando você sentir que só a sua formação original não está sendo o suficiente ou quando quiser ampliar seus conhecimentos. Se quer buscar um aumento de salário, essa rápida especialização pode ser uma ótima saída.

O curso de curta duração, dependendo do conteúdo, ajuda também na formação completa de um profissional, não precisando ser só especialização. Então, se você tiver procurando uma nova profissão ou se quer entrar no mercado de trabalho, essa é a hora de começar um curso de curta duração.

6 vantagens do curso de curta duração

Separamos 6 vantagens de fazer um curso de curta duração. Confira!

1- Diferencial no currículo e no mercado

A primeira vantagem de fazer um curso de curta duração é ter um diferencial no currículo e consequentemente no mercado. O profissional que se especializa de forma constante e sempre busca conhecimento, tende a ser muito valorizado.

Assim, você terá um currículo completo na sua área de atuação e aumentará as chances de conseguir um bom emprego ou até mesmo de crescer na organização em que estiver.

2- Custo baixo

Um dos principais benefícios dos cursos de curta duração é o seu baixo custo. Por ter uma carga horária menor que outros tipos de especialização, essa formação normalmente é mais barata.

Isso é ótimo, pois assim, você consegue estudar, melhorar o seu currículo e ter vantagens no mercado sem gastar muito dinheiro.

3- Formação rápida

Bom, como dissemos ao longo do texto, o maior diferencial do curso de curta duração é a sua carga horária, que é intensa, mas rápida. Dessa forma é possível se especializar de forma ágil pegando o gancho do que o mercado está precisando. 

Formações longas também são importantes mas, dependendo do objetivo profissional, não são boas opções.

4- Networking 

Todo tipo de formação faz com que você conheça novas pessoas e faça networking, mas o bom do curso de curta duração é que será possível encontrar profissionais de vários níveis e lugares como, por exemplo, um técnico e um gestor no mesmo curso.

Assim, você vai poder trocar experiências com os colegas, além de ser possível conseguir algum tipo de contato profissional que te ajude a crescer em alguma organização.

5- Aprendizado focado

O curso de curta duração é uma formação bem direta, ou seja, você terá um aprendizado direcionado para aquilo que procura, tendo contato com um conteúdo aprofundado e focado no tema que buscou.

Isso evita que o aluno perca tempo e que aprenda coisas que não serão necessárias para o dia a dia de trabalho.

6- Ensino prático

Por último, mas não menos importante, é a vantagem do ensino prático. Por ser de curto tempo e com os temas bem direcionados, o curso de curta duração preza muito pela prática, fazendo com que os alunos coloquem a mão na massa e estejam prontos para ir ou voltar ao mercado de trabalho sem medo e conhecendo tudo que precisam.

Cursos de curta duração para fazer na área da Saúde

Separamos algumas opções de curso de curta duração na área da Saúde que você pode fazer:

Esperamos que você tenha gostado do texto e entendido a importância do curso de curta duração para a sua carreira. Quer acessar mais conteúdos gratuitos como esse? Acompanhe o nosso blog!

Pular para o conteúdo