Cuidador de Crianças

Cuidador de Crianças: curso mostra o que é preciso para se destacar no mercado de trabalho

Publicado em 21/03/2023. Atualizado em 08/05/2023 2:39:33

Cuidador de Crianças

Nem sempre a primeira carreira que escolhemos é a certa para nós. Nesses momentos, é preciso autorreflexão e a busca por um lugar para recomeçar. Essa é a história da ex-aluna do curso livre de Cuidador de Crianças da Faculdade Santa Casa BH, Rosilene Lana, 52 anos.

Rosilene trabalhou a vida toda no comércio, mas não se sentia realizada. Quando pensou em fazer uma reciclagem profissional, percebeu que o que a fazia feliz era o cuidado com recém-nascidos. Ela então pesquisou na internet e encontrou o nosso curso. “Como eu já conhecia a história da Santa Casa BH, não pensei duas vezes para me inscrever”, conta.

No curso de Cuidador de Crianças, Rosilene aprendeu, entre outras coisas, a promover cuidados específicos a cada fase de desenvolvimento de recém-nascidos e crianças. Esse foi um dos conhecimentos que abriram as portas para ela se firmar na nova profissão. “Um dos maiores desafios do meu trabalho é conquistar a confiança dos pais. Quando eles sabem que um cuidador frequentou uma instituição reconhecida, eles ficam mais tranquilos e valorizam muito”, explica.

 

O que é preciso para se destacar no mercado de trabalho?

Um dos motivos que levam os pais a contratar cuidadores formados é o treinamento para lidar com situações emergenciais. O curso prepara os alunos para reconhecer riscos à saúde e à integridade da criança, e a agir de forma preventiva, rápida e assertiva.

Mas apesar das habilidades técnicas reconhecidas, Rosilene destaca que o que ela mais aprecia é o carinho das crianças.

 

“Eu adoro meu trabalho, e elas percebem isso no dia a dia. A gente acaba criando uma relação, e isso me traz muita satisfação”, diz.

 

 

Após essa realização pessoal e profissional, Rosilene incentiva outras pessoas como ela a trilharem o mesmo caminho.

 

“Se você gosta de criança e tem paciência, você já tem aptidão para começar. Mas para que você se destaque e as portas sejam realmente abertas, com certeza o curso é a escolha certa”.

 

   

Quais são as funções de um Cuidador de Crianças?

O Cuidador de Crianças é um profissional capacitado para trabalhar em casas de família, acompanhando recém-nascidos e crianças em todas as fases de seu crescimento, garantindo sua integridade física e bem-estar.

No curso oferecido pela Faculdade Santa Casa BH, o aluno desenvolve aptidões intelectuais, morais e emocionais para realizar essa função. Podem fazê-lo maiores de 18 anos, com ensino fundamental completo e interesse na área.

As inscrições estão abertas para a turma de maio. As aulas estão previstas para começar no dia 20/05, e acontecem aos sábados, de 8h às 17h. Lembrando que o curso possui 40 horas/aula presenciais, divididas entre teoria e prática.

Clique aqui para mais informações e faça já a sua matrícula!

Pular para o conteúdo