Cuidador de Idosos

5 principais motivos para você apostar na carreira de cuidador de idosos

Publicado em 20/08/2021. Atualizado em 17/04/2023 9:10:44

Cuidador de Idosos

 

A profissão de cuidador de idosos está em expansão no Brasil. Como cuidador de idosos você zela pelo bem-estar físico e psicológico das pessoas com idade avançada. Com o crescimento do número de idosos no país, o trabalho do cuidador passou a ser ainda mais valorizado. Além, é claro, de ser cada vez mais requisitado em hospitais, casas de repouso e residências particulares.

 

Está pensando em se tornar um cuidador de idosos, mas ainda tem dúvidas se esta é uma boa ideia? Leia este artigo e encontre 5 excelentes motivos para você ingressar na carreira e, ao final, descubra como nós da Faculdade Santa Casa BH podemos te ajudar!

 

1 – É a profissão que mais cresce no Brasil

 

Segundo dados do Ministério do Trabalho

 divulgados no final de 2018, houve um aumento de 547% no número de cuidadores de idosos no país. Ao fazermos um comparativo entre 2007 e 2018, o salto foi gigante: de 5.263 para 36.720 cuidadores. 

 

Estes números apontam um aquecimento no setor, já que muitas pessoas estão procurando se especializar na profissão de cuidador. E a tendência é aumentar ainda mais a demanda. Isto porque os brasileiros estão ficando mais velhos.

 

2 – Os brasileiros estão envelhecendo

 

O número de brasileiros acima dos 60 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deve ultrapassar a marca dos 60 milhões até 2050. A terceira idade deve saltar de 9,5% para 21,8% de parcela da nossa sociedade. Assim, a população de idosos deve ultrapassar os 40 milhões. 

 

O envelhecimento costuma trazer consigo diversos impactos à saúde. Falamos de redução de mobilidade, maior risco de doenças crônicas, maior propensão a demências, perda de visão, necessidade de ficar acamado, entre outros impactos. Essa realidade é um desafio constante para o cuidador. Então, veja a seguir se você tem as habilidades necessárias para ser um bom profissional.

 

3 – Oportunidade de se habilitar em diferentes áreas

 

A formação técnica é fundamental para ingressar na profissão de cuidador de idosos. Hoje, até mesmo familiares e amigos que antes atuavam sem formação técnica podem se especializar e cuidar dos idosos próximos. 

 

Uma observação curiosa é a formação de profissionais multidisciplinares treinados em diversas áreas: legislação, psicologia, nutrição, primeiros socorros e reanimação cardíaca

 

De forma geral, se você gosta da profissão e se identifica com as funções, procure um curso que atenda às suas demandas e expectativas e se especialize.

 

4 – Existe qualificação acessível para o cargo

 

A habilitação da profissão de cuidador é obtida através de cursos profissionalizantes. Estes costumam ter ótimo custo-benefício e duram em média 3 meses. Ou seja, você consegue se especializar em pouco tempo e pagando mensalidades que cabem no seu bolso!

 

5 – Faça o nosso curso para cuidadores de idosos

 

O curso de capacitação para cuidadores de idosos realizado pela Escola Técnica Santa Casa BH/Faculdade Santa Casa BH é o mais completo do mercado. A duração média é de 3 meses e meio, com aulas em dias alternados, 2 vezes por semana ou 1 vez na semana aos sábados e carga horária total de 100 horas. 

 

São diversos benefícios para você:

  • Aulas teóricas e práticas ( simulação em laboratório, realizado pelo aluno com a supervisão do professor;
  • Professores com vasta experiência e atuantes nas diversas áreas e complexidades da saúde;
  • Certificado;
  • Material didático;
  • Estágio garantido no Instituto Geriátrico Afonso Pena (IGAP) (Quando liberado pela VISA)  ou instituições parceiras de renome nas cidades onde o curso é ofertado; 
  • E ainda, escolha estudar aos sábados ou durante a semana, aqui é do seu jeito!

Se ainda tem dúvidas, entre em contato com a nossa equipe hoje mesmo! (31) 3238-81-86 ou pelo WhatsApp (31) 98420-5587.

Pular para o conteúdo