Gestão em saúde: 3 insights sobre o MBA com o coordenador Stênio Afonso

Publicado em 07/03/2024. Atualizado em 08/03/2024 9:32:41

Gestão em saúde

Você sonha em fazer um MBA, mas ainda não sabe qual curso e faculdade escolher? A Gestão em Saúde e Inovação é o curso ideal para profissionais que já estão no setor, mas que almejam novos desafios na carreira e querem entender a fundo como operacionalizar um hospital de sucesso.

Se este é o seu caso, não perca abaixo a entrevista que fizemos com o coordenador do nosso MBA em Gestão e Inovação em Saúde, Stênio Afonso, que trouxe um panorama muito interessante sobre o curso e sobre a carreira de gestor em saúde. Confira!

 

Mas afinal, o que é Gestão em Saúde?

Gestão em saúde

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Antes de vermos a entrevista, vamos entender o que é, e qual o conceito de Gestão em Saúde.

O termo surgiu para designar as especificidades da disciplina de gestão na área da saúde, que tem como objetivo tornar as instituições desse setor sustentáveis, eficientes e inovadoras, fazendo com que a experiência do paciente/cliente seja cada vez mais segura e agradável.

Isto é feito por meio de planejamento, organização, controle e direção, com foco no gerenciamento dos recursos humanos, financeiros, logísticos e sanitários, além da aplicação de tecnologias e metodologias que mantêm as instituições atualizadas e competitivas.

 

Um pouco da história do coordenador Stênio Afonso

Gestão em saúde

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Docente há 13 anos, Stênio é formado em Administração e possui MBA em Finanças Corporativas e mestrado profissional em Gestão. Sua paixão pela área da saúde começou em 2015, quando deu aula para gestores e diretores de hospitais da Zona da Mata, e passou a conhecer os desafios do setor.

“Os alunos me questionavam como tratar de custo e planejamento em um pronto socorro, com o paciente entre a vida e a morte. Como um médico vai seguir um processo de requisição de material em uma situação de urgência e emergência. Foi por meio desta experiência que eu entendi que muitas das metodologias aprendidas na escola de gestão precisavam ser adaptadas, pois existe um perfil muito diferenciado na área médica”, conta.

Além da docência, atualmente Stênio é Gerente de Serviços Funerários na Assistência Familiar Santa Casa BH, e tem conduzido a empresa em seu processo de reformulação e expansão de negócios.

 

 

3 insights sobre o MBA com o coordenador Stênio Afonso

 

#1 União do melhor da teoria e da prática

“O nosso curso é muito dinâmico. Ele oferece uma carga horária bem significativa, que permite unir o melhor da teoria científica com a atividade prática no melhor hospital filantrópico 100% SUS de Minas Gerais e o 2º melhor do país, de acordo com o prêmio Época Negócios 360º.

 

Isso significa que o aluno vai conhecer metodologias de gerenciamento e inovação reconhecidas no mercado pela eficiência, e ter contato com profissionais renomados que contribuem para uma formação de excelência”, ressalta. 

 

#2 Mercado carente de profissionais especializados

“O mercado de saúde é um dos que mais crescem no país, mas ainda falta esse gestor que não é administrador e nem médico, mas sim, um administrador com ênfase na área médica, ou um médico com conhecimento aprofundado da área administrativa.

 

Nesse sentido, o MBA da Faculdade de Saúde Santa Casa BH consegue criar essa oportunidade para o aluno preencher essa lacuna em grandes instituições do setor, pois ele vai aprender e praticar com propriedade sobre planejamento estratégico, controle de estoque, finanças corporativas, controladoria, marketing, gestão de pessoas, logística entre outros conceitos e metodologias que se tornam verdadeiros diferenciais na hora de concorrer a uma vaga de trabalho.”

 

#3 O futuro da tecnologia já está entre nós

“O profissional que não estiver disposto a acompanhar as tecnologias que já estão presentes nas maiores instituições de saúde, dificilmente terá espaço no mercado de trabalho. Hoje já temos a telemedicina, a cirurgia robótica, o diagnóstico por imagem, só para citar algumas que fazem com que os resultados dos exames na Santa Casa BH sejam apresentados com muito mais rapidez e precisão do que há quatro anos atrás.

 

O nosso MBA aborda todo o impacto dessas tecnologias no dia a dia, e aprofunda em questões práticas como legislação, mercado, processos éticos entre outros temas discutidos em todo o mundo.”

 

Leia também: Medicina do futuro: o que é e como se preparar?

 

Insight extra – #4 A área da saúde é uma das mais estáveis do mercado

“A área da saúde dificilmente passa por crises, e possui muitas oportunidades para profissionais que apresentam algo novo, e que buscam um diferencial na carreira. O nosso MBA existe para ajudar o aluno a atingir esse objetivo.

 

Quem conhece da área da saúde sabe que existem muitos processos e metodologias, e que é preciso se atualizar a todo tempo para acompanhar essas inovações e oferecer a melhor saúde para quem mais precisa. É com essa visão que estamos oferecendo este curso.”

 

Conheça o MBA de Gestão e Inovação em Saúde da Faculdade de Saúde Santa Casa BH

Faculdade de Saúde Santa Casa BH

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O MBA em Gestão e Inovação em Saúde é um curso inovador projetado para atender às demandas crescentes e complexas do setor de saúde.

Com o objetivo de capacitar profissionais para assumirem papeis estratégicos e liderança em organizações de saúde, o programa se destaca como uma oportunidade única para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades e conhecimentos.

O curso aborda temas essenciais como gestão hospitalar, inovação tecnológica, legislação sanitária, qualidade e segurança do paciente, entre outros. Os alunos terão acesso a um corpo docente altamente qualificado, composto por profissionais renomados e especialistas atuantes no campo da saúde.

 

Diferenciais para sua carreira profissional

Um dos diferenciais do MBA é a ênfase na inovação, visando preparar os alunos para enfrentar os desafios contemporâneos e as constantes mudanças no setor. Além das aulas teóricas, o curso oferece atividades práticas, estudos de caso e visitas técnicas, proporcionando uma experiência completa e integrada aos participantes.

A nossa proposta é que os alunos saiam do MBA não apenas com conhecimento teórico, mas com as habilidades práticas necessárias para enfrentar os desafios do dia a dia na gestão de instituições de saúde.

 

 

Aproveite agora essa oportunidade! Saiba mais acessando nossa página ou fale agora com a gente pelo WhatsApp.

 

Pular para o conteúdo