Você conhece o mercado de saúde?

Publicado em 16/01/2020. Atualizado em 18/09/2023 3:22:15

Esse setor que movimenta bilhões na economia brasileira todos os anos está em constante crescimento e tem despertado o interesse de empresas que oferecem soluções de tecnologia à área da saúde. A Apple é um exemplo e está projetando um aplicativo para recolher dados de saúde de seus milhões de usuários. Com sensor de eletrocardiograma e medidor de decibéis, entre outras funções, o app promete promover o avanço da ciência de maneira inédita na área da saúde.

Tem aumentado também o envolvimento do governo – gestor do Sistema Único de Saúde, do qual dependem milhões de brasileiros – na proposição de políticas públicas e de regulação para tentar minimizar as falhas de atendimento do SUS e dos planos de saúde. Esses fatores, somados à alta taxa de desemprego no Brasil, fizeram explodir o fenômeno das clínicas de baixo custo, que realizam consultas e exames a preços acessíveis e sem demora. Uma das pioneiras nesse mercado já atende quase 2 milhões de pacientes.

Inovação tecnológica é a chave para o sucesso na prestação de serviços de saúde. Atualmente, grande parte dos laudos de exames médicos são feitos à distância hoje. Várias empresas recebem imagens e outros dados colhidos nos hospitais e clínicas ao redor do mundo e fornecem laudos especializados, 24 horas por dia, com confiabilidade e segurança. A Telemedicina, que inclui esse tipo de atividade, é a área médica que mais cresce no mundo. Apenas um hospital brasileiro já emitiu, sozinho, mais de 1 milhão de laudos à distância.

O mercado de saúde é bem maior e mais diversificado do que a gente pensa. E não para de crescer. Prepara-se para saber muito mais no curso de Gestão Hospitalar da Faculdade Santa Casa BH. Esperamos você!

Profa. Juliana Dias

Coordenadora de Curso