Veja o que é Gestão Hospitalar e qual a sua importância para a área da saúde
Publicado em 10/01/2022. Atualizado em 01/11/2023 6:18:02
Se você gosta de atuar na área da Saúde e também na área administrativa, a gestão hospitalar pode ser uma boa opção de carreira.
Essa é uma profissão que está muito ligada à gestão e à administração e visa garantir serviços de qualidade e a segurança do paciente nos hospitais, clínicas, casas de repouso, entre outros locais.
A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), fez um levantamento, em 2018, que mostrou que dos R$ 500 bilhões gastos em 2017 no setor da Saúde, seja público ou privado, 20% foram desperdiçados, resultando em uma perda de R$ 100 bilhões no ano.
Esse dado mostra a importância de um gestor hospitalar para gerir os recursos, orçamentos e pessoas da instituição, evitando assim os desperdícios.
Se você tem interesse na profissão, vamos te ajudar a entender o que é a gestão hospitalar, qual a sua importância, como é o mercado de trabalho e muito mais. É só continuar lendo este artigo!
O que é gestão hospitalar?
A gestão hospitalar é a profissão responsável por cuidar dos processos e pessoas de um ambiente voltado para a Saúde.
Já parou para pensar que um estabelecimento de Saúde possui uma rotina agitada, com diversas coisas para serem resolvidas para que tudo funcione, como, por exemplo, plantão dos profissionais, medicamentos, orçamentos, suprimentos? O papel do gestor hospitalar é zelar por tudo isso para que a organização não pare.
O gestor hospitalar entende de todo o funcionamento de um local, como hospital ou clínica. Ele precisa ter uma visão geral de como cada setor funciona e faz parte da organização, afetando ou não a operação, como, por exemplo, a recepção, o estoque da farmácia e o quadro de horário dos colaboradores.
Com esse conhecimento, o profissional de gestão hospitalar consegue tomar decisões mais assertivas, aperfeiçoando ou modificando os processos para que o ambiente funcione da melhor forma.
Quais são as atividades do gestor hospitalar?
Como você viu, o gestor hospitalar possui uma função muito ampla dentro da instituição em que atua, tendo um trabalho bastante estratégico. É preciso olhar processos e pessoas, materiais e recursos financeiros, organizar diversos setores para identificar e solucionar problemas e pensar na parte administrativa.
Algumas das funções que o gestor hospitalar exerce são:
- Gerenciamento de processos, sistemas, pessoas e recursos materiais;
- Coordenação do planejamento estratégico;
- Organização dos fluxos de trabalho e das informações;
- Supervisão de contratos e convênios;
- Desenvolvimento de programas de ampliação e avaliação de tecnologia em Saúde;
- Definição de mecanismos de controle de compras e custos;
- Estruturação de áreas de apoio e logística hospitalar;
- Controle de materiais, estoque e orçamento.
Como é o mercado de trabalho?
O mercado de Saúde no Brasil é muito vasto. Além de hospitais públicos ou privados, o gestor hospitalar também pode atuar em:
- Consultórios
- Laboratórios
- Clínicas de reabilitação
- Clínicas de estética
- Casas de repouso
- Maternidades
- Unidades básicas de atenção à Saúde, etc
O gestor hospitalar terá uma rotina bem dinâmica, com várias tarefas, por isso o profissional deverá ser estratégico, organizado e se relacionar bem com as pessoas.
Qual a importância da gestão hospitalar?
Ter um gestor hospitalar no estabelecimento voltado para a Saúde é muito importante para que os processos da instituição funcionem da melhor forma, oferecendo assim um atendimento seguro e de qualidade aos pacientes e promovendo a organização e o desenvolvimento da empresa.
Além disso, é o gestor hospitalar que vai fomentar a inovação no local, trazendo novas ideias, metodologias e processos.
Como funciona o curso de gestão hospitalar?
A graduação tecnológica em gestão hospitalar abrange as diversas áreas que você precisa entender como profissional para atuar em uma instituição de Saúde, te dando uma visão ampla sobre os assuntos e te preparando para as demandas do mercado.
No curso, você terá matérias de empreendedorismo, comunicação, ética, contabilidade, economia, informática, administração e muito mais.
Esperamos que você tenha entendido o que é a gestão hospitalar e qual a importância dessa profissão nos estabelecimentos de Saúde.
Quer saber mais sobre o mercado de Saúde? Então, acesse o artigo que preparamos para você. É só clicar aqui!