tecnico-em-farmacia

Técnico em farmácia: tudo que você precisa saber sobre o curso!

Publicado em 17/01/2022. Atualizado em 03/08/2023 1:57:06

Você está buscando emprego e quer uma formação rápida? Fazer um curso técnico pode ser uma boa opção. Esse tipo de formação oferece uma qualificação ágil, fazendo com que você consiga entrar no mercado de trabalho mais rápido. 

Mas você deve estar pensando que existem diversos cursos técnicos, não é mesmo? São várias as possibilidades, mas, hoje, vamos falar do curso Técnico em Farmácia. Essa é uma área que está crescendo bastante, são várias indústrias, farmácias e laboratórios que estão abrindo e precisando de profissionais qualificados.

Por isso, vamos te mostrar como funciona o curso, onde o técnico pode atuar, quem pode fazer e mais informações para você que está pensando em optar pela formação. Não deixe de ler!

Como funciona o curso técnico em Farmácia?

O curso técnico em Farmácia é uma formação profissionalizante de nível médio, ou seja, o técnico de Farmácia irá trabalhar sob a supervisão de um farmacêutico com nível superior.

O curso tem duração de 20 meses letivos e, nele, você fará as seguintes disciplinas:

  • MÓDULO I

Anatomia, Fisiologia Humana e suas Patologias 

Microbiologia e Parasitologia 

Introdução à Farmácia 

Técnicas de Laboratório 

Química Geral 

Operações Unitárias 

 

  • MÓDULO II

Tecnologia Farmacêutica 

Princípios de Farmacologia 

Técnicas de Gestão 

Farmácia Pública

Primeiros Socorros 

Psicologia Aplicada 

 

  • MÓDULO III

Tecnologia Farmacêutica e Controle de Qualidade 

Farmácia Hospitalar 

Homeopatia e Fitoterapia 

Empreendedorismo e Vendas

Farmacologia Aplicada 

Tecnologia dos Cosméticos

Quem pode fazer o curso?

Para cursar o técnico em Farmácia, o aluno precisa ter, no mínimo, 18 anos de idade e pode estar cursando o ensino médio.

Essa pode ser uma ótima escolha para quem acabou de se formar e quer entrar no mercado de trabalho rapidamente, adquirir experiências e conhecer a área. Depois, se o profissional decidir fazer uma graduação, com certeza irá se destacar pelo seu conhecimento já conquistado no técnico.

Quais são as áreas de atuação?

Ao contrário do que muitos pensam, um técnico em Farmácia não atua somente em áreas hospitalares ou farmácias, é possível trabalhar em vários locais, veja quais são eles:

  • Indústrias farmacêuticas e de cosméticos
  • Farmácias de manipulação e drogarias
  • Farmácias homeopáticas
  • Unidades básicas de saúde
  • Clínicas e hospitais
  • Laboratórios

O técnico em Farmácia pode atuar auxiliando em processos administrativos, fazendo dosagem de medicamentos nos hospitais e o controle de qualidade dos produtos, além de manipular fórmulas.

Qual o salário de um técnico em Farmácia?

Se você está querendo saber qual é a remuneração de um técnico em Farmácia, veja agora! Segundo o site “Salário”, a média salarial para essa profissão no Brasil é de R$ 1.964,04, podendo chegar ao teto de R$ 3.651,24. Uma boa remuneração para quem está entrando no mercado de trabalho.

 

Gostou de entender mais sobre o curso técnico em Farmácia? Esperamos que sim! Aproveite para ler, também, o texto “Como a formação técnica em saúde pode aumentar sua renda”.

Pular para o conteúdo