Gestão Hospitalar: saiba mais sobre o curso e faça agora sua inscrição para nosso vestibular
Publicado em 19/06/2023. Atualizado em 19/08/2024 1:51:46
Você tem o desejo de fazer um curso na área de saúde, mas gostaria de algo além do setor assistencial?
Nas faculdades existem algumas opções para esse caso, mas com certeza a graduação em Gestão Hospitalar é uma das que mais estão em alta no mercado de trabalho; principalmente se a sua formação for em uma instituição tradicional e reconhecida no MEC pela excelência.
Neste artigo vamos conhecer mais sobre este curso e entender como ele é uma ótima oportunidade de crescimento profissional e pessoal, e trazer informações completas sobre nosso vestibular, que está com inscrições abertas até o dia 21/6.
Boa leitura!
O que é Gestão Hospitalar?
Gestão Hospitalar é a área responsável pelos processos e pessoas que fazem uma instituição de saúde acontecer. O Gestor Hospitalar cuida, por exemplo, dos orçamentos, indicadores, estoque de medicamentos e suprimentos.
Para isso, é preciso conhecer todo o funcionamento da instituição e ter uma visão geral de todos os setores e suas necessidades. Entre as principais atividades estão coordenação do planejamento estratégico, gestão da qualidade, organização dos fluxos de trabalho e supervisão de contratos e convênios.
A importância do Gestor Hospitalar para a área da saúde
Como já destacamos, o Gestor Hospitalar é responsável por manter uma instituição de saúde operando da maneira mais eficiente possível. Em outras palavras, é ele quem cuida de quem cuida da saúde das pessoas, garantindo que eles tenham todo o necessário para exercer suas atividades.
Além disso, é o gestor hospitalar que vai fomentar a inovação no local, trazendo novas ideias, metodologias e processos, oferecendo assim, um atendimento seguro e de qualidade aos pacientes e promovendo a organização e o desenvolvimento da empresa.
Como é o curso de Gestão Hospitalar da Faculdade de Saúde Santa Casa BH?
Para cumprir os requisitos de um bom Gestor Hospitalar, é preciso ter uma formação multidisciplinar, com professores experientes e carga horária bem divida entre teoria e prática.
Graduada na primeira turma do curso, a Analista Trainee dos Ambulatórios Especializados em Oftalmologia da Santa Casa BH, Maria Luíza Diegues, conta como a grade curricular da Faculdade Santa Casa BH a preparou para as atividades que ela exerce hoje.
“Eu tive muitas aulas de tudo o que eu faço hoje. Tudo que estudei estou fazendo na prática”.
Segundo Maria Luíza, a integração entre a Faculdade e o Hospital Santa Casa BH foi um diferencial que garantiu oportunidades de conhecimento e de trabalho.
“Como a Santa Casa BH é uma instituição ampla, a gente tem contato com muitos setores durante a formação. Isso abriu muitas portas, e foi possível ter outra visão da saúde como um todo”, disse.
Leia também: Gestão hospitalar e o mercado de trabalho: o que fazer para se destacar!
Mensalidades acessíveis e carga horária também são diferenciais
Profissional da área da saúde há 12 anos, Raphaela Stephanie Da Silva era funcionária do CTI Coronariano da Santa Casa BH quando viu a chamada para o vestibular da primeira turma de Gestão Hospitalar, em 2019. Hoje, formada no curso e já exercendo a função como trainee, ela conta os motivos que a fizeram escolher a carreira de Gestora Hospitalar.
“Na época eu estava procurando cursos voltados para a área assistencial, que era a área onde eu já trabalhava, mas nada chamava minha atenção. Quando eu conheci mais sobre o curso de Gestão Hospitalar, percebi que era uma área desafiadora e inovadora, e vi o quanto era importante o trabalho do gestor em uma instituição de saúde”.
Além do propósito, Raphaela encontrou nas mensalidades acessíveis e na carga horária de 3.000 horas (3 anos) dois bons motivos para mudar de ares e fazer o curso.
“Com certeza foram fatores que possibilitaram minha conquista. Gostei bastante da experiência, me ajudou a adquirir conhecimento, melhorar meu desempenho profissional e provocou mudanças positivas nas minhas atitudes e no meu convívio social”, conta.
Onde um Gestor Hospitalar atua?
Assim como as recém-formadas Maria Luíza e Raphaela, que já trabalham na área, o profissional de Gestão Hospitalar possui diversas possibilidades de atuação. Entre elas estão:
- Hospitais;
- Consultórios;
- Laboratórios;
- Clínicas de reabilitação;
- Clínicas de estética;
- Casas de repouso;
- Maternidades;
- Unidades básicas de atenção à saúde.
O importante neste caso é conhecer bem a instituição que quer trabalhar e usar os conhecimentos adquiridos para levar boas soluções.
Santa Casa BH e a Gestão Hospitalar
A Santa Casa BH é uma instituição centenária que está mudando o cenário da saúde de Minas Gerais, e grande parte desta história de transformação se deve aos processos inovadores implementados pelos Gestores Hospitalares.
Em esforço conjunto com todas as áreas, tem sido possível realizar mais de 230 transplantes de órgãos, tecidos e células, e atender mais de 30 mil crianças, adolescentes e adultos por ano, entre tratamentos, quimioterapia, radioterapia, cirurgias, entre outros serviços.
Atenção! Garanta a sua vaga no nosso vestibular
Faça parte dessa realização você também! Faça como a Maria Luiza e a Raphaela, que encontraram no curso de Gestão Hospitalar da Faculdade Santa Casa BH uma oportunidade de crescimento e realização.
Nosso vestibular 1º/2024 está com inscrições abertas. Clique aqui e inscreva-se.
A matrícula deverá acontecer até o dia 31 de agosto de 2024.
Ah, e não deixe de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que rola na Faculdade de Saúde Santa Casa BH!