Auditoria em saúde

Auditoria em Saúde: Saiba como é trabalhar na área

Publicado em 18/02/2022. Atualizado em 21/02/2022 10:02:34

Auditoria em saúde

 

A auditoria em saúde e a gestão da qualidade são assuntos que têm se tornado cada vez mais relevantes entre especialistas do setor.

 

Os métodos de avaliação, que seguem padrões internacionais rigorosos, têm como principal objetivo promover qualidade de processos e garantir a segurança assistencial do paciente

 

Por esse motivo, as acreditações e certificações dos serviços de saúde são cada vez mais cobiçadas por clínicas e hospitais, assim como a busca por profissionais especializados na área.

 

As acreditações validam que a instituição de saúde possui maturidade clínica, processual e tecnológica para oferecer o serviço assistencial dentro de condições que maximizam a taxa de sucesso dos tratamentos e reduzem desperdício.

 

Tem interesse em trabalhar com auditoria? Então, acompanhe nosso artigo até o final e descubra as atribuições de um auditor, o mercado de trabalho nessa área e o que você precisa saber para atuar no segmento!

 

O que é auditoria em saúde

 

Auditoria é o processo de verificação que avalia a adequação do serviço às normas, sejam elas regulatórias, legais, boas práticas ou de alguma acreditação/certificação a fim de garantir a qualidade do atendimento prestado e a segurança do paciente. 

 

A auditoria tem como objetivo  propiciar oportunidades de melhorias e reconhecimento dos pontos fortes de uma instituição, a partir do grau de adequação aos itens avaliados. 

 

É uma prática realizada comumente pelos serviços de saúde, seja em hospitais, clínicas, consultórios e outras empresas prestadoras do sistema de saúde.

 

Auditoria interna

 

A auditoria é uma importante ferramenta para a gestão hospitalar porque, por meio dela, é possível identificar erros e desvios.

 

A auditoria interna é uma avaliação planejada, programada e executada por indivíduos que não fazem parte da equipe do setor, mas pertencem a mesma instituição, a fim de verificar a eficácia da área, por meio da constatação de evidências objetivas e da identificação de não conformidades. 

 

Auditoria externa 

 

É aquela executada por outras organizações, tais como clientes, empresas especializadas e/ou fornecedores ou órgãos certificadores (auditorias de certificação), ou seja, são realizadas por pessoas que não pertencem à instituição. 

 

O que faz um auditor

 

Quem realiza a auditoria deve conferir se os processos realizados dentro de um hospital ou clínica estão alinhados ao seu planejamento prévio.

Independentemente do seu campo de formação, é imprescindível que o profissional comprove seu conhecimento na área a partir de contatos diários com as rotinas e práticas dentro da instituição de saúde, como:

 

  • Rotinas setoriais
  • Gestão de eventos adversos
  • Segurança do paciente
  • Monitoramento de performance de resultado
  • Treinamento da equipe
  • Riscos assistenciais

Os auditores devem assegurar o registro de constatações e conclusões da auditoria, verificadas conforme o check list aplicado.

Esse relatório deve conter os itens a serem reavaliados e o grau de adequação dos mesmos, conforme os critérios de avaliação. 

 

Como é trabalhar com auditoria

 

A auditoria na saúde é essencial para oferecer melhores serviços aos pacientes e ainda garantir um custo efetivo do atendimento prestado.

É ela que está fazendo a diferença e trazendo um equilíbrio financeiro para grandes operadoras e instituições de saúde que se destacam no setor e querem dar o próximo passo rumo a uma saúde cada vez mais baseada em valor.  

Assim, profissionais especialistas ganham destaque na carreira ao se habilitarem como auditores

Gostou de conhecer uma área aquecida no mercado de trabalho? Quer ficar por dentro de outras dicas de carreira? É só assinar a nossa newsletter para receber conteúdos atualizados em primeira mão!

Pular para o conteúdo