mulheres na ciência

Mulheres na Ciência: Conheça o trabalho de três pesquisadoras

Publicado em 11/02/2022. Atualizado em 28/09/2023 11:15:09

mulheres na ciência

Houve um tempo em que, quando falávamos de cientistas, vinha imediatamente na nossa mente a figura masculina. Mas, isso tem mudado de forma significativa nos últimos anos. As mulheres estão cada vez mais ocupando diversas áreas do conhecimento e se destacando por contribuir com estudos e descobertas tecnológicas relevantes para a sociedade. 

Por isso, no Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência (11/02), trouxemos no blog da Faculdade Santa Casa BH três histórias de nossas pesquisadoras que atuam no Mestrado e Doutorado. Confira!

Mulheres na ciência na Faculdade Santa Casa BH

A Farmacêutica, Nathália Gomes 

A relação da farmacêutica Nathália Gomes com a ciência vem desde a escola fundamental. Ela, que é aluna do Doutorado da Faculdade Santa Casa BH e docente do curso de Técnico de Farmácia, sempre se interessou pelas áreas de ciências naturais. Ao ingressar na pós-graduação stricto sensu, descobriu a paixão por lecionar. 

“Tenho a oportunidade de lecionar na minha área e hoje não me vejo seguindo outra profissão. Pretendo conciliar a pesquisa e a docência. A ciência representa a minha vida. A busca por conhecimento, estar sempre atenta às mudanças que ocorrem na sociedade. A pandemia veio para nos mostrar que a pesquisa não é algo distante da realidade da sociedade. Caminhamos em conjunto com outras áreas para um bem comum”, avalia Nathália. 

A Bióloga, Fabiana Rocha

Já a bióloga Fabiana Rocha atua como pesquisadora docente da pós-graduação stricto sensu da Faculdade Santa Casa BH e professora da Escola Técnica, conta que a pesquisa é a parte essencial da vida e que o amor pelas ciências nasceu ainda na infância vendo documentários. 

Responder perguntas ainda sem resposta é incrivelmente prazeroso. Atualmente, além da docência, estudo como os microRNAs interferem no desenvolvimento de doenças inflamatórias e neurodegenerativas. Sempre trabalhei com biologia molecular e acredito que o estudo dos  microRNAs, ainda pouco estudados, trará muitas respostas sobre o desenvolvimento e tratamento de diversas doenças”, comenta Fabiana.

A Endocrinologista, Dra. Janice Sepúlveda

E, por último, a Dra.Janice Sepúlveda Reis, médica endocrinologista docente pesquisadora titular II da pós-graduação stricto sensu da Faculdade Santa Casa BH, conta que o desejo de seguir na vida acadêmica veio dos exemplos da Endocrinologia da Santa Casa, onde desde a residência já participamos de pesquisas científicas.

“Sou fascinada com a educação em saúde e com a transformação que o aprendizado contínuo trás à vida das pessoas com doenças crônicas não transmissíveis. Trabalhar em um hospital 100% SUS intensificou o desejo de impactar a vida das pessoas que precisam potencializar o pouco que têm para melhores resultados”, analisa Janice.

Esperamos que você tenha gostado de conhecer a história dessas três cientistas, se você também quer ser uma mulher na ciência não perca tempo e conheça os nossos programas de Mestrado e Doutorado.

Pular para o conteúdo