Gestão Hospitalar: alunos participam do Projeto Integrador
Publicado em 10/07/2023. Atualizado em 01/11/2023 6:05:51
Você conhece os desafios atuais da Gestão Hospitalar? O setor da saúde está em constante mudança e, por isso, a Faculdade de Saúde Santa Casa BH incentivou seus alunos a refletir, debater e propor soluções por meio do Projeto Integrador. Conheça, no artigo abaixo, este projeto da graduação em Gestão Hospitalar, apresentado pelos alunos de todos os períodos e que emocionou professores e colaboradores, mostrando que através de ideias criativas é possível fazer uma gestão cada vez mais humana e eficiente. Boa leitura!
O que é o Projeto Integrador?
Idealizado desde o início do curso, em 2020, o Projeto Integrador é um trabalho de conclusão de semestre do curso de graduação da Gestão Hospitalar, em que os alunos abordam um desafio atual da saúde, reunindo conhecimentos das disciplinas que estudaram no período. A proposta é incentivar a construção coletiva e a proposição de soluções práticas, apresentando o conteúdo de forma criativa e por meio de diferentes mídias e metodologias.
“Nesta construção, a qualidade, a comunicação, a forma de apresentar uma ideia e a capacidade de abordar o tema proposto são trabalhadas. Desta forma, o aluno é transportado para a prática da vida real, saindo da sala de aula para a realidade, que é traduzida em uma apresentação preparada durante seis meses de trabalho”
Alunos se empenham e recebem elogios dos professores
Empolgados com o desafio e com a noite de apresentação, os alunos lotaram o Espaço do Conhecimento da Santa Casa BH. Com temas essenciais para a saúde da população de todo o país, os seis grupos utilizaram vários formatos diferentes para mostrar suas ideias, como vídeo narrado, entrevista com profissionais, teatro e dublagem. Aluna do 1º período, Georgina Paula Marçal fez parte do grupo sobre desafios do Sistema Único de Saúde (SUS), com enfoque em controle social. Ela e seus colegas decidiram abordar a luta do povo indígena pela atenção primária na saúde, e fizeram um vídeo narrado com imagens impactantes que trouxeram bastante reflexão e elogios dos professores.
“É uma responsabilidade muito grande porque tudo é muito novo, e a gente não sabe o que esperar. Então, a gente tentou inovar um pouco nas imagens, no estilo de vídeo. Tudo nesse trabalho é enriquecedor porque a gente aprende muito em cada processo. Apresentar e receber esse feedback positivo dos professores é o que faz tudo valer a pena.”
Já o grupo da aluna Camila Silva, formado por alunos do 3º e 4º período, ficaram com o tema Saúde mental e trabalho. Eles foram incentivados pelos professores a abordar o tema de forma lúdica, e usaram a experiência em teatro para produzir uma peça sobre abuso no trabalho.
“Durante todo o semestre fizemos grupos separados, mas quando surgiu a ideia da peça de teatro toda sala topou participar. Construímos tudo juntos, e conseguimos realmente trabalhar em equipe”.
O grupo de Camila dramatizou situações baseadas em histórias reais, que geraram diagnósticos como burnout, transtorno pós-traumático e depressão. Como resultado, foram aplaudidos de pé por todos que estavam presentes.
“A gente está falando de um assunto super atual da área da saúde, que engloba o que a gente quer fazer na vida real. E quando a gente traz essa dinâmica para dentro da faculdade e eles recebem tão bem e tem o interesse de discutir isso de forma mais aberta, a gente se torna mais do que profissionais, e percebe que a gente precisa cuidar de outras pessoas. Para mim isso é muito fora de série.”
Leia também: Curso de gestão hospitalar conquista nota 5 no MEC
Conheça mais sobre o nosso curso de Gestão Hospitalar
Gestão Hospitalar é a área responsável pelos processos e pessoas que fazem uma instituição de saúde acontecer. O Gestor Hospitalar cuida, por exemplo, dos orçamentos, indicadores, estoque de medicamentos e suprimentos, entre outros. Para formar gestores competentes capazes de promover organização e inovação, nosso curso utiliza uma metodologia bem dividida entre teoria e prática, no maior complexo hospitalar de Minas Gerais, a Santa Casa BH.
Além disso, possuímos dois diferenciais que apoiam o aluno em seu objetivo de conquistar uma graduação e um lugar no mercado de trabalho: a duração de 3 anos, que possibilita uma formação mais rápida e objetiva, e as mensalidades acessíveis, com 20% de desconto para pagamentos realizados até o 5º dia útil e 20% da Bolsa Santa Casa BH, para as matrículas realizadas antes do início das aulas.