Faculdade de Saúde Santa Casa BH conquista Selo Instituição Socialmente Responsável 2022-2023

Publicado em 23/12/2022. Atualizado em 28/09/2023 11:12:53

Reconhecimento é concedido às instituições que se destacam por desenvolver ações com foco no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável da comunidade 

Reforçando a relevância social do Grupo Santa Casa BH (GSCBH), a Faculdade Santa Casa BH acaba de conquistar, pela primeira vez, o Selo Instituição Socialmente Responsável 2022-2023, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A certificação atesta que a instituição promove ações com foco no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável da comunidade na qual está inserida. 

Na campanha deste ano, mais de sete mil iniciativas desenvolvidas por instituições de todo o país foram registradas em diversas áreas, como Educação, Saúde, Cultura e Meio Ambiente e mais de 70 mil pessoas foram beneficiadas, com as atividades realizadas tanto de forma presencial quanto on-line.

Referência no ensino na área da Saúde em Belo Horizonte, a Faculdade Santa Casa BH se destacou com ações realizadas ao longo de todo o ano de 2022, entre elas uma exposição de arte com obras dos irmãos Mamedes, diagnosticados com síndrome de Asperger – um quadro de autismo – em razão do Mês Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em setembro. 

Outro projeto de destaque foi a realização de um evento gratuito, para marcar o Dia Mundial do Diabetes, comemorado em novembro. Durante um dia inteiro, a população que passava pelos arredores da Faculdade teve acesso a aferição de glicemia e a orientações de saúde com nutricionistas, enfermeiras, endocrinologistas, profissionais da Educação Física e psicólogos. Ações relacionadas ao Outubro Rosa, a 1ª Mostra de Cinema Negro (que exibiu filmes com a temática antiracista) e diversas outras campanhas também impactaram direta e indiretamente o público interno e a comunidade dos arredores.

Todas as atividades foram coordenadas pela assistente social da Faculdade Santa Casa BH, Janaína Andrade, em parceria com diversos profissionais e setores. Segundo ela, a responsabilidade social é inerente ao ambiente educacional “É nosso papel, enquanto instituição de educação, promover o bem-estar social, discutir temas como inclusão, não discriminação e levar para a sociedade um pouco do conhecimento que é produzido aqui. É fundamental entendermos o contexto onde estamos inseridos e contribuir para o desenvolvimento cultural e socioeconômico do entorno”, diz Janaína. 

A Superintendente Administrativa da Faculdade Santa Casa BH, Carolina Giulianetti, ressaltou a importância da conquista. “Foi a primeira vez que concorremos ao selo e ficamos muito felizes pela conquista, que é resultado do engajamento e empenho dos nossos colaboradores, professores e alunos. A intenção é mantermos o selo nos próximos anos e intensificar ainda mais as ações de responsabilidade social”, contou.

Pular para o conteúdo