Você conhece o mercado de saúde?

Publicado em 16/01/2020. Atualizado em 18/09/2023 3:22:15

Esse setor que movimenta bilhões na economia brasileira todos os anos está em constante crescimento e tem despertado o interesse de empresas que oferecem soluções de tecnologia à área da saúde. A Apple é um exemplo e está projetando um aplicativo para recolher dados de saúde de seus milhões de usuários. Com sensor de eletrocardiograma e medidor de decibéis, entre outras funções, o app promete promover o avanço da ciência de maneira inédita na área da saúde.

Tem aumentado também o envolvimento do governo – gestor do Sistema Único de Saúde, do qual dependem milhões de brasileiros – na proposição de políticas públicas e de regulação para tentar minimizar as falhas de atendimento do SUS e dos planos de saúde. Esses fatores, somados à alta taxa de desemprego no Brasil, fizeram explodir o fenômeno das clínicas de baixo custo, que realizam consultas e exames a preços acessíveis e sem demora. Uma das pioneiras nesse mercado já atende quase 2 milhões de pacientes.

Inovação tecnológica é a chave para o sucesso na prestação de serviços de saúde. Atualmente, grande parte dos laudos de exames médicos são feitos à distância hoje. Várias empresas recebem imagens e outros dados colhidos nos hospitais e clínicas ao redor do mundo e fornecem laudos especializados, 24 horas por dia, com confiabilidade e segurança. A Telemedicina, que inclui esse tipo de atividade, é a área médica que mais cresce no mundo. Apenas um hospital brasileiro já emitiu, sozinho, mais de 1 milhão de laudos à distância.

O mercado de saúde é bem maior e mais diversificado do que a gente pensa. E não para de crescer. Prepara-se para saber muito mais no curso de Gestão Hospitalar da Faculdade Santa Casa BH. Esperamos você!

 

Profa. Juliana Dias

Coordenadora de Curso

Faculdade Santa Casa BH

Opções de privacidade
Pular para o conteúdo