O que é graduação tecnológica?
Publicado em 18/03/2022. Atualizado em 06/11/2023 12:06:37
Chegou a hora de entrar no mercado de trabalho, escolher a sua graduação e bateu aquela dúvida: “Qual é a melhor escolha pra mim?”
Uma opção de curso que já existe no Brasil há mais de 40 anos, mas está mais famosa só agora é a graduação tecnológica. Quer saber mais sobre o assunto e como funciona o mercado de trabalho para um tecnólogo? Está no lugar certo!
Neste artigo, você encontrará tudo que precisa saber sobre a graduação tecnológica. Ah! No final, trouxemos ainda uma opção de curso com bastante demanda no mercado da Saúde. Quer saber qual é? Continue a leitura até o fim!
Tecnólogo é graduação?
A resposta simples e objetiva e para essa questão é sim! Uma graduação tecnológica é uma modalidade de formação superior, assim como o bacharelado e a licenciatura.
Oficializada pelo MEC em 2002, com a Resolução CNE/CP 3, o ensino tecnólogo é uma formação superior, e o diploma é válido em todo o território brasileiro.
Quem procura por essa formação quer algo de curta duração, pensa em prestar um concurso público, em fazer uma especialização ou quer entrar no mercado de trabalho.
O objetivo da formação é, segundo o MEC, “garantir aos cidadãos o direito à aquisição de competências profissionais que os tornem aptos para a inserção em setores profissionais nos quais haja utilização de tecnologias”.
Os profissionais tecnólogos são mais procurados em áreas mais afetadas pelas novidades tecnológicas. Veja abaixo quais são elas:
- Saúde;
- Design;
- Negócios;
- Comunicação;
- Produção Industrial;
- Informática.
Qual a diferença entre bacharelado, licenciatura, graduação tecnológica e curso técnico?
Os cursos tecnólogos duram de dois a três anos e possuem uma estrutura curricular focada em disciplinas práticas e técnicas.
Um curso de Licenciatura tem como objetivo formar o profissional para a atuação docente, ou seja, o licenciado tem permissão para dar aulas na área do curso escolhido. Com a formação, pode atuar em turmas no Ensino Fundamental e Médio. Se quiser dar aulas em faculdades também mas, para isso, precisará de uma pós-graduação.
Já em um curso de bacharelado, o aluno encontrará embasamentos teóricos e uma formação mais abrangente, transitando, assim, por várias matérias.
Na graduação tecnológica, as disciplinas são direcionadas para as necessidades do mercado. Isso significa uma qualificação em menos tempo, para quem já sabe a área específica em que quer atuar.
Provavelmente, agora você deve estar se perguntando: “O curso técnico não tem uma formação de curta duração também?” Sim, mas é bem diferente, viu?!
A primeira diferença é o requisito para ingressar no curso técnico, já que o profissional precisa ser formado apenas no ensino fundamental. Enquanto isso, na graduação tecnológica, a exigência é a formação a nível médio.
Outro ponto que merece atenção é em relação às ofertas de atuação no mercado de trabalho. Para quem tem uma formação técnica, por exemplo, as possibilidades não são tão abrangentes quanto o tecnólogo, já que o curso técnico é um curso de nível médio, e não de nível superior. Então, essa é mais uma vantagem da graduação tecnológica!
Vale a pena fazer a graduação tecnológica?
O profissional técnico ocupa cargos mais operacionais, enquanto o tecnólogo pode ocupar posições de supervisão e gestão. Essa é uma opção, também, para as pessoas que já trabalham numa área específica e querem ocupar um cargo que exija o curso superior.
Outra vantagem para a escolha de uma graduação tecnológica é o investimento. Além de você passar menos tempo pagando, o curso é mais curto e o valor da mensalidade cai até pela metade quando comparado ao bacharelado.
Graduação tecnológica em Gestão Hospitalar
Se você ainda não se decidiu sobre qual tecnólogo cursar, saiba, pelo menos, para qual área seguir. Neste outro artigo, falamos tudo sobre o curso de Gestão Hospitalar: mercado de trabalho, salário e rotina de um gestor hospitalar.
Agora, não tem mais desculpa para você não fazer o seu curso, hein?! Já aproveita e manda este artigo para seu amigo, primo, tio, irmão ou para aquela pessoa que diz não ter tempo para fazer uma graduação. O tecnólogo está aí para provar que é possível!