Integração: Residentes e Especializandos são apresentados à estrutura da Santa Casa BH

Publicado em 13/04/2023. Atualizado em 28/09/2023 11:11:37

Você está pensando em fazer uma residência ou especialização médica e multiprofissional? Geralmente, este tipo de investimento é voltado para quem quer se aperfeiçoar em uma determinada especialidade e se destacar no mercado de trabalho. Mas, é também, onde ele encontra as principais dúvidas sobre o dia a dia de um hospital e suas práticas.

Para ajudar seus residentes e especializandos no processo de ambientação, a Santa Casa BH realizou, recentemente, a integração dos residentes para atuar nas diversas clínicas do hospital. Cerca de 200 profissionais participaram do evento, que contou com palestras de representantes de diversos setores do hospital, como o Jurídico, Farmácia, Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), Segurança do Paciente, além da própria Comissão de Residência. 

Os palestrantes apresentaram e discutiram informações essenciais para a experiência dos residentes e especializandos na instituição, no âmbito assistencial e administrativo, além  do acesso à assistência pedagógica e acadêmica e as avaliações realizadas no período de residência.

O médico coordenador da Comissão de Residência da Santa Casa BH, Dr. Miguel Farage, fez a abertura da integração e ressaltou a importância do evento para os profissionais e para o hospital.

“Na faculdade, muitas vezes os alunos saem sem conhecer procedimentos de rotina de uma instituição de saúde, como o preenchimento correto de prontuários e declarações de óbito, ou como obter informações sobre infecções hospitalares. Aqui na integração, nós os colocamos em contato com comissões que esclarecem esses procedimentos, para que eles possam aproveitar o máximo da primeira experiência deles como profissionais”.

As psicólogas Letícia, Maria Carolina e Natalí já iniciaram a residência multiprofissional, e veem na integração uma forma de sanar suas dúvidas e se sentir mais incluídas no trabalho. “Esse evento é muito bacana. Conseguimos contato com todas as áreas que trabalham com a gente direta e indiretamente, e tomamos conhecimento da dimensão do hospital e das nossas possibilidades aqui. Estamos muito empolgadas”, contou Maria Carolina.

Como fazer residência e a especialização na Santa Casa BH?

Para realizar uma residência ou especialização na Santa Casa BH, é preciso passar por um processo seletivo. Veja abaixo todas as etapas:

  1. Lançamento do edital: Um edital com todas as informações é publicado em nosso site https://faculdadesantacasabh.org.br/residenciaeespecializacao/. Mas fique tranquilo! Divulgamos tudo nas nossas redes sociais também. Acompanhe!

  2. Realização de prova: Uma prova é aplicada nos moldes de concurso público, com data e instruções previamente definidas no edital.
  1. Análise curricular:  É uma fase de seleção que ocorre após a realização de inscrição e geralmente é a primeira etapa,  essa avaliação é feita com base em critérios pré-estabelecidos em edital.

  2. Convocação para matrícula: A convocação é publicada no site da empresa responsável pelo processo seletivo , e os convocados devem comparecer na Faculdade Santa Casa na data e horário informados  para realizar a matrícula e iniciar a residência ou especialização.

Qual a diferença entre Residência e Especialização?

No momento da inscrição para a prova, o candidato deve escolher entre residência e especialização, mas você sabe a diferença entre os dois?

As duas modalidades preparam médicos, enfermeiros, nutricionistas e demais profissionais para atuarem nas diversas instituições de saúde, mas a principal diferença é a titulação. Enquanto a residência confere o título da Comissão Nacional de Residência ao final do curso, os especializandos dependem de cada Sociedade, Colégio ou Conselho da especialidade para a obtenção.

Outras opções de pós-graduação

Além da residência e da especialização, a Faculdade Santa Casa BH oferece outros cursos de pós-graduação, incluindo mestrado e doutorado. Veja abaixo os que estão com matrículas abertas e faça sua inscrição!

Psicologia Hospitalar

Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto

Especialização em Sexualidade Humana

Enfermagem Obstétrica

Cinco motivos para fazer a sua residência e especialização na Santa Casa BH

  • A Santa Casa BH é o maior hospital de ensino 100% SUS de Minas Gerais. Por possuir mais de 35 especialidades clínicas, o local é um rico espaço para aperfeiçoar a sua prática profissional.

  • Somos líder em internações, cirurgias, serviços ambulatoriais, transplantes de órgãos, entre outros procedimentos de média e alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais.

  • O programa de residência e especialização da Santa Casa BH oferece uma grande diversidade de áreas de atuação, no maior complexo hospitalar de Minas Gerais, ao lado de uma equipe altamente qualificada.

  • Na Santa Casa BH, o médico em formação pode escolher entre residência médica e multiprofissional. São mais de 35 especializações disponíveis, entre elas diversos tipos de cirurgias, oftalmologia, ginecologia e obstetrícia, pneumologia, endocrinologia, enfermagem intensivista e nutrição intensivista.

  • O residente ou especialista conta com acompanhamento pedagógico e psicopedagógico durante todo o curso,além de preceptores capacitados na área da saúde.

Acompanhe a Faculdade Santa Casa BH também nas Redes Sociais, e fique por dentro das novidades!

Pular para o conteúdo