Doenças Raras: Confira a edição #37 do Podcast Dose de Saúde

Publicado em 10/03/2023. Atualizado em 28/09/2023 11:15:44

Você conhece alguém que possui alguma Doença Rara? E como estudante ou profissional de saúde, já teve que lidar com algum paciente nesta condição? Então, você não pode perder o episódio #37 do Podcast Dose de Saúde, do Grupo Santa Casa BH.

O jornalista e apresentador Marcus Coelho conversou com a nefrologista da SCBH e membro do Comitê de Doenças Raras da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Drª Silvana Miranda, e com o nefrologista e Superintendente de Governança Clínica da SCBH, Dr. Pedro Augusto Macedo.

No bate-papo, foi levantada a ampla diversidade de sinais e sintomas das doenças raras que variam, não só de doença para doença, como de pessoa para pessoa. Também foi destacado o protagonismo da Santa Casa BH no diagnóstico, tratamento e pesquisas relacionadas a este assunto.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças raras constituem um grupo de 6 a 8 mil patologias que afetam até 65 indivíduos para cada grupo de 100 mil pessoas. Estima-se que em 20023, o número de pacientes afetados possa chegar a cerca de 140.000.

Alguns exemplos de doenças raras mais conhecidas são fibrose cística, hepatite autoimune, síndrome de Guillain-Barré e lúpus eritematoso sistêmico.

Assista ao vídeo no YouTube ou ouça o programa no Spotify!