Autismo e TDAH: roda de conversa discute inclusão de pessoas neurodivergentes na sociedade
Publicado em 02/05/2023. Atualizado em 28/09/2023 11:10:50
A Faculdade Santa Casa BH está sempre atenta a temas relevantes que impactam a sociedade e o universo da educação. Inspirados pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo, no dia 27/04 convidamos alunos, professores e colaboradores para prestigiar o evento Experiências Reais: Inclusão na Educação, uma grande roda de conversa com participantes muito especiais.
Youtuber, desenvolvedora, podcaster, escritora e pesquisadora brasileira, Sophia Mendonça foi diagnosticada com autismo e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) no início da adolescência, e encontrou nos estudos e na produção de conteúdo uma forma de dialogar com outras pessoas que enfrentavam os mesmos desafios que ela.
Ao lado dela, a estudante do curso Técnico em Enfermagem na Faculdade Santa Casa BH, psicóloga cognitiva e especialista em TDAH e TEA (Transtorno do Espectro Autista), Jennifer Vieira. Ela foi identificada com os dois transtornos já na fase adulta, e desde então, tem liderado diversos projetos com foco em educação e acessibilidade.
Autismo e inclusão
Comandado pela pedagoga da Faculdade Santa Casa BH, Júlia Carvalhães, o debate abordou aspectos importantes da vivência de autistas no mundo acadêmico, assim como em relacionamentos interpessoais, mercado de trabalho, consumo, entre outros.
Segundo Sophia Mendonça, as leis vigentes sobre autismo no Brasil trouxeram avanços, mas também uma visão equivocada sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas neurodivergentes.
“A nossa mentalidade sobre o autismo, que não é uma doença facilmente perceptível, ainda é muito desafiadora por esse lado. Quanto mais próxima você é de uma pessoa considerada como típica, menos suporte as pessoas e as instituições estão dispostas a te dar”.
Uma situação vivida por Jennifer Vieira ilustra muito bem a fala de Sophia. Incomodada pelo excesso de luz de um shopping de Belo Horizonte, ela procurou por um banheiro de deficientes para conseguir se recuperar. Quando solicitou acesso à equipe responsável, foi fortemente questionada sobre a necessidade da utilização.
“A sociedade ainda é um pouco deficiente para nos receber. Isso faz com que, mesmo com as leis existentes, a inclusão aconteça de uma forma que me parece um pouco problemática, por obrigação. Estamos caminhando, mas a passos bem pequenos”.
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Alunos também participam e compartilham suas vivências
Os alunos da Faculdade Santa Casa BH lotaram o hall de entrada do prédio, e também participaram ativamente da conversa. Alguns tiraram dúvidas sobre a melhor forma de acolher as pessoas com deficiência, mas muitos se identificaram com as histórias e também compartilharam as suas. É o caso do aluno do curso Técnico em Enfermagem, Arthur Fernandes, que assim como a Sophia Mendonça, foi diagnosticado com TDAH na adolescência.
“Eu sei um pouco sobre o TDAH por conta da minha experiência pessoal, mas não conheço de forma aprofundada esse universo. Por conta do tratamento e do remédio as pessoas nem percebem, mas sinto que preciso me posicionar de forma mais assertiva sobre o assunto”.
Setor de Serviço Social é atuante na Faculdade Santa Casa BH
Responsável pelas ações de inclusão da Faculdade Santa Casa BH, o setor de Serviço Social organizou a roda de conversa a partir do contato constante com os alunos e da constatação das suas necessidades. De acordo com Janaína Andrade, Assistente Social da área, eventos como este estão programados para acontecer mensalmente.
“Nós estamos em espaço educacional, com caráter formativo. Recebemos todos os dias uma diversidade imensa de pessoas, com as mais variadas possibilidades de diagnósticos. É essencial trazer esse tipo de tema para debate com todos os envolvidos.”
Continue se informando sobre as ações sociais da Faculdade Santa Casa BH! Leia nosso post LGBTQIAP+ Guia de nomenclaturas para ninguém se confundir.