Enfermagem

A enfermagem é a ciência do cuidado. É a área da saúde que compreende a assistência integral às pessoas, desde a promoção da saúde, prevenção de doenças, cuidado durante o adoecimento e reabilitação.

O Enfermeiro

O enfermeiro é o profissional com curso superior (graduação) em Enfermagem. Sua atuação considera as competências adquiridas na graduação e a autonomia profissional para exercer a assistência direta nos cenários de alta complexidade, a gestão dos serviços de saúde e de enfermagem e a gerência do cuidado de enfermagem na atenção à saúde, sempre com base no rigor técnico, científico e intelectual, e pautado em princípios ético-legais e da bioética.

Nosso Curso de graduação em Enfermagem

Nosso curso foi planejado de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Enfermagem, submetido à avaliação com visita do MEC em 2023 e aprovado com conceito máximo (Nota 5)

Nossa proposta pedagógica considera o cuidado como o objeto de trabalho do enfermeiro e visa a formação de profissionais generalistas, humanistas, críticos e reflexivos com instrumentalização política e ético-legal, para exercer suas atividades nos diferentes cenários e níveis de atenção à saúde. Diante desse objetivo, o principal desafio é que nossos alunos, desde o início do curso, consigam fazer a diferença na vida das pessoas.

A vivência prática em cenários reais de saúde já se inicia desde o primeiro período e permanece ao longo de todo o curso. Os estágios da média e alta complexidade serão realizados no maior hospital filantrópico 100% SUS do Brasil. O currículo do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Saúde Santa Casa BH é inovador e baseado na formação por competências necessárias para um Enfermeiro confiável, que as mais exigentes Instituições de saúde desejam empregar.

Na cidade de Belo Horizonte, existem em torno de 15 IES que oferecem cursos de Enfermagem. Entretanto, são raras aquelas que possuem uma história e infraestrutura semelhantes à da Santa Casa. Além da infraestrutura de todo o Complexo de Saúde da Santa Casa, os princípios balizadores dos programas educacionais da Faculdade de Saúde Santa Casa BH estão baseados nas melhores evidências da literatura internacional em educação na área da saúde, por isso, internacionalmente reconhecidos.

O enfermeiro pode atuar em instituições públicas ou privadas inserindo-se como membro da equipe multiprofissional em:

  • Hospitais
  • Clínicas
  • Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPA)
  • Maternidades
  • Centro Cirúrgico
  • Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O enfermeiro pode integrar equipes da:

  • Estratégia de Saúde da Família (ESF)
  • Unidades Básicas de Saúde (UBS)
  • Policlínicas
  • Instituições de Reabilitação
  • Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI)
  • Creches
  • Escolas
  • Indústrias

Pode ainda desenvolver ações de:

  • Vigilância Epidemiológica E Sanitária
  • Consultorias
  • Auditorias
  • Gerenciamento Dos Serviços De Saúde

O enfermeiro pode trabalhar também como profissional liberal e autônomo.

Andressa Siuves Gonçalves Moreira

Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais, Especialista em Trauma, Emergência e Terapia Intensiva e MBA em Gestão de Negócios. Atualmente Gerente das Unidade de Cuidados Clínicos da Santa Casa de Belo Horizonte. Membro da Comissão Inter Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) da Santa Casa BH, Docente nos cursos de Pós Graduação em Urgência e Emergência e Terapia Intensiva Adulto da Faculdade Santa Casa BH e Docente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Acesse aqui o Currículo Lattes.

Antônio Marcondes de Araújo

Antônio Marcondes de Araújo, Nutricionista; Escritor; Intérprete de Libras; Mestre pela universidade Vale do Rio Verde e doutorando na mesma linha. Multiplicador, Tradutor e Intérprete da Língua de Sinais Brasileira e Língua Portuguesa pelo INE SEESP MEC em 2002. Registro 20021428 /2002; Possui proficiência de nível superior em Libras pela UFSC. Registro DAEX 2007.0119; Pós-graduado em Educação Especial pela CELER; Pós-graduado em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Veiga de Almeida. Pós-graduado em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco e; Pós-graduado em Nutrição Clinica pela Universidade Gama Filho; Atuei como professor-intérprete no Estado MG durante 10 anos, como intérprete na PUC-MG durante dois anos, como professor formador de Intérpretes pela UNB, PBH, Feneis de Teófilo Otoni, pelo CAS de Belo Horizonte, pelo CAS de Varginha; professor capacitador no atendimento a surdos pela Guarda Municipal de BH e pela Infraero de BH; atuei como apresentador do Jornal Visual em caráter de substituição no período de 1999 a 2003, como Intérprete da Igreja Batista da Lagoinha de 1993 a 2000 e; atuei como professor e coordenador dos cursos de Libras na ASMG; Atuei como Coordenador do curso de nutrição de 2017 a 2019 pela Universidade Salgado de Oliveira; professor do módulo: Educação Inclusiva no curso de especialização em Docência Superior pela Universo; autor do capítulo: Convivendo com a surdez do livro: Rede de Saberes; Autor dos guias de ensino: Língua brasileira de sinais e linguagens especiais da faculdade Pitágoras, atuei como professor da Universidade de Itaúna, Estácio de Sá, Universidade de Montes Claros, PUC Minas, Rede Pitágoras, IBPEX MG e BA, Universo e coordenador do curso de Pós-Graduação em Tradutor e Intérprete de Libras pela Faculdade Pitágoras e da Faculdade de Ciências médicas, atuei como Professor Tutor do curso de Letras/Libras da Universidade Federal de Santa Catarina Pólo Cefet-MG, atuei como intérprete da TV Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais e Autor e Editor da Revista Universidade Salgado de Oliveira – Belo Horizonte de 2017 a 2019. Atualmente atuo como professor das faculdades Dom Helder Câmara, Enge; Santa Casa e Unifenas, além de ser Funcionário público pela saúde na Prefeitura de Belo Horizonte; participo nos cursos de formação de intérpretes em BH e no interior de Minas e atuo como intérprete de Libras voluntário no Jornal Nacional da TV Globo. Acesse aqui o Currículo Lattes.

Bárbara Silveira Goulart

Mestranda em Medicina e Biomedicina (Linha Educação e Inovação em Saúde) pela Faculdade de Saúde Santa Casa BH, Pós graduanda em Docência do Ensino Superior. Pós Graduada em Enfermagem Pediátrica e Neonatal pela Escola de Ensino Superior da Amazônia (2015), Bacharel e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Experiência de 12 anos em assistência Neonatal e Pediátrica em hospital e home care. Vivência em educação permanente. Atuação na saúde pública como enfermeira de Saúde da Família e no apoio à gestão nos distritos sanitários Nordeste e Centro Sul. Atualmente docente do curso técnico de enfermagem da Escola Técnica Santa Casa e responsável pelos cursos de curta duração da Faculdade de Saúde Santa Casa BH. Acesse aqui o Currículo Lattes.

Camila Adriana Barbosa Costa

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Pós-graduação Lato Sensu em Trauma, Emergência e Terapia Intensiva para Enfermeiros pela Fundação Educacional Lucas Machado- Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (2010). Pós-graduação Stricto Sensu – Linha de Pesquisa Promoção da Saúde, Prevenção e Controle de Agravos pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Atualmente é enfermeira do Grupo Santa Casa de Belo Horizonte, atuando como Gerente da Unidade de Cuidados Materno Infantis e docente da Faculdade Santa Casa BH. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em gestão, cuidados materno infantis, terapia intensiva adulto, Hemoterapia e saúde coletiva. Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional da Santa Casa BH. Acesse aqui o Currículo Lattes.

Erika Azevedo Portes

Doutorado em Saúde e Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (2013), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), Especialização em Terapia Intensiva pela PUC Minas (2000), Perfusionista titulada pela SBCEC (2021). Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela PUC Minas (1994). Foi professora Adjunta IV da do Departamento de Enfermagem da PUC Minas por 19 anos. Coordenou o curso de Graduação em Enfermagem da PUC Minas por 6 anos, do qual foi membro do NDE (núcleo docente estruturante) por 9 anos. Atualmente é coordenadora na Faculdade de Saúde Santa Casa BH. Enfermeira instrutora e diretora dos cursos de avançado de vida da American Heart Association há 25 anos. Possui experiência na área assistencial em Emergência, Transporte aeromédico, Terapia Intensiva e Centro Cirúrgico especialmente com Cirurgia Cardíaca e Perfusão (Circulação Extracorpórea. Na área de Saúde Coletiva estuda risco, promoção da saúde e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), temas centrais de sua tese de doutorado. Possui experiência na área Administrativa na Enfermagem (Gerência de Centro Cirúrgico) e na Administração Acadêmica (Coordenação de Curso de Graduação e de Cursos de Pós graduação). Atualmente estuda e pesquisa sobre reanimação cardiopulmonar, circulação extracorpórea e assistência circulatória mecânica, DCNT, risco e promoção da saúde. Acesse aqui o Currículo Lattes.

Mario Cesar Bittencourt Madureira

Mestrado em medicina, com ênfase em Educação de Profissionais da Saúde pela Faculdade Santa Casa de Belo Horizonte. MBA em Economia e Gestão em Saúde – Cpes/Unifesp (2004). Especialização em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde – FGV (2000) Especialização em Cirurgia Geral – Hospital Jaraguá – SP (1988) e Cirurgia Plástica – Hospital Brigadeiro-INAMPS-SP (1989). Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande (1985). Atuou como consultor na área de gestão em saúde, como avaliador do Sistema Brasileiro de Acreditação – ONA Atua como docente na Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP; na Fundação Getutio Vargas-FGV Management em disciplinas de gestão da qualidade em saúde, qualidade e acreditação em saúde, qualidade e compliance e gestão estratégica em saúde; e na Faculdade Santa Casa BH nos cursos de pós graduação e no curso de graduação de Gestão Hospitalar. Acesse aqui o Currículo Lattes.

Thayllon Oliveira Vieira

Biólogo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021) e Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Saúde – Santa Casa BH. Docente na Escola Técnica de Farmácia – Faculdade de Saúde Santa Casa de Belo Horizonte. Membro voluntário do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos (CEP) do Hospital Santa casa de Belo Horizonte. Tem experiência nas áreas de Biologia molecular e Biotecnologia, atuando no estudo do modo de ação de peptídeos derivados de toxinas de animais e no desenvolvimento de seus derivados para estudos da disfunção erétil em modelo animal. Acesse aqui o Currículo Lattes.

A denominação currículo em espiral é uma lógica importante de integração do conteúdo que consiste na revisitação periódica dos temas abordados ao longo do curso.

A integração horizontal se dá por meio da organização do conteúdo em módulos temáticos.

A integração vertical acontece não só pelo princípio espiralar observado na construção dos módulos temáticos, mas também pela presença de dois Eixos de Aprendizagem que estão dispostos longitudinalmente no currículo, o Eixo de Extensão Interprofissional e o Eixo de Gestão, Pesquisa e Inovação.

1° Período

2° Período

3° Período

4° Período

5° Período

6° Período

7° Período

8° Período

9° Período

10° Período

Cargas horárias

Bolsa social

Bolsas de até 100%, destinada aos alunos ingressantes que efetivarem sua matrícula no curso de graduação. Os critérios básicos para a concessão das bolsas de estudos encontram-se na Lei Lei complementar Nº 187, de 17 de dezembro de 2021, Instrução Normativa Nº 15, de 11 de agosto de 2017 e Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015.
As solicitações para as bolsas de estudos serão submetidas à avaliação socioeconômica das famílias, conforme os critérios previstos pela legislação e de acordo com as normas institucionais, publicadas em edital próprio.

Bolsa de Estudos à Pessoas com Deficiência

Bolsas de até 100%, destinada aos alunos ingressantes que efetivarem sua matrícula no curso de graduação. Os critérios básicos para a concessão das bolsas de estudos encontram-se na Lei complementar Nº 187, de 17 de dezembro de 2021, Instrução Normativa Nº 15, de 11 de agosto de 2017 e Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. As solicitações para as bolsas de estudos serão submetidas à avaliação socioeconômica das famílias, conforme os critérios previstos pela legislação e de acordo com as normas institucionais, publicadas em edital próprio.

  • Edital Bolsa Social

    Em breve…

  • Edital Bolsa de Estudos à Pessoas com Deficiência

    Em breve…

  • Análise do questionário socieconômico

    Em breve…

  • Resultado Final Bolsa Social

    Em breve…

Se você foi aprovado(a) em nosso Vestibular, Obtenção de Novo Título ou Transferência Externa, agora chegou a hora de se matricular e se tornar um estudante da Faculdade de Saúde Santa Casa BH.

Para isto, você deve comparecer presencialmente na Secretaria Integrada Acadêmica e Financeira da Faculdade de Saúde Santa Casa BH localizada na Av. dos Andradas, 2.688, Santa Efigênia (confira aqui o horário de funcionamento da secretaria), munindo dos seguintes documentos: 

  • 01 (uma) foto 3×4 recente;
  • Original e cópia simples de documento de identificação aceito em território
    nacional;
  • Cópia simples do CPF;
  • Cópia simples da certidão de nascimento ou casamento;
  • Cópia simples de um comprovante de endereço atualizado (últimos três meses);
  • Original e cópia simples do histórico escolar do ensino médio ou declaração
    de conclusão do ensino médio com validade de 3 (três) meses;
  • Comprovante de reservista do Exército (para homens);
  • Cópia simples do título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral (para
    maiores de 18 anos).

OBS: Os documentos para matrícula devem ser cópias simples acompanhados dos originais ou autenticados em cartório.

Após a entrega dos documentos será necessário assinar o contrato e realizar o pagamento da 1ª mensalidade, que poderá ser feita presencialmente (cartão de débito ou crédito à vista) ou se o candidato optar pelo pagamento em outro estabelecimento (banco, lotéricas ou farmácias), o comprovante de quitação deverá ser apresentado na Secretaria para a concretização da matrícula.

  • A Faculdade de Saúde Santa Casa BH reserva-se o direito de cancelar ou prorrogar o curso, caso não atinja o número mínimo de alunos matriculados.
  • Poderão, no decorrer do curso, ocorrer ajustes e alterações no cronograma, ementas e corpo docente, não interferindo na qualidade da oferta.
  • A taxa de inscrição no curso só será devolvida, caso não tenha quórum mínimo para realização da turma.
  • Vagas limitadas (vaga garantida na turma mediante assinatura do contrato).
  • Em alguns semestres haverá prática extensionista e prática profissional em cenário real no período diurno, previamente agendadas.
  • O estágio supervisionado (8º, 9º e 10º períodos) acontecerá exclusivamente em período diurno (matutino ou vespertino) previamente informado nos semestres que os antecedem.

Público-alvo

  • Estudantes que tenham concluído o ensino médio;
  • Profissionais de nível técnico em busca de uma formação superior na área da saúde;
  • Graduados em outras áreas que desejam ingressar na área da Saúde e Enfermagem.

Carga Horária

Portaria de Autorização do curso pelo MEC

Portaria de Autorização 427, de 09/11/2023

Modalidade

Bacharelado

Metodologia

Presencial

Seleção

Semestral

Data de início

10 de fevereiro de 2025

Turno

Noturno

Periodicidade

Semanalmente de seg. à sex. de 18h10 às 22h35

Investimento

Taxa de inscrição: R$50,00
Mensalidade: R$1.549,80
(valor com base no ano de 2025)

Outros descontos

  • Funcionários da Santa Casa BH ou
    ex-alunos: 30% de desconto;
  • Público externo: 25% de desconto;
  • Mais informações clique aqui

Descontos não acumulativos.

Modos de Ingresso e Editais

Calendário

Em breve…

Opções de privacidade
Pular para o conteúdo