Conhecimento e motivação: alunos do curso Técnico em Farmácia participam de ações especiais
Publicado em 23/10/2024. Atualizado em 23/10/2024 1:51:13
No último mês, a Faculdade de Saúde Santa Casa BH realizou diversas ações para os alunos do curso Técnico em Farmácia. O intuito foi comemorar o Dia Internacional do Farmacêutico e motivar os estudantes do técnico a continuarem propagando as atividades dos profissionais de uma das áreas que mais crescem no Brasil. Foram três dias de muita troca de experiência e cuidado ao paciente.
Para começar o evento com positividade, houve um momento de incentivo: a psicóloga organizacional, Jaqueline Silveira, ministrou uma palestra inspiradora sobre encorajamento profissional. Os alunos puderam vislumbrar o futuro que os aguardava com uma perspectiva otimista.
Nos dias subsequentes, foi apresentado um tema de extrema importância no ramo, que é o uso e armazenamento correto dos medicamentos. Os alunos puderam aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso sobre o uso correto de medicamentos e os locais indicados para seu acondicionamento (longe de fonte de calor, umidade e luz) e também sobre o descarte consciente (levar os remédios sem uso ou vencidos para o posto de saúde mais próximo).
Eles também tiveram a oportunidade de orientar os pacientes da Santa Casa BH Hospital de Alta Complexidade 100% SUS sobre o uso racional de medicamentos, reforçando a necessidade da elucidação no tratamento seguro. Além disso, apresentaram dispositivos farmacêuticos desenvolvidos em sala de aula.
Um grupo, por exemplo, mostrou uma ideia espetacular que irá auxiliar pacientes com deficiência visual: em um estojo de medicamentos, cada frasco contém uma textura diferente na tampinha. Assim, a pessoa será capaz de identificar, corretamente, o medicamento que deve tomar. A bolsinha também vem com um relógio digital acoplado, que ativa o alarme nas horas exatas de cada medicação.
Para a professora e coordenadora do curso Técnico de Farmácia, Nathália Augusta de Oliveira Gomes, os alunos demonstraram grande engajamento, responsabilidade e criatividade ao planejar e executar as atividades propostas. “As ações foram bem recebidas pelo público-alvo, refletindo no preparo dos alunos, especialmente no que diz respeito à conscientização sobre o papel do técnico em farmácia na sociedade”, conta.
O evento reforçou a necessidade deste profissional, e mostrou o quanto o mercado está aquecido. “A crescente na demanda pelo técnico em farmácia é notória. Diariamente recebemos pedidos de indicações por diversas empresas”, afirma Nathália. E, para quem almeja se formar na área, a professora destaca uma dica valiosa:
“Invista em uma formação sólida e em constante atualização. O mercado valoriza profissionais proativos, que apresentam diversas competências e habilidades. No nosso curso, preparamos os alunos para todas as opções no mercado – desde a farmácia em atenção básica, até concursos públicos. No estágio curricular em farmácia hospitalar, nossos alunos desenvolvem habilidades de comunicação e trabalho em equipe, que são essenciais para a profissão, uma vez que o técnico em farmácia frequentemente trabalha em ambientes multidisciplinares”, ressalta.
Quer participar de ações como essa e se tornar um técnico em farmácia de excelência? Então, fique atento(a)! Em breve, abrirão as inscrições para a próxima turma do curso técnico em farmácia da Faculdade de Saúde Santa Casa BH. Preencha o formulário abaixo e estude onde a saúde mora!