
Faculdade de Saúde Santa Casa BH é representada e premiada em congresso latino
Publicado em 03/07/2025. Atualizado em 03/07/2025 11:19:11
Nos dias 5 e 6 de junho, foi realizada mais uma edição do LACRE — Congresso Latino-Americano em Educação de Residentes. Neste ano, o evento, que reúne grandes profissionais da área da saúde, ocorreu em Santiago, no Chile. A organização ficou por conta da Universidade Católica do Chile, com apoio do Royal College of Physicians do Canadá.
Durante o congresso, foram abordados temas-chave, como inovação na educação médica, novos métodos de aprendizado e avaliação baseada em competências.
A Faculdade de Saúde Santa Casa BH marcou presença no encontro, representada pelo pesquisador e docente Dr. Alexandre Moura. Ele conduziu uma oficina sobre o uso de Atividades Profissionais Confiáveis (EPAs) no processo de avaliação de residentes e apresentou quatro trabalhos científicos.
Na oficina, foi compartilhada a experiência pioneira da Faculdade no uso de EPAs com o apoio de um aplicativo móvel. A adoção dessa metodologia teve início em 2019, no Programa de Cirurgia Geral, e hoje já está presente também nos Programas de Ginecologia e Obstetrícia, Nefrologia e Pediatria.
Todos os trabalhos apresentados são resultados de projetos de mestrado do Programa Stricto Sensu da Faculdade de Saúde Santa Casa BH. Os autores são preceptores da residência médica da Santa Casa BH e conduziram estudos científicos na área de educação médica, com foco na avaliação de competências e na análise do profissionalismo de médicos residentes de diferentes especialidades.
Um dos estudos foi premiado como o melhor trabalho apresentado no congresso. Realizado pelo Dr. Leonardo Salviano, coordenador do Programa de Cirurgia Geral, o projeto analisou o processo de avaliação por EPAs dos residentes dessa especialidade.
Em seu mestrado, o Dr. Leonardo avaliou a curva de aprendizado dos residentes em cada uma das EPAs, comparando a avaliação de confiança feita pelos preceptores com a autoavaliação dos alunos. “Como resultado, foi possível evidenciar em quais EPAs há excesso ou falta de autoconfiança por parte dos residentes, o que permite aprimorar as estratégias de ensino”, explica.
O estudo premiado foi recentemente publicado no importante periódico Educación Médica e pode ser acessado clicando aqui.
Em breve, abriremos as inscrições para os cursos de residência da Faculdade de Saúde Santa Casa BH. São opções em residência médica, especialização médica, residência multiprofissional e fellowship.
Tem interesse? Preencha o formulário abaixo para falar com um de nossos consultores!