FAQ

 

Qual a diferença entre Residência e Especialização Multiprofissional?
O programa de Residência Multiprofissional em Saúde é credenciado pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional CNRMS, de acordo com os termos da Lei n° 11.129, de 30 de junho de 2005.

O programa de Especialização Multiprofissional é uma modalidade prática em serviço. Os Programas de Especialização Multiprofissional da Santa Casa BH não garantem ao estudante o título de especialista vinculado ao Conselho Regional. Sendo responsabilidade do especializando realizar inscrição para prova de título ou apostilamento junto ao respectivo órgão

A Residência e Especialização, por definição, é uma modalidade de ensino em nível de pós-graduação lato sensu. Sua característica é de treinamento em serviço sob supervisão de profissionais habilitados. A área Multiprofissional é caracterizada pelo interdisciplinarismo existente entre as profissões em prol da saúde.

A Santa Casa BH Ensino e Pesquisa oferece o programa em saúde nos eixos de Terapia Intensiva adulto e Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica.

Qual o valor da bolsa da Residência Multiprofissional e Especialização Multiprofissional?
Valor da bolsa Residência Multiprofissional:  R$ 4.106,09

Valor da bolsa Especialização Multiprofissional: R$ 1.200,00

O valor da bolsa da Especialização Multiprofissional pode sofrer alteração?
A bolsa concedida ao Especializando Multiprofissional é um diferencial da Santa Casa BH. No entanto, este valor é fixo e não existe garantia para o aumento
Qual o desconto na bolsa de Residência Multiprofissional?
Nas bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde é descontada a alíquota de 14% referente à Previdência Social. Esta alíquota para fins de recolhimento ao INSS foi alterada pela Portaria nº 914, de 13 de Janeiro de 2020, com início da vigência a partir de 01/03/2020. O desconto de 14% sobre o valor da bolsa para a Previdência Social é obrigatório e automático.
Quando inicia as atividades acadêmicas?
O Programa de Residência e Especialização Multiprofissional em Saúde terá início, preferencialmente, no dia 01 (um) do mês de março, conforme previsto em edital.
Qual a divisão de carga horária prática e teórica?
Segundo a Resolução CNRMS nº 5, de 7 de novembro de 2014 para o programa de Residência Multiprofissional e o regimento interno da Instituição para a Especialização Multiprofissional em Saúde os programas possuem a carga horária total de 5.760 (cinco mil setecentos e sessenta) horas, as quais são distribuídas da seguinte maneira:


I – 80% (oitenta por cento) da carga horária total destinada à atividade prática;


II – 20% (vinte por cento) da carga horária total destinada a atividades teóricas respeitando o máximo de 60 (sessenta) horas semanais, nelas incluídas o máximo de 24 (vinte e quatro) horas de plantão.

Posso conciliar a Residência Multiprofissional com um emprego CLT?
Não. Considerando a lei federal nº 11.129 , 30 de junho de 2005 é exigida a dedicação exclusiva no cumprimento de programas de residência em área profissional da Saúde – Uni ou Multiprofissionais.
Posso participar do processo seletivo da Residência e Especialização ao mesmo tempo?
Sim. Você pode fazer uma inscrição para cada programa e concorrer a ambos. Após o resultado, caso seja aprovado, deverá escolher em qual se matricular dentro do prazo estabelecido.
O candidato pode se inscrever no concurso ainda em curso na graduação?
Sim. Porém, deverá ter concluído o curso até a data da matrícula, portando o registro profissional ou protocolo e declaração de conclusão do curso.
Onde posso encontrar às provas anteriores?
A Faculdade Santa Casa BH não possui acesso as provas, estas são de responsabilidade das empresas terceiras gestoras do concurso.
Qual a diferença entre Residência Médica e Especialização Médica?
O título é concedido apenas ao médico que realizou e passou na prova realizada pela Associação ou Sociedade da especialidade pretendida, estas têm que ser filiadas e seguir as normas da Associação Médica Brasileira (AMB). Tanto a residência médica como o título de especialista permitem ao médico se cadastrar no Conselho Regional de Medicina (CRM). Nos últimos anos houve uma grande valorização dos especialistas que possuem o título na especialidade. Muitos concursos públicos atualmente exigem a comprovação de título de especialista como pré-requisito para a inscrição. O portador cujo título foi obtido a partir de 2006 deverá revalidá-lo a cada 5 anos contínuos. Esta revalidação foi instituída pela Comissão Nacional de Acreditação (CNA), ligada a AMB para estimular o especialista a se atualizar. O certificado de revalidação pode ser obtido por meio de uma prova ou pela somatória de 100 pontos pela participação em eventos diversos, aprovados pela CNA.

Os médicos que concluem um curso de especialização recebem um Certificado de Conclusão de Curso de Especialização. Estes cursos também são uma pós-graduação, porém não têm a mesma validação que a residência médica. O médico formado em uma residência médica pode se cadastrar no CRM como especialista, já o médico que concluiu um curso de especialização não pode. Neste caso, para ser reconhecido pelo CRM ele precisa realizar a prova de Título, reconhecida pela AMB. As regras para a realização da prova do título dependem de cada especialidade, algumas exigem a comprovação de atuação como especialista por alguns anos antes de se candidatar ao título.

A Residência Médica, por definição, é uma modalidade de ensino em nível de pós-graduação lato sensu destinada a médicos. Sua característica é de treinamento em serviço sob supervisão de profissionais habilitados.

Credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM. Esse profissional recebe remuneração de acordo com a bolsa estabelecida pela portaria interministerial

O valor da mensalidade da especialização médica é fixo?
Poderá haver correção dos valores das mensalidades, conforme IGPM anual previsto em contrato.
Qual o valor da bolsa?
O valor bruto da bolsa de Residência Médica é de R $4.106,09 de acordo com a Portaria Interministerial nº 9, de 13 de OUTUBRO DE 2021.
Qual o desconto na bolsa de residência médica?
As bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde são descontadas a alíquota de 14%, referente a Previdência Social. A alíquota para fins de recolhimento ao INSS foi alterada pela Portaria nº 914, de 13 de Janeiro de 2020, com início da vigência a partir de 01/03/2020. O desconto de 14% sobre o valor da bolsa para a Previdência Social é obrigatório e automático. Caso o médico residente já contribua com o valor máximo, deverá pedir a isenção no seu outro vínculo.

Caso a financiadora for uma instituição filantrópica esta alíquota sobe para 20%.

Quando inicia as atividades?
Conforme a Resolução CNRM nº01/2017 – Art 2º: Todos os Programas de Residência Médica deverão iniciar suas atividades no dia 01(um) do mês de março.
Qual a divisão de carga horária prática e teórica?
Os programas possuem carga horária de 60 horas semanal. Entre 80% e 90% prática e entre 10% e 20% teórica.
Posso fazer matrícula em mais de um programa de residência médica?
Segundo a CNRM:

“Somente poderá matricular-se em outro Programa de Residência para o qual tenha sido também aprovado o candidato que formalizar a desistência do PRM em que fora originalmente matriculado, até o dia 15 de março.”

Art.5º Resolução Nº 1, de 3 de Janeiro de 2017. 

 

Posso trancar a residência?
Todo médico convocado para servir às Forças Armadas, matriculado no primeiro ano de Programa de Residência Médica credenciado pela CNRM, poderá requerer a reserva da vaga em apenas 1 programa de Residência Médica em todo o território nacional, pelo período de 1 ano. Médicos residentes voluntários (homens ou mulheres), também têm direito ao benefício desde que seu alistamento tenha sido efetuado anteriormente à matrícula no Programa de Residência Médica no qual se classificou. O trancamento de matrícula para prestação do Serviço Militar implicará na suspensão automática do pagamento da bolsa do médico residente até o seu retorno ao programa.

Outras possibilidades são o afastamento por doença e pela licença maternidade. Ressaltamos que nesse período a bolsa será suspensa, sendo retomado o depósito após o término do período regulamentar. Nos casos de doença com período de afastamento maior do que 15 dias e licença maternidade, o residente deverá receber pelo INSS até o seu retorno, quando novamente receberá da instituição.

O candidato do Processo seletivo da Santa Casa BH pode realizar mais de uma prova?
O Candidato poderá se inscrever para mais de uma especialidade, no entanto a inscrição deve ser realizada separadamente para cada especialidade. Cabe ressalvar que o tipo de entrada deve seguir o mesmo, ou apenas acesso direto ou apenas pré-requisito.
Candidatos médicos estrangeiros podem participar do processo seletivo?
O Candidato estrangeiro, interessado em participar do concurso, deverá ter o título e CRM revalidado.
O candidato pode se inscrever no concurso ainda em curso na graduação ou em outra Residência/Especialização?
Sim. Porém, deverá ter concluído o curso até a data da matrícula portando o CRM ou protocolo, e declaração de conclusão do curso.

Faculdade Santa Casa BH

 Av. dos Andradas, 2688 - Santa Efigênia, Belo Horizonte - MG, 30110-005

Santa Casa BH

Av. Francisco Sales, 1111 - Santa Efigênia - Belo Horizonte - MG - 30150-221

Hospital São Lucas

Av. Francisco Sales, 1186 - Santa Efigênia - Belo Horizonte - MG - 30150-221

Contato:

faculdade@faculdadesantacasabh.edu.br

Whatsapp Ícone – Icon - PNG Transparent - Image PNG

(31) 99988-4753

(31) 98420-5587

 

Santa Casa BH