Simpósio de Toxinologia: estão abertas as inscrições para alunos de mestrado e doutorado. Participe!

Publicado em 24/05/2023. Atualizado em 24/05/2023 3:54:25

Se você é nosso aluno do mestrado ou doutorado não pode perder o 3º Simpósio de Toxinologia Básica e Aplicada (III SIM-TOX). A Faculdade Santa Casa BH é co-responsável pelo evento internacionalmente conhecido, que acontece de forma on-line entre os dias 29/5 e 6/2.

Dois professores da nossa Faculdade serão palestrantes:

Dr. Célio José de Castro Júnior – Dia 30/5, às 18h (Tema: Biologia molecular estrutural aliada ao desenvolvimento pré-clínico da Pha1b: uma toxina analgésica obtida do veneno da aranha Phoneutria nigriventer)

Dra. Maria Elena de Lima – Dia 31/5, às 17h30 (Tema: Peptídeo sintético derivado de uma toxina da aranha Phoneutria Nigriventer, com efeito terapêutico da bancada aos testes clínicos).

A profa. Maria Elena ainda coordena a mesma sessão em que apresenta, onde haverá diferentes convidados, com temas interessantes sobre toxinas animais.

Fique atento!

O Simpósio de Toxinologia Básica e Aplicada vai contar como disciplina optativa de mestrado e doutorado. A carga horária será de 60 horas, e a participação valerá 4 créditos

Para que estes créditos sejam validados, serão exigidos 3 requisitos:

• Frequência comprovada

• Realização da atividade proposta: um mini-relatório de até duas páginas, sobre os temas essenciais das palestras apresentadas

• Apresentação do certificado de conclusão

Faça agora sua inscrição pelo site: https://eventos.congresse.me/iii-sim-tox/edicoes/IIISIM-TOX

Leia também: Centro de Pesquisa Clínica da Santa Casa BH faz parte do BRICNet

Saiba mais sobre Toxinologia

A toxinologia é a ciência responsável pelo estudo das toxinas produzidas por seres vivos, como plantas, animais e microrganismos. Quando em contato ou por meio de absorção, as toxinas provocam danos à saúde, e as pesquisas revelam suas características, formação, função, metabolismo, efeitos nocivos e tratamento.

Além de desenvolver antídotos importantes, a toxinologia se dispõe a isolar os componentes ativos que possam ser utilizados como medicamentos. Alguns exemplos são os novos fármacos produzidos pelo instituto Butantan

Pesquisadores da Faculdade Santa Casa BH também vêm desenvolvendo produtos derivados de toxinas, principalmente de aranha. Vários destes produtos já estão patenteados, alguns se encontram em fase clínica de testes e poderão gerar novos medicamentos, como por exemplo, um  peptídeo para tratar a disfunção erétil, um para tratar  glaucoma e outros para o tratamento da dor.

As substâncias tóxicas podem ser mais ou menos nocivas ao organismo, dependendo da relação entre ele e a dose, da susceptibilidade alérgica do indivíduo e de experiências anteriores de exposição. Os tipos mais comuns de toxinas são as bacterianas, divididas entre endotoxinas e exotoxinas. 

Entretanto, toxinas de artrópodes, como aranhas e escorpiões, além de toxinas de serpentes e de outros animais,  representam um grande potencial para a obtenção de fármacos.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na Faculdade Santa Casa BH? Siga a gente nas Redes Sociais!

Skip to content