Enfermagem

A enfermagem é a ciência do cuidado. É a área da saúde que compreende a assistência integral às pessoas, desde a promoção da saúde, prevenção de doenças, cuidado durante o adoecimento e reabilitação.

Atualmente, a área da enfermagem compreende dois níveis de categoria profissional:

  • Nível técnico – Técnico de Enfermagem
  • Nível superior – profissional Enfermeiro

O Enfermeiro

O enfermeiro é o profissional com graduação em Enfermagem. Sua atuação considera as competências adquiridas na graduação e a autonomia profissional para exercer a assistência direta nos cenários de alta complexidade, a gestão dos serviços de saúde e de enfermagem e a gerência do cuidado de enfermagem na atenção à saúde, sempre com base no rigor técnico, científico e intelectual, e pautado em princípios ético-legais e da bioética.

Nosso Curso de graduação em Enfermagem

Nosso curso foi planejado de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Enfermagem, submetido à avaliação com visita do MEC em 2023 e aprovado com conceito máximo (Nota 5)

Nossa proposta pedagógica considera o cuidado como o objeto de trabalho do enfermeiro e visa a formação de profissionais generalistas, humanistas, críticos e reflexivos com instrumentalização política e ético-legal, para exercer suas atividades nos diferentes cenários e níveis de atenção à saúde. Diante desse objetivo, o principal desafio é que nossos alunos, desde o início do curso, consigam fazer a diferença na vida das pessoas.

A vivência prática em cenários reais de saúde já se inicia desde o primeiro período e permanece ao longo de todo o curso. Os estágios da média e alta complexidade serão realizados no maior hospital filantrópico 100% SUS do Brasil. O currículo do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Saúde Santa Casa BH é inovador e baseado na formação por competências necessárias para um Enfermeiro confiável, que as mais exigentes Instituições de saúde desejam empregar.

Áreas de atuação

O enfermeiro pode atuar em instituições públicas ou privadas inserindo-se como membro da equipe multiprofissional em:

  • Hospitais
  • Clínicas
  • Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPA)
  • Maternidades
  • Centro Cirúrgico
  • Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O enfermeiro pode integrar equipes da:

  • Estratégia de Saúde da Família (ESF)
  • Unidades Básicas de Saúde (UBS)
  • Policlínicas
  • Instituições de Reabilitação
  • Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI)
  • Creches
  • Escolas
  • Indústrias

Pode ainda desenvolver ações de:

  • Vigilância Epidemiológica E Sanitária
  • Consultorias
  • Auditorias
  • Gerenciamento Dos Serviços De Saúde

O enfermeiro pode trabalhar também como profissional liberal e autônomo.

A Santa Casa, a Faculdade de Saúde Santa Casa BH e porque escolher estudar aqui

Há mais de 120 anos, a Santa Casa BH é referência em atenção e promoção à saúde para todo o estado de Minas Gerais. Trata-se do primeiro hospital da capital mineira, fundado em 21 de maio de 1899. Atualmente, possui 1.250 leitos, corpo clínico de aproximadamente 1.200 médicos, 600 enfermeiros, 2.000 técnicos de enfermagem e aproximadamente 5.000 colaboradores não médicos.

 

Assim como protagoniza uma atuação secular no cuidado em saúde, a Santa Casa BH também é pioneira na formação de profissionais de saúde. Dela, emergiram os cursos de Medicina da UFMG e da Ciências Médicas MG e a Escola de Enfermagem da PUC-MG. Sua vocação para o ensino pode ser demonstrada pela atuante e competente Escola Técnica em Enfermagem, há mais de 30 anos no mercado, e pelos inúmeros convênios cedidos à outras universidades que não abrem mão que o estágio de seus alunos seja realizado no maior Hospital filantrópico 100% SUS do Brasil. Além disso, temos um amplo portfólio de Cursos de Especialização (modalidade 360h). Somos pioneiros na Residência Médica em Minas Gerais e mantenedora de um dos maiores conjuntos de Programas de Residência e Especialização Médica do Brasil, com 37 especialidades, bom como do Programa de Residência e Especialização Multiprofissional.

 

Temos um Programa de Pós-Graduação stricto sensu, (Mestrado e Doutorado) credenciado pela CAPES, no qual já formaram quase 500 Mestres e Doutores em seus 22 anos de existência. Em 2019, a Faculdade de Saúde Santa Casa BH foi formalmente autorizada como uma Instituição de Ensino Superior com sede fora do Hospital, e iniciou em 2020 o primeiro curso de graduação tecnológica em Gestão Hospitalar. Por isso, a Faculdade de Saúde Santa Casa BH se concentra na oferta de cursos na área da saúde, caracterizando-se como uma Instituição de Educação Superior (IES) da Saúde. Infraestrutura física e competência acadêmica se somam para propormos a criação do Curso de Graduação em Enfermagem com o DNA Santa Casa BH, entendendo-se ser o momento apropriado de preencher esta lacuna e completar o ciclo de educação formal em Enfermagem, já que possuímos formação técnica e pós-graduação, lato e stricto sensu para a área de Enfermagem.

 

Na cidade de Belo Horizonte, existem em torno de 15 IES que oferecem cursos de Enfermagem. Entretanto, são raras aquelas que possuem uma história e infraestrutura semelhantes à da Santa Casa. Além da infraestrutura de todo o Complexo de Saúde da Santa Casa, os princípios balizadores dos programas educacionais da Faculdade de Saúde Santa Casa BH estão baseados nas melhores evidências da literatura internacional em educação na área da saúde, por isso, internacionalmente reconhecidos.

Corpo Docente
Currículo baseado em Práticas Profissionais Confiáveis (EPAs)

A denominação currículo em espiral é uma lógica importante de integração do conteúdo que consiste na revisitação periódica dos temas abordados ao longo do curso.

A integração horizontal se dá por meio da organização do conteúdo em módulos temáticos.

A integração vertical acontece não só pelo princípio espiralar observado na construção dos módulos temáticos, mas também pela presença de dois Eixos de Aprendizagem que estão dispostos longitudinalmente no currículo, o Eixo de Extensão Interprofissional e o Eixo de Gestão, Pesquisa e Inovação.

Estrutura Currícular

1° Período

2° Período

3° Período

4° Período

5° Período

6° Período

7° Período

8° Período

9° Período

10° Período

Cargas horárias

Bolsa de estudos

Bolsa social

Bolsas de 100%, destinada aos alunos ingressantes que efetivarem sua matrícula no curso de graduação. Os critérios básicos para a concessão das bolsas de estudos encontram-se na Lei Lei complementar Nº 187, de 17 de dezembro de 2021, Instrução Normativa Nº 15, de 11 de agosto de 2017 e Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015.
As solicitações para as bolsas de estudos serão submetidas à avaliação socioeconômica das famílias, conforme os critérios previstos pela legislação e de acordo com as normas institucionais, publicadas em edital próprio.

 

Bolsa de Estudos à Pessoas com Deficiência

Bolsas de 100%, destinada aos alunos ingressantes que efetivarem sua matrícula no curso de graduação. Os critérios básicos para a concessão das bolsas de estudos encontram-se na Lei complementar Nº 187, de 17 de dezembro de 2021, Instrução Normativa Nº 15, de 11 de agosto de 2017 e Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. As solicitações para as bolsas de estudos serão submetidas à avaliação socioeconômica das famílias, conforme os critérios previstos pela legislação e de acordo com as normas institucionais, publicadas em edital próprio.

  • Edital Bolsa Social

    Em breve…

  • Edital Bolsa de Estudos à Pessoas com Deficiência

    Em breve…

  • Análise do questionário socieconômico

    Em breve…

  • Resultado Final Bolsa Social

    Em breve…

Observações
  • A Faculdade de Saúde Santa Casa BH reserva-se o direito de cancelar ou prorrogar o curso, caso não atinja o número mínimo de alunos matriculados.
  • Poderão, no decorrer do curso, ocorrer ajustes e alterações no cronograma, ementas e corpo docente, não interferindo na qualidade da oferta.
  • A taxa de inscrição no curso só será devolvida, caso não tenha quórum mínimo para realização da turma.
  • Vagas limitadas (vaga garantida na turma mediante assinatura do contrato).

Público-alvo

  • Estudantes que tenham concluído o ensino médio;
  • Profissionais de nível técnico em busca de uma formação superior na área da saúde;
  • Graduados em outras áreas que desejam ingressar na área da Saúde e Enfermagem.

Carga Horária

Modalidade

Bacharelado

Metodologia

Presencial

Seleção

Semestral

Data de início

05 de Agosto de 2024

Turno

Diurno

Periodicidade

Semanalmente de seg. à sex. de 7h30 às 11h55

Investimento

Taxa de inscrição: R$50,00
Mensalidade: R$1.610,00
(valores sujeitos a alterações)

Modos de Ingresso e Editais

Calendário

Pular para o conteúdo