
Cuidador de idosos será uma das profissões mais valorizadas do futuro
Publicado em 17/02/2025. Atualizado em 17/02/2025 12:15:45
A tendência da população mundial, é de que a taxa de natalidade diminua, enquanto, a de idosos, aumente. No nosso país, segundo projeções do IBGE, após o número de habitantes atingir seu pico máximo em 2040 (220.425.299), teremos um declínio exponencial, chegando aos 199.228.708 de brasileiros em 2070.
Esta tendência é o resultado de um comportamento inerente das gerações Millenial (1980-1995) e Z (1996-2009), que em sua maioria, não têm filhos. Só para se ter uma ideia, de 2000 a 2023, a taxa de fecundidade do Brasil recuou de 2,32 para 1,57 filho por casal.
As pessoas dessas gerações, entre 18 e 45 anos, serão o start para o crescimento no número de idosos. Estima-se que sejam quatro para cada dez habitantes de outras faixas etárias. E a expectativa de vida, que hoje está em média 71,1 anos, terá um salto: será 83,9 em menos de meio século.

Pirâmide populacional em 2070 (IBGE/Reprodução)
Cuidador de idosos: a profissão do futuro
Frente a este cenário, algumas profissões entrarão em ascensão para se adaptar à nova realidade social. Uma delas será o cuidador de idosos, uma atividade tão antiga que se tornará uma área do futuro.
Esse movimento já começou. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), entre 2019 e 2023, houve um aumento de 15% no número de cuidadores remunerados no Brasil. A pesquisa estima que eles somavam, em 2023, cerca de 840 mil.
O mercado de cuidadores será cada vez mais exigente, então para ingressar na profissão, é preciso vários conhecimentos específicos, além de outras habilidades para que a função seja cumprida com excelência.
O que faz um cuidador de idosos?
Para ser um cuidador de idosos, é necessário desenvolver habilidades técnicas e de relacionamento para um cuidado respeitoso, que abranja os aspectos físicos, sociais, emocionais, mentais e legais da pessoa idosa. O profissional é capacitado para se posicionar adequadamente frente a família e a equipe multiprofissional.
O cuidador deve:
- Fazer companhia a pessoa idosa, levando para caminhar, tomar sol e conversar, mantendo uma comunicação saudável e satisfatória;
- Cuidar para que o local onde o idoso vive, esteja limpo e organizado, garantindo sua saúde e segurança;
- Cuidar da segurança do idoso, criando formas de mantê-lo protegido e, ao mesmo tempo, auxiliando na autonomia, principalmente para os que estão saudáveis.
Esse profissional precisa, acima de tudo, ser empático, atencioso e paciente.
Onde o profissional pode atuar?
- Atendimento domiciliar;
- Asilos ou casas de convivência de idosos;
- Hospitais, como acompanhante;
- Empresa de Home Care.
Onde estudar para ser um cuidador de idosos?
A Faculdade de Saúde Santa Casa BH, o berço da saúde de Minas Gerais, tem esse curso em sua grade curricular. A duração das aulas é de, aproximadamente, três meses e o aluno ainda faz as aulas práticas no Instituto Geriátrico Santa Casa BH.
Para ingressar no curso, é necessário ter mais de 18 anos e ter o ensino fundamental completo. Após a conclusão, é entregue ao aluno uma carteirinha exclusiva de cuidador de idosos, comprovando que o profissional foi capacitado na instituição que faz parte do maior hospital do Brasil em número de internações, a Santa Casa BH.
Dê o primeiro passo rumo a um futuro de sucesso! Preencha o formulário abaixo e converse com um dos nossos consultores. Estamos com inscrições abertas para uma turma noturna.