Cuidador de Idosos: curso muda a vida de ex-aluna e a reposiciona no mercado de trabalho

Publicado em 14/03/2023. Atualizado em 08/08/2023 9:22:51

 

Nunca é tarde para recomeçar e seguir os seus sonhos. Um ótimo exemplo disso é o da Irma Lima, de 45 anos, que se formou há menos de um mês no curso de Cuidador de Idosos e já colhe os frutos de ter investido na profissão com a qual se apaixonou há mais de 20 anos.

Irma era empregada doméstica no início dos anos 2000 e trabalhava na casa de uma família que tinha um idoso com problemas de saúde. Ela conta que cuidar dele não fazia parte das suas tarefas diárias. Mas, após algum tempo de amizade, passou a ajudá-lo a se sentir melhor. “A satisfação em vê-lo bem me fez tomar gosto pela prática. Quando saí de lá fui indicada para outras casas de família, mas ainda sem o treinamento correto”, diz.

Infelizmente, uma notícia triste interrompeu a trajetória de Irma: o falecimento de sua mãe. Abalada com a fatalidade, passou um período em depressão e sem trabalhar com o que lhe fazia feliz.

 

 

Mas, Irma foi resiliente e, após algum tempo, se recuperou. Recorreu a amigos e conseguiu retornar ao trabalho em casas de família e centros de repouso, mas percebeu que o desafio estava maior. “Algumas situações exigiam cuidados que eu não conhecia, como manusear oxigênio ou lidar com pessoas com trombose. Além disso, percebi que precisava de mais empatia com o próximo”, explica.

Foi nesse momento que a Escola Técnica da Faculdade Santa Casa BH apareceu em sua vida. Incentivada pela filha Daniele Lima, que era aluna do curso Técnico em Enfermagem à época, Irma voltou aos estudos e redescobriu sua paixão. “Aqui eu aprendi que cada pessoa tem uma história e precisa ser tratada de forma diferente, mas sempre com carinho e atenção. Isso mudou muito minha relação com trabalho e com as pessoas”, conta animada.

O ambiente da instituição também foi essencial para seu recomeço. “Gostei de tudo aqui. Professores, alunos, funcionários, estrutura. Era uma turma muito bacana e um ambiente de respeito”.

 

Aprendizado e prática profissional 

Irma conta ainda que se beneficiou da parte técnica do curso de Cuidador de Idosos, que oferece uma formação multidisciplinar muito estimulante para quem tem interesse na área de saúde, mas não sabe por onde começar. O profissional formado é apto para lidar com legislação, psicologia, nutrição, primeiros socorros, reanimação cardíaca, entre outros, e pode trabalhar em domicílios, casas de repouso e fazer acompanhamento em hospitais.

Ela também cita o estágio feito no Instituto Geriátrico Afonso Pena (IGAP), da Santa Casa BH, como um ponto alto da sua experiência. “Foi uma forma muito bacana de encerrar esse ciclo. Sinto que cresci demais com essa experiência”, revela. O estágio é obrigatório e garantido para todos os alunos, e é realizado no IGAP ou em uma instituição parceira.

Para o futuro, Irma planeja expandir seus horizontes e fazer o curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica da Faculdade Santa Casa BH. E para quem está pensando em seguir carreira na área, ela deixa um recado: “Se for começar só pelo dinheiro não dá. Tem que ser por amor, pela vida do ser humano”, aconselha.

 

 

Quais são as funções de um cuidador de idosos?

O Cuidador de Idosos é um profissional responsável por ajudar o idoso em todas as suas necessidades básicas — como higiene, alimentação, companhia e ingestão de remédios, além de oferecer acolhimento, carinho e atenção.

No curso oferecido pela nossa instituição, o aluno aprende na prática como cuidar da pessoa idosa, sobretudo quando há limitações físicas ou intelectuais. Podem cursá-lo maiores de 18 anos com ensino fundamental completo e interesse na área de saúde e cuidados.

O turno da noite está com inscrições abertas para as aulas presenciais. Elas acontecem de 19h às 22h30 em dias alternados, sendo uma semana na segunda, quarta e sexta-feira, e na seguinte na terça e quinta-feira. Lembrando que o curso de Cuidador de Idosos possui carga horária de 100 horas/aula, dividida entre teoria (60 horas) e prática (40 horas), além do estágio obrigatório de 12 horas.

Clique aqui para mais informações e faça já a sua matrícula!

Pular para o conteúdo