LGBTQIAP+

LGBTQIAP+ Guia de nomenclaturas para ninguém se confundir

Publicado em 16/07/2021. Atualizado em 17/02/2022 5:34:10

Um guia sobre nomenclaturas LGBTQIA+ para ninguém mais se confundir

O mundo sempre foi composto por pessoas diferentes, seja nas questões relacionadas a raça, religião, ideologia, orientação sexual, identidade de gênero entre outras. Mas, nem sempre o mundo foi passível de questionamentos. 

Vivemos em um outro contexto político-social em que as pessoas questionam a si e o sistema o tempo todo. Assim, não estão mais dispostas a viverem modelos impostos ao longo da história. Por isso, existe a diversidade.

Fala-se muito sobre respeito, mas será que as pessoas sabem de fato lidar com a diversidade e, consequentemente, respeitá-la?

Muitas pessoas ainda não sabem tratar pessoas cuja identidade de gênero não seja a cisgênera. Então, o que os termos envolvidos à diversidade sexual significam e o que é educado dizer?  

Neste artigo, você encontrará as respostas para as questões relacionadas à sexologia e todas as terminologias referentes à sigla LGBTQIAP+. Leia até o final e descubra como se aprofundar nas questões mais complexas!  

Para exemplificar cada um dos termos, selecionamos pessoas com notoriedade, que pertencem à comunidade LGBTQIAP+ e que lapidam o debate a respeito da diversidade no Brasil atual. Confira!

 

O que é uma pessoa transexual 

 

Erika Hilton é a primeira vereadora transexual em SP

Erika Hilton é a primeira vereadora transexual eleita em São Paulo. Reprodução/ Redes sociais

 

As pessoas transexuais não se identificam com o gênero ao qual foi designado em seu nascimento

Para entender melhor, vamos analisar como é determinado o gênero de cada sujeito. No momento do nascimento, o gênero é estabelecido pelo sexo. Dessa maneira, quem nasce com pênis, é considerado homem, quem nasce com vagina, é mulher.

Entretanto, há quem percebe, em algum momento da vida, que se identifica com outro gênero e passam a viver como assim desejam e se sentem melhor consigo mesmas.

Dito isso, uma “mulher trans” ou “pessoa transfeminina” refere-se a quem foi designado homem, mas se entende como uma figura feminina.

Já as palavras “homem trans” ou “pessoa transmasculina” é indicada para tratar uma pessoa que foi designada mulher, mas se identifica com identidade masculina.

Nota importante: uma pessoa transexual não necessariamente precisa passar por uma cirurgia de readequação sexual.

 

O que é cis/cisgênero 

 

Uma pessoa Cis/Cisgênero se identifica com o gênero que lhe foi designado em seu nascimento.

Assim, se uma pessoa foi designada como homem ou mulher no momento em que nasceu e, ao longo da vida, se entende com o mesmo gênero, então ela é cisgênera.

 

O que é travesti

 

Linn da Quebrada

Linn da Quebrada é uma cantora, compositora, atriz e ativista social brasileira. Reprodução/ Redes sociais

 

Uma pessoa travesti foi designada homem no momento de seu nascimento, porém se entende como identidade feminina.

No passado, travesti era uma palavra usada como conotação negativa, sendo associada à prostituição. Entretanto, ao longo do tempo a palavra foi ressignificada pela comunidade, passando assim a ter mais peso político. Hoje, elas exaltam seu orgulho de serem travestis.

Nota importante: 

1 – O correto, ao se dirigir a uma pessoa travesti, é usar “A/ ela”.

2 – O termo traveco é pejorativo é não deve ser usado. 

 

O que significa Drag Queen e Drag King

 

Pabllo Vittar drag queen mais seguida no mundo

Pabllo Vittar é um homem gay, que também é uma drag queen

 

Drag queen é a pessoa que se veste e se comporta, de forma estilizada, com uma expressão de gênero exageradamente feminina. Enquanto o Drag king é a pessoa que se veste e se comporta, também de forma estilizada, com uma expressão de gênero exageradamente masculina.

Por meio das performances artísticas e do humor, o objetivo é imitar, brincar, questionar e até desconstruir arquétipos dos gêneros feminino e masculino.

 

“Ele ou ela”?

 

Usar os pronomes apropriados ao falar com alguém que é transgênero funciona com base no respeito pela pessoa. Usualmente, o nome que a pessoa escolhe para usar indica sua preferência de gênero.

Dito isso, uma pessoa transgênero chamada Miguel seria referida como “ele”, enquanto outra chamada Lua seria “ela”, por exemplo. Mas, se você não tiver certeza, é melhor perguntar à pessoa educadamente como ela deseja ser tratada.

Mas, se você suspeitar que alguém se identifique como não-binário, um termo neutro pode ser mais apropriado. Veja abaixo o porquê. 

 

O que é uma pessoa não-binária 

 

LGBTQIAP+

Pelas redes sociais, Demi Lovato contou aos fãs que é não-binária. Reprodução/ Revista Glamour

 

Pessoas que se identificam como não-binárias podem se reconhecer nos gêneros feminino e masculino ao mesmo tempo, mas também podem não se identificar com nenhum dos dois.

Pessoas não-binárias podem, ainda, se sentirem às vezes como homens e outras vezes como mulheres.

 

Mais complexidade

 

Diante de tanta diversidade, não há regras universais. O princípio, porém, é básico: respeito.

Os termos discutidos aqui podem não cobrir todas as situações, afinal essa é uma área complexa que pode ser difícil para aqueles que não são totalmente tratados em meio a uma vasta gama de termos. 

Agora, se você lida com pessoas na sua profissão, por que não se aprofundar nos assuntos relacionados à diversidade? 

O mercado de trabalho vem apresentando uma demanda crescente de profissionais especializados na sexualidade humana e a formação exigida vai muito além dos conceitos fundamentais e temas específicos, indo até uma reflexão dos conteúdos teóricos, alinhados à prática. 

Agora que você sabe um pouco sobre as terminologias referentes à sigla LGBTQIAP+, talvez seja o memento de aprofundar seus estudos sobre sexologia humana. 

Pular para o conteúdo