31 3238-8980 | 3238-8687 | faculdade@santacasabh.org.br

Pesquisa Acadêmica: Atenção aos Fungos

A parceria entre pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e da Santa Casa BH Ensino e Pesquisa no projeto de extensão “Identificação e perfil de susceptibilidade a antifúngicos de fungos de importância clínica” resultou na criação do serviço Micologistas Associados. A iniciativa auxilia médicos e pacientes na identificação de fungos que causam infecções e que podem dificultar o processo de recuperação. Além disso, favorece o diagnóstico rápido e um tratamento mais efetivo.

Segundo a pesquisadora e professora da pós-graduação da SCBHEP, Dra. Rachel Caligiorne, os fungos são organismos presentes no ambiente e que, normalmente, não trazem riscos para as pessoas, mas podem ser fatais para pacientes imunocomprometidos. “Nesses casos, os fungos atuam de maneira oportunista e afetam a saúde de quem toma corticoides durante muito tempo, dos transplantados, dos pacientes oncológicos que fazem quimioterapia, entre outras situações”, destaca.

O Micologistas Associados oferece vários serviços para o diagnóstico de infecções por fungos, como o exame micológico direto, a cultura das amostras, a identificação por metodologias convencionais e moleculares e testes de concentração inibitória mínima para avaliar perfil de susceptibilidade. O atendimento é feito por meio de encaminhamento médico.

Rachel ainda destaca que é importante esse trabalho em parceria entre os pesquisadores para alcançar bons resultados. “O diagnóstico de fungos não é uma tarefa muito fácil. Nenhum micologista vai fazer isso de maneira solitária dentro de um laboratório”, complementa.