31 3238-8980 | 3238-8687 | faculdade@santacasabh.org.br

Diabetes nas Escolas

Profissionais da educação de 12 instituições de ensino da Grande BH deixaram as salas de aula, em 21 de novembro, para aprender mais sobre uma doença que vem se tornando mais comum entre as crianças e os adolescentes: o diabetes. Eles participaram de um treinamento oferecido pela Santa Casa BH, por meio do projeto Diabetes Nas Escolas.

A capacitação foi realizada na Faculdade Santa Casa BH. A iniciativa orienta profissionais de creches e escolas de ensino fundamental e médio para que assegurem que pais e alunos tenham tranquilidade em relação ao tratamento durante o período escolar. 

O treinamento esclarece os principais sintomas da doença, medicamentos e insumos que são utilizados caso o aluno tenha alguma necessidade de atendimento, especialmente em situação de emergência, quando a glicose está muito alta. Também são feitas orientações sobre leis, a importância da alimentação e da atividade física.

O projeto tem ainda como objetivos:  contar com os profissionais das escolas como membros da equipe de tratamento; desmistificar a doença, contribuindo para evitar o bullying; orientar os alunos e seus pais sobre a importância da prevenção; e alertar sobre as dificuldades enfrentadas pelo estudante com diabetes.

“No treinamento, nós apresentamos os diversos instrumentos de aplicação dos medicamentos e como é feito o atendimento. Assim, a gente consegue dar para as crianças um ambiente mais apropriado para o tratamento do diabetes,” explica a endocrinologista da Santa Casa BH, Dra. Luciana Ferreira.

A auxiliar de professor Ana Carolyne Neto foi uma das alunas e não economizou elogios: “O curso é excelente e acho que todos os profissionais da nossa área deveriam fazê-lo. Ele traz muitas informações e nos mostra como lidar com as situações de emergência que acontecem em nossa escola. Nós temos lá duas crianças com diabetes: elas são do sexto e do sétimo ano”, destaca. 

“A escola tem o maior interesse em auxiliar a família no processo de cuidar do seu filho e nada melhor do que estarmos bem instruídos. Acho que é um curso que todos, da escola, deveriam participar”, ressalta a orientadora escolar Adriana Pinto Houri. 

Sobre o projeto Diabetes nas Escolas

Desenvolvido pelo Centro de Referência Diabetes nas Escolas, o projeto conta com equipe interdisciplinar, composta por profissionais do Mestrado Profissional em Educação em Diabetes da Santa Casa BH Ensino e Pesquisa e da Clínica de Endocrinologia da SCBH.

Para participar do projeto

As escolas interessadas em participar podem fazer a solicitação pelo e-mail diabetesnasescolas@santacasabh.org.br. Os treinamentos são gratuitos tanto para as escolas públicas quanto privadas. 

Skip to content