Enfermagem Obstétrica (CEEO)

O curso de Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica (CEEO) da Santa Casa BH, oferece a oportunidade de formação como enfermeiro obstetra, com conhecimentos técnico-científicos e habilidades para assistir à mulher em todo o período gravídico, gestacional e puerpério em vários setores da área de saúde como maternidades, CPN – centro de partos normais e unidade básica de saúde. O aluno irá desenvolver competências essenciais para o exercício básico da Obstetrícia. Será capacitado em promover os cuidados maternos e ao recém-nascido; na prestação de cuidados durante o pré-natal, trabalho de parto e parto; competências para a prestação de cuidados às mulheres durante o período pós-parto e ao recém-nascido; competências para a prestação de cuidados às mulheres em situação de abortamento.
Com uma matriz curricular baseada em competências, remodelada, moderna e objetiva, onde a avaliação do desenvolvimento do aluno é por meio das Atividades Profissionais Confiáveis (do inglês, EPA – Entrutable Professional Activities), será possível que o aluno realize toda a jornada teórica de 212 horas em um período aproximado de um ano, a qual será complementada com 360 horas de atividades práticas, as quais se iniciam alguns meses após o início das atividades teóricas.

Coordenadora

Diferenciais do Curso

Curso é ofertado pelo Grupo Santa Casa BH, mantenedor do maior Hospital Filantrópico 100% SUS e maior Hospital de Ensino de Minas Gerais, que conta com 1.260 leitos e recebe cerca de 4000 estudantes por ano;

Professores renomados, com experiência docente e especialização e residência em hospitais e unidades de saúde;

Conteúdos contextualizados às diretrizes educacionais, e marcos regulatórios vigentes, com aplicabilidade imediata;

Oportunidade para formação em serviço, e garantia da qualidade da assistência no processo de parto e nascimento, contribuindo para melhorias do atual modelo assistencial da atenção obstétrica e neonatal. 

Oportunidade de prática na Maternidade da Santa Casa BH e no ambulatório (Centro de Especialidades Médicas) do Grupo Santa Casa BH.

Áreas de atuação

O curso possibilitará o (a) enfermeiro (a) obstétrico (a), com  conhecimentos técnico-científicos e habilidades para assistência ao parto e nascimento, em Centro de Parto Normal e Hospitais/Maternidades. 

Estrutura Curricular

Clique aqui para acessar.

Documentação necessária para matrícula

Como realizar a matrícula?

As matriculas acontecerão presencialmente na Secretaria Integrada Acadêmica e Financeira da Faculdade Santa Casa BH (Av. dos Andradas, 2.688, Santa Efigênia) | OBS: A matrícula poderá ser feita virtualmente para candidatos que residam fora da região metropolitana de Belo Horizonte/MG.

Horário de Atendimento da SIAF (Secretaria Integrada Acadêmica e Financeira):
Segunda à sexta-feira das 7:00h às 20:30h e sábado 08:30h às 11:30h.
 
Documentos necessários:
  • Original e cópia de documento de identificação válida em todo território nacional (RG, CPF ou CNH);
  • Original e cópia ou cópia autenticada do diploma de graduação; ou
  • Declaração de conclusão de curso (dentro do período de 120 dias de validade)
  • OBS¹: Posteriormente o candidato deverá protocolar junto a secretaria o documento original ou a cópia autenticada do diploma;
  • OBS²: A declaração de conclusão de curso só será aceita caso o candidato já tenha colado grau;
  • Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
  • Cópia do comprovante de residência atualizado;
  • Cópia do comprovante do pagamento de inscrição no curso;
  • 1 foto 3×4 recente.
Observações

– Cabe a Faculdade de Saúde Santa Casa BH reserva-se o direito de cancelar ou prorrogar o curso, caso não atinja o número mínimo de alunos matriculados. O candidato poderá optar também por outro curso cujas turmas tenham sido confirmadas, desde que tenha o perfil exigido.

– Cabe a Faculdade de Saúde Santa Casa BH informar sobre a metodologia dos conteúdos disciplinares, bem como a disponibilização do cronograma e corpo docente que irão compor cada curso.

– Poderão, no decorrer do curso, ocorrer ajustes e alterações no cronograma, ementas e corpo docente, não interferindo na qualidade da oferta.

– Vagas limitadas (vaga garantida na turma mediante assinatura do contrato).

Local das aulas: Faculdade de saúde Santa Casa BH.

Público-alvo

O curso será direcionado a enfermeiras (os) que atendam aos seguintes requisitos:

  • Possuir graduação em Enfermagem;
  • Possuir registro regular no Conselho Regional de Enfermagem de sua jurisdição.

Estrutura do curso

Carga horária teórica: 212 horas
Carga horária prática: 360 horas
Carga total: 572 horas
Duração: 21 meses

Datas e horários

Data prevista: 2º semestre de 2024
Aulas teóricas mensais: sextas-feiras e sábados de 8h às 17h – Práticas conforme escala realizada pelo coordenador (plantões diurnos e noturnos).
(Eventualmente as aulas poderão ocorrer duas vezes no mês, conforme calendário de aulas disponibilizado previamente)

Calendário

Avise-me

Cadastre-se abaixo para ser avisado(a) quando este curso estiver disponível.



    Qual período gostaria de estudar?

    Lista de espera

    Pular para o conteúdo